Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano
Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem

.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.

10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.


14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**

Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • Robert

    8 de março de 2014 at 03:02

    Boa noite ! Camila o meu caso é extremamente complexo, portanto gostaria por gentileza da sua opinião a respeito.
    Tirei um visto de turista em 2009 e fui viajar em Outubro desse mesmo ano, onde fiquei por lá por 5 meses e meio na casa da minha irmã, ( hoje ela já conseguiu o greencard pois é casada com um Americano )
    Dito isso vamos aos problemas:
    1 – apesar de ter tido o visto concedido para 5 anos, qdo cheguei na imigração me concederam apenas 3 meses, porem conforme informado acima, eu fiquei por 5 meses e meio.
    2 – Minha noiva que hoje é minha esposa, foi tentar tirar o visto com um extrato de banco falsificado enquanto eu estava lá, descobriram a falsificação negaram o visto e pressionaram ela para saber quem havia falsificado, e ai ela falou que tinha sido eu, enfim ligaram na minha casa aqui do Brasil,e minha mãe informou que eu não estava,então pediram para eu comparecer no consulado imediatamente, diante disso retornei dos EUA e fui ao consulado,chegando lá me levaram para uma sala e começaram a me interrogar sobre o documento falsificado e eu afirmei ate o fim que não havia sido eu quem tinha falsificado, ai perguntaram qdo eu tinha retornado dos EUA e eu falei que tinha sido há mais ou menos 3 meses,enfim me pegaram mentindo pois já sabiam a data de retorno,então imediatamente a consul pegou o meu passaporte e riscou cancelado em cima do visto…
    Enfim, após quase 5 anos eu e minha esposa ( na época éramos noivos ) e nosso filho que hoje tem 2 meses,queremos ir visitar a minha irmã, meu cunhado e nossas sobrinhas que moram lá, e para tentarmos o novo visto temos varias dúvidas…
    Qual a melhor alternativa para conseguirmos o visto ? Se é que temos alguma chance….
    Antecipadamente agradeço pela atenção…
    Abraço !

    • Camila Guerra

      9 de março de 2014 at 22:39

      Robert, você poderia ter sido preso por falsificação de documentos… nossa! Rapaz, isso é coisa séria, faz isso não! :/
      Mas enfim, tenho certeza que você aprendeu a lição.
      Acho que você não consegue novo visto. Especialmente por não ter ainda cumprido o prazo de 10 anos sem pisar em solo americano.
      Imagino que só tenha chances se tiver uma situação MUITO BOA no Brasil. Mas mesmo assim, tenho minhas dúvidas. Não sei como funciona o sistema deles, mas imagino que tenham registro da mentirada que você tentou pregar pra eles. E aí, já viu né…
      Todo o trabalho do consulado na concessão de visto é para tentar identificar imigrantes em potencial. Isso você já provou ser…
      []’s

  • Fabio

    7 de março de 2014 at 14:13

    Ola

    Preciso do visto para ir a uma viagem a trabalho, tudo pago pela empresa e vou junto com outros funcionários.

    Preciso levar algum documento da empresa comprovando renda para custear a viagem?
    Preciso levar os passaportes das outras pessoas que vão viajar comigo?

    Obrigado.

    • Camila Guerra

      7 de março de 2014 at 19:54

      Fábio, precisa levar todos os documentos que confirmem as informações que declarar. Isso inclui informações sobre sua vida pessoal, seu trabalho no Brasil e sua viagem a trabalho para lá, uma carta convite ou algo do gênero se for visitar uma empresa, participar de uma reunião, de um seminário, curso ou qualquer coisa do gênero…
      Só precisa levar o seu passaporte, de mais ninguém.
      []’s

  • samya

    7 de março de 2014 at 14:00

    Oiii camila, eu qira saber se eu ganho 1000 reais, mais eu ajuntei uma certa grana pra ir viajar e sou registrada e td sera q eu conmsigo?? bjooos abraço

    • Camila Guerra

      7 de março de 2014 at 19:50

      Samuel, as possibilidades existem para ambos. O processo de solicitação de visto é formado por vários tipos de informações que o consulado entende como relevantes, não só o salário.
      []’s

  • Fernanda

    6 de março de 2014 at 19:02

    Boa tarde!

    Vocês sabem me dizer se existe renda mensal mínima na declaração feita no DS-160 para aprovação do Visto?
    Caso tenha, alguém sabe qual é?

  • Romulo

    5 de março de 2014 at 12:48

    Olá Camila,

    Ao preencher o formulário DS-160 coloquei a previsão da minha viagem para abril, porém houve alteração nas minhas férias e só poderei viajar em julho. O que devo responder na entrevista caso seja perguntado quando pretendo viajar?

    • Camila Guerra

      6 de março de 2014 at 00:37

      Romulo, responda o que você declarou pois a data pedida no DS é só uma previsão.
      Se preferir, diga que vai em julho e explique o motivo da mudança mas acho irrelevante.
      []’s

  • eva

    5 de março de 2014 at 01:57

    olá eu gostaria de saber se tem como as pessoas do consulado saber se as informações que passamos no ds são corretas?se por exemplo eu não estou trabalhando e lá eu coloco que estou quero saber se eles entram em contato com a empresa ou algo do tipo?beijos te aguardo

    • Camila Guerra

      6 de março de 2014 at 00:25

      Eva, para tudo o que você declarar, precisa levar comprovação. Se declarar que trabalha, precisa levar documentos para provar que trabalha. Se fosse fácil assim como você pensa, todo mundo conseguiria o visto na base da mentira. Afinal, mentir é a especialidade do brasileiro médio. O consulado é um pedacinho dos EUA no Brasil. Lá o negócio é sério.
      []’s

  • Letícia

    2 de março de 2014 at 15:50

    Olá Camila, vim aqui primeiramente para agradecer, pois, seu blog me ajudou muito, e segundo para compartilhar minha experiência com você e seus leitores. Tenho 18 anos, sou estudante de direito e estagiária, pretendo ir para os Estados Unidos em julho para Miami e Orlando encontrar meu namorado que ficará lá até dezembro, ele está pelo programa Ciências sem fronteira.
    Sempre fiquei muito assustada com essa história do visto, muitas dúvidas do que declarar no formulário e tudo mais, afinal, quero ir à turismo, mas também para matar a saudades do meu namorado que ja está há seis meses lá. Comecei todo o processo em janeiro, pedi ajuda para uma agência de turismo da minha cidade, elas esclareceram todas as minhas dúvidas e me auxiliaram no preenchimento do formulário, não declarei que veria meu namorado lá, elas disseram que não era relevante sendo que a estadia dele lá era provisória, coloquei tudo da forma mais simples possível: vou para Orlando, sozinha e minha tia está ajudando a pagar a viagem.
    Minha entrevista estava marcada numa terça feira, as 11h no Consulado do Rio de Janeiro, aproveitei para conhecer a cidade, sou do Rio Grande do Sul, fazer um turismo pelo Rio me deu uma distraída e não fiquei pensando na entrevista o tempo todo. Enfim, eu e meu pai pegamos o metro as 10h para ir até o Consulado, chegamos lá as 10h30, já tinha uma fila enormee, mas logo que cheguei pude entrar porque meu horário já havia sido chamado, nesse momento começou a me dar um nervosismo fora do normal, cheguei a tremer, fiz de tudo para me acalmar mas não deu certo haha. Então o pessoal que trabalha lá chamou minha fileira para aguardar para sermos encaminhados para os guichês, tensão só ia aumentando. A moça me encaminhou para um guichê aonde havia uma mulher muito simpática, e agora segue a entrevista:
    Consul: Boa dia!
    Eu:Bom dia!
    Consul: Para onde você vai?
    Eu:Orlando
    Consul: Quem é Maria?
    Eu: Minha tia que me ajudará a pagar a viagem.
    Consul:Ela irá viajar com você?
    Eu: Não
    Consul:O que você faz Letícia?
    Eu:Sou estudante e estagiária.
    Consul:Em qual universidade?
    Eu: Puc
    Consul:Qual disciplina?
    Eu:Direito
    Consul:Aonde você trabalha?
    Eu:Policia Civil
    Consul:Você tem um contra-cheque do seu trabalho ai?
    Eu: Contra-cheque eu não tenho, mas tenho o contrato, pode ser?
    Consul: Claro,claro.
    Então eu peguei o contrato, TREMENDO, e entreguei para ela, ela deu uma olhada e me devolveu.
    Consul:Você acha seu trabalho interessante?
    Eu: Sim, gosto muito, quero seguir essa área.
    Consul: Oh, interessante. E quanto tempo mais você vai ficar nesse trabalho?
    Eu: Mais um ano e meio
    Consul: Legal. Letícia, coloque suas digitais aqui
    Momento de tensão, pois, eu continuava tremendo, mas enfim consegui fazer o que ela me pediu.
    Consul: Você vai quando?
    Eu: Em julho, nas minhas férias
    Consul:Você já viajou para outros países?
    Eu:Não
    Consul: Você tem parentes nos Eua?
    Eu: Não
    Consul: Ok, Letícia, seu visto foi CONCEDIDO, boa viagem, obrigada!
    Eu ainda fiquei um tempo parada porque não tava entendendo, até que caiu a ficha eu vi que ela guardou meu passaporte, e uma felicidade tomou meu corpo! hehe

    Essa foi minha experiência, espero que eu tenha ajudado! Pro pessoal uma dica, faça tudo da forma mais simples possível, sem muitas delongas, E NÃO PRECISA FICAR NERVOSO, é tudo tão simples, não sei como ela não percebeu meu nervosismo. E creio que o fator que mais pesou foi o fato de eu ter um estágio, no qual por contrato, vou permanecer por mais um ano e meio.

    • Mah

      8 de março de 2014 at 02:11

      Letícia, estou numa situação parecida com a sua. Sou estagiária e meus pais vão me ajudar com a viagem. Você se importa em me dizer o que você preencheu no formulário sobre “bancar” a viagem, o que? nao achei algo que pudesse dizer que ‘meus pais vão me ajudar parcialmente’, até agora não consegui essa informação, de quem colocar quem vai pagar pela viagem, “myself” ou “parents” já que eu também vou pagar.

