Os calçados mais tradicionais para trilhas são as botas e tênis, mas quando está muito calor ou a trilha passa por trechos de rios em que é impossível não molhar os pés, as botas e os tênis não ajudam muito e o ideal é uma sandália de trilha.
Essa é a normalmente a função dos papetes.
Pois tempos atrás resolvi pesquisar sobre papetes. Eu precisava de um calçado mais fresco e confortável para essas trilhas de verão em ambientes mais abertos, cachoeiras e afins.
Meu problema com esse tipo de sandálias é que elas são muito abertas na frente deixando os dedos expostos e eu, desastrada demais, vivo dando topadas durante as trilhas.
Fiquei preocupada com os meus dedinhos dos pés tão soltinhos nos papetes tradicionais e já estava desistindo de procurar soluções.
Pensei, ok, mas será que não existe uma sandália de trilha para o mesmo fim que seja mais fechadinha?
Eu sei que quanto mais fechada, mais quente, mas pelo menos eu estaria fugindo das botas e tênis sempre tão mais quentes.
Em Fernando de Noronha tive que usar meu crocs, mas é um calçado que quando molha por dentro, faz os pés escorregarem demais.
O crocs é confortável para caminhadas curtas e seca muito rápido, mas eu queria algo mais firme e mais robusto. Mais próprio para a atividade. Eu queria uma sandália de trilha.
Pesquisei no Brasil e não encontrei nada que me satisfizesse e já estava desistindo da ideia quando encontrei por aí um comentário sobre a sandália Omnium da Teva.
Procurei online, encontrei e me apaixonei por ela imediatamente. O design é bonito e a sandália leva o título de ser das mais confortáveis do mercado em sua classe.

Decidido então, eu queria essa sandália de trilha da Teva. Mas como? Não achei no Brasil, pelo menos não online na época (hoje em dia é possível comprar dela aqui, explico abaixo).
Pesquisei então lá fora e, claro, encontrei. Marcos foi aos EUA e trouxe para mim a minha Omnium.
Encomendei online tamanho 6 e mandei entregar no hotel onde ele estava hospedado. Deu certinho, vestiu perfeitamente.
Marcos não se interessou em comprar uma para ele nessa época, especialmente considerando que nunca gostou de sandálias. Mas depois ele não resistiu e comprou uma também.
A Teva é uma marca conhecida pela qualidade de seus calçados e por ser inovadora em seu mercado. E tenho que concordar que a fama corresponde à realidade.
Minhas considerações sobre a sandália Teva Omnium:
– É um pouco cara para os padrões americanos, mas barata para os nossos. Comprando lá fora ela sai mais em conta.
– É super confortável. Sério, a sandália Omnium é o calçado mais confortável que eu já tive. Extremamente macia, tem ajustes na frente e atrás e os pés não ficam escorregando na parte de dentro do calçado.
– O fabricante diz que o material é tratado com antibactericida. Duvido. Se você não tomar cuidado dá um chulé danado. Como precaução às vezes coloco um pouco de polvilho antisséptico, costuma funcionar.
– Ela é bonita, leve e tem várias opções de cores.
– Não cansa os pés por mais que você ande com ela. Já fiz algumas trilhas andando o dia todo e cheguei em casa com os pés inteirinhos. Incrível!
– É uma excelente opção para a cidade também, especialmente se você for fazer uma viagem que exigirá muito tempo de caminhada. Seja para compras ou para chegar nas atrações, a Omnium dá conta do recado sem machucar nem cansar.
– Ela conta com um sistema de ajustes muito bom com três níveis de ajustes (dois em fivelas e um elástico na frente). Você ajusta a sandália e depois usa somente a fivela da frente para tirá-la dos pés. Quando colocar novamente, o ajuste estará perfeito.
– Conta com sistema de absorção de impacto no calcanhar.
– Adere bem em terrenos úmidos e escorregadios como pedras e margens de rios.

Não posso deixar de mencionar que sou do tipo que até chinelo de dedos machuca meus pés. Essa sandalinha é um achado, de verdade!
A Omnium pode ser tranquilamente o seu principal calçado em uma viagem. Foi o que aconteceu comigo quando fomos a Foz do Iguaçu.
Andei com ela para todos os lados, com meia ou sem meia, com chuva ou sem chuva, com bermuda ou calça comprida.
E ainda estava com um dos dedos do pé esquerdo machucado e essa sandália me salvou. Em Tiradentes foi também meu principal calçado.
É uma sandália espetacular para andar naquelas ruas de pedras irregulares.
Imagine só você depois de uma trilha cansativa dentro de suas botas e com os pés surrados… primeira opção após os chinelos de dedo é uma dessas sandálias.
Se estiver interessado em comprar, deixo o link dela na Amazon para você consultar e ver se compensa importá-la. Caso contrário, pode pedir para alguém trazer dos EUA para você:

Teva Omnium
– Bico fechado
– Entressola de espuma EVA
– Tecnologia ShocPad de absorção de choque no calcanhar
– Cadarço elástico com tira de fivela de liberação rápida + tira de velcro
– Sola de borracha aranha que não deixa marcas
Não recomendo para caminhadas mais técnicas em montanha com longos trechos de terreno difícil e instável.
O solado dela é relativamente macio e vai cansar o pé e as pernas se caminhar com ela muito tempo por trilhas muito acidentadas.
A única desvantagem que vejo é que por ser mais fechada que um papete, ela retém com mais facilidade sujeiras, pedinhas e outras coisinhas que entram por seus furos.
Como a frente do calçado é totalmente fechada, é um pouco mais incômodo tirar as sujeirinhas, mas compensa muito a troca.
Além disso, o material das tiras dela também não é dos que secam mais rápido, embora seja uma sandália feita para água.

A Teva Omnium é tão boa que até quem é super avesso a sandálias (como o Marcos) vai querer uma. Agora Marcos não tira a Teva Omnium dele dos pés. :)
Indico a sandália de trilha Teva Ominium de olhos fechados. É boa demais!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!
E siga a gente nas redes sociais:
—
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)
17 Comments
Pingback:
15 de julho de 2019 at 17:15Emerson
26 de maio de 2017 at 18:42Manda o link de onde você comprou e qual o valor aproximado.
Obrigado
Camila Guerra
26 de maio de 2017 at 21:04Comprei no site da Teva, Emerson. Olha lá: http://www.teva.com/search?q=omnium
[]’s
Shirley
30 de setembro de 2016 at 15:35Oi Camila
Gostaria de comprar a sandália da Teva mas nunca comprei em site fora do país .
gostaria de saber se o site é seguro e a entrega demora ?,grata.
Shirley
Camila Guerra
30 de setembro de 2016 at 23:03Oi, Shirley!
Dependendo do site que você compra, a entrega é bem rápida e segura. Mas cada caso é um caso. Comigo foi tudo certo quando fiz a compra no site da Teva. Lá fora já comprei coisas na Amazon, Backcountry, REI etc… tudo perfeito e dentro do prazo prometido. Se for mandar entregar direto aqui no Brasil, não se esqueça que vai pagar imposto na alfândega.
[]’s
GILBERTO TESCH
5 de outubro de 2014 at 16:47estava no caminho de santiago onde iniciei em san jan pied de port em 17/8/14. quando faltavam 105 dos mais de 800 km de caminhada, tive um problema com meu dedo menor do pé direito. Não conseguia mais caminhar com a bota.N cidade de Sarria, o dia amanhecia, eu morrendo de dores, visualizei uma loja aberta, parecia miragem, ela vendia produtos para peregrinos. encontrei um papete teva que salvou meu caminho e minha aventura. 79 euros resolveram meu problema, enfim caminhei até santiago, durante 3 dias com ela, fantastica.
Camila Guerra
5 de outubro de 2014 at 21:23Que legal, Gilberto! Obrigada pelo comentário.
A Teva Omnium é o sapato mais confortável que eu já tive. Meu marido e eu adoramos.
[]’s
juliana
8 de maio de 2014 at 17:38Oi to querendo comprar uma dessas sabe onde posso comprar?? algum vendedor no EBAY ou AMAZON seguro??
Camila Guerra
9 de maio de 2014 at 01:13Oi Juliana, não posso te recomendar nenhum vendedor específico mas no Ebay é sempre bom comprar dos que são “Gold”. Se não tiver a medalhinha de ouro eu geralmente não arrisco. Já pela Amazon acho mais seguro.
Eu comprei diretamente do site da Teva. Se for para entregar nos EUA há vários sites bons como Zappo’s, Backcountry, Rei, etc.
[]’s
Luiz
22 de maio de 2013 at 16:17Olá, na compra do calçado Teva pelo site, vc´s pagaram alguma taxa à Receita?
Camila Guerra
22 de maio de 2013 at 16:31Oi, Luiz!
Como meu marido estava lá nos EUA, ele mesmo trouxe e não pagamos taxa nenhuma para a Receita brasileira.
Se você comprar pelo site e mandar entregar no Brasil, é provavel que tenha que pagar sim pois o valor máximo permitido para compras do exterior é U$ 50 (com frete incluido). O ideal seria você trazer ou pedir a alguém que vai viajar para lá.
Se você se refere ao imposto americano, pagamos sim.
[]’s
Denise Gaspar
4 de maio de 2013 at 19:02Olá Camila! Gostei muito de sua dica e vou tentar comprar uma dessa Teva. Mas queria uma dica de tamanho: meu número é 37, você sabe qual seria o correspondente na numeração americana? Você comprou pelo site da Amazon? Agradeço a ajuda. Abs, Denise.
Camila Guerra
5 de maio de 2013 at 13:36Olá Denise,
Olha, numeração de calçado é um negócio meio relativo. Meu número geralmente é 35/36 dependendo da forma/marca. Minha Teva é número 6.
Marcos calça 39/40 e a sandália dele é 7.5. Talvez pra você tenha que ser uma 6.5…
Comprei ambas as sandálias pelo próprio site da Teva.
[]’s
Liana
8 de janeiro de 2014 at 14:01Que confuso esse lance do tamanho. Porque consultei uma tabela e o meu número 38 seria 9 nos EUA. O seu 36 seria 7.5, e no entanto a tamanho 6 ficou boa no seu pé. o.O
Camila Guerra
8 de janeiro de 2014 at 16:16Liana, é meio doido mesmo e, assim como no Brasil, depende muito da marca. Minha bota Asolo é 6.5 e está um pouco folgada. :)
[]’s
Liana
8 de janeiro de 2014 at 16:22O meu número é 37 dependendo do modelo de calçado. No caso dos fechados, o 38 é garantido podendo ficar um pouquinho folgado, porém sempre cabe. Que número você compraria no meu lugar?
Camila Guerra
8 de janeiro de 2014 at 16:33É uma decisão difícil. Marcos calça normalmente 39/40 e a Teva dele é 7.5 e está certinha no pé (nem sobra nem falta)… então para você talvez o 7 ou, no máximo, 7.5 também.
[]’s