Este artigo faz parte de uma série de artigos sobre a cidade de Foz do Iguaçu (incluindo as Cataratas Argentinas), que visitamos em abril de 2012.
Chegamos na cidade na sexta feira à tarde e os planos eram de visitar o Templo Budista e, em seguida, partir para Itaipu, onde faríamos o circuito especial e logo depois o Polo Astronômico.
Bem, o vôo atrasou e o Templo Budista teve que ficar para depois.
Fizemos check in no hotel Continental Inn e fomos correndo almoçar no shopping Cataratas JL, perto do hotel. Dali pegamos um taxi até Itaipu, pagamos R$ 30,00.
Eu já conhecia a usina pois a visitei havia mais de 20 anos com uma excursão de escola. Me lembrava de algumas coisas, mas vagamente. Uma das lembranças mais fortes era o vertedouro, que naquela ocasião demos sorte de pegar aberto. Meu marido estava indo pela primeira vez.

Infelizmente dessa vez o vertedouro estava fechado, pois só fica aberto quando o nível do lago está alto. Perdemos esse show, mas não tirou a grandeza de Itaipu.

Havíamos comprado os bilhetes online, pelo site de Itaipu, pensando que adiantaria o processo e também com medo de chegar na hora e não ter mais vaga para as visitas no horário que eu queria. Mas não achei vantagem. Tivemos que passar pelo guichê do mesmo jeito e não estava lotado. Antes de decidir pela compra online, eu havia feito reserva por e-mail (veja no site deles). Funciona também. Se você for em alta temporada, aconselho pelo menos reservar.
Há uma pequena lanchonete ao lado dos guichês.
A usina tem seus próprios ônibus, que levam os grupos para a visita. No ônibus tem água à vontade e os guias bilingues vão explicando tudo detalhadamente em português e espanhol ou inglês, de acordo com o país de origem dos visitantes.

Antes de entrar no ônibus, o guia nos leva a um local com armários chaveados para deixarmos nossas bolsas, pois não é permitido entrar na usina com nada além de câmeras fotográficas.
Nas margens das estradas dentro de Itaipu, vemos MUITAS capivaras se alimentando calmamente. Familias inteiras delas.
A visita começa pelo mirante do vertedouro mas o ônibus que estávamos não parou nesse mirante, pois o vertedouro estava fechado. Paramos no segundo mirante, de onde se vê o canal que escavaram na construção da usina.
Em seguida é a vez da parada no lago de Itaipu. Vale muitas fotos pois o local é muito bonito.

Escolhi pegar o último horário das 16h e foi muito, bom pois pegamos o fim do dia com o sol se pondo, o que nos rendeu boas fotos.

Fizemos o circuito especial, que é o mais caro mas muito bacana. No especial você visita a parte interna da usina e vê as turbinas de perto, em funcionamento.

Quando chegamos perto dos dutos, o guia explicou que aquele mundo de água está atrás da parede onde paramos. O tamanho dos dutos impressiona e tocando-os podemos sentir a vibração da água que passa apressada por ali.

Depois de muitas fotos e algumas explicações, vamos com o guia para a parte interna da usina onde ficam as turbinas e o controle. Ali, apontando em um mapa, ele explica o funcionamento da usina e indica os locais por onde já passamos e os locais onde estamos. É interessante.
O circuito especial tem 2 horas de duração. A diferença entre esse e o panorâmico é que na visita panorâmica você só vê a usina por fora. É mais barato e mais rápido, mas eu recomendo o especial para quem nunca foi e tem interesse em conhecer.

Em Itaipu é possível fazer outros passeios e ficamos por lá mesmo esperando dar a hora da nossa visita ao Polo Astronômico, que fica dentro do Parque Tecnológico de Itaipu mesmo.
A visita ao Pólo, no mesmo dia, terminou por volta das 21h e achamos ruim o transporte dali para o hotel. Tem um ponto de ônibus em frente e é bem movimentado, mas estávamos cansados e queríamos ir direto para o hotel sem ter que fazer baldeação, então ligamos para um taxista que foi nos buscar. Mais R$ 30,00. Enquanto isso, esperamos na calçada.
Conclusão:
– A visita especial é interessante, vale a pena. Mas se você não gosta do assunto, não vá. No máximo faça a visita panorâmica.
– Se for em feriado, entre em contato com Itaipu e agende sua visita
– Se pretende voltar para o hotel à noite de taxi, agende com um pois não existe ponto de taxi ali por perto
– Quando for para Itaipu, leve somente o essencial, se possível. Eles possuem armários chaveados para deixar suas coisas, mas são armários relativamente pequenos.
– Crianças ficarão entendiadas e sem sossego em Itaipu, a não ser que sejam muito tranquilas e obedientes.
Veja mais fotos desse passeio na página do Viagens e Andanças no Facebook.
Veja nossos outros artigos sobre a viagem a Foz do Iguaçu
– Foz do Iguaçu, post índice
– Polo Astronômico de Itaipu
– Parque das Aves
– Cataratas em Foz do Iguaçu
– Cataratas do Iguazu, Argentina
– Hotel Continental Inn, Foz do Iguaçu
Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!
—
Siga-nos no Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
4 Comments
João Gabriel
2 de dezembro de 2014 at 18:00Gostei muito das informações. Visitaremos (eu, esposa e filho) Itaipu e Foz nas próximas semanas. As informações foram de grande valia.
Camila Guerra
3 de dezembro de 2014 at 00:57Obrigada, João Gabriel!
Vai gostar muito de lá.
Boa viagem! :)
[]’s
Pingback:
23 de abril de 2013 at 17:48Pingback:
26 de março de 2013 at 22:10