      • Letícia

        9 de março de 2014 at 23:13

        Olá, Mah! Se o seu salário não for muito alto, como era o meu caso, aconselho você a colocar que seus pais irão patrocinar a viagem (: Abraços

  • Juliana Miranda

    1 de março de 2014 at 01:49

    Oi Camila.
    Eu quero tirar o visto americano porém não pretendo viajar imediatamente, porque vou pra um evento e a data deste ainda não está prevista. Minha dúvida é: será que consigo tirar o visto? E será que eles tem algum controle do dia em que a gente pretende viajar? Beijos e obrigada!!!

    • Camila Guerra

      6 de março de 2014 at 00:35

      Oi, Juliana!
      Se você mencionar o evento é possível que o agente te peça a carta convite e/ou inscrição no evento.
      Eles pedem uma previsão de data, que não precisa ser exata. Você pode viajar quando desejar.
      Sobre conseguir ou não o visto, depende da sua situação no Brasil.
      []’s

  • Vilmar

    24 de fevereiro de 2014 at 21:40

    Olá Camila!!
    Já finalizei o processo, e está agendado para os dias 10 e 11/03/14 a entrevista. A minha duvida, é que não peguei nenhum comprovante do pagamento da taxa. Somente aparece os códigos de pagamento no formulado do agendamento. Isso é o suficiente. O extrato do banco resolve, ou tenho como resgatar a site do casv:

    ABS

  • Samira

    24 de fevereiro de 2014 at 18:28

    Olá Camila,
    Eu tenho um documento de relação estável com meu companheiro. No DS-160 coloquei essa informação inclusive, porém estou me referindo ao meu companheiro como esposo em outros campos do formulário.
    Para agendar a entrevista também estou me referindo a ele como esposo. Temos um imóvel no nome de nós dois, porém não temos uma certidão de casamento.
    Você acha melhor eu editar meu formulário dizendo que não somos casados?
    Muito obrigada

    • Camila Guerra

      28 de fevereiro de 2014 at 00:34

      Samira, eu não sei exatamente como o consulado trata esse tipo de informação. Meu caso é o mesmo que o seu, tenho certidão de união estável mas não sou casada com registro civil. Quando fiz meu processo, me declarei casada. O agente não me pediu comprovação, portanto não sei se ele aceitaria. Mas eu arrisquei pois, na verdade, é um documento que declara união.
      []’s

  • Daniele Silva

    18 de fevereiro de 2014 at 15:07

    Oi Camila,tudo bem, sempre acompanhei as perguntas e resposta do site, e vou contar um pouco da minha experiencia no consulado dia 07/02/2014.
    Em Agosto de 2013 eu e meu marido ambos com 24 e 25 anos tivemos o visto negado no consulado em São Paulo, na época foram feitas algumas perguntas e o consul foi tão mau educado que não nos pediu nada e ja negou, ele só falou q nois poderiamos fazer uma nova tentativa…queria mudar de local a pessoa que nos ajudou aconselhou a voltar em São Paulo mesmo, pq se não eles poderiam entender que a gente queria passar a perna neles…voltamo dia 06/02/2014 em Belho Horizonte, onde colhemos as digitais e tiramos as fotos, no dia 07/02/2014 a entrevista estava marcada pra 11:20 da manha, foi rapido deve ter demorado uns 15 minutos quando chegamos na Cabine foi uma mulher, ja mais senhora que nos atendeu, ela foi muito simpatica e parece que nos ajudou muito:
    C=Consul
    M=marido
    E=eu
    C= BOM DIA?
    E= BOM DIA
    M=BOM DIA
    C= PRA ONDES VOCES VÃO?
    E= MIAME E ORLANDO
    C= VOCES SÃO CASADOS?
    E=SIM SOMOS CASADOS
    C= VOCES JA VIAJARAM PRA FORAM DO BRASIL ALGUMA VEZ?
    E=NÃO
    M=NÃO
    C= VOCES TEM PARENTES NOS ESTADOS UNIDOS?
    E=NÃO
    M= NÃO NENHUM
    C= COLOCA AS DIGITAIS AI
    E=COLOQUEI
    M=COLOCOU
    C= pRA ONDE VOCES VÃO MESMO:
    E= MIAME E ORLANDO
    C=CERTO
    C= O QUE VOCES FAZEM?
    E= SOU GERENTE DE VENDAS
    E= SOU GERENTE GERAL

    C= VOCES JA TIVERAM O VISTO NEGADO ALGUMA VEZ?
    E= JA SIM, PORQUE O CONSUL NOS PEDIU A DECLARAÇÃO DE RENDA E NOS NÃO TINHAMOS TRAZIDOS
    C= VOCES TEM DECLARAÇÃO?
    E= SIM A SENHORA QUIER VER?
    C= QUERO
    E= TIREI AS DECLARAÇOES E ENTREGUEI PRA ELA
    C=EU PRECISO DE UM MOTIVO UM VINCULO QUE VAI ME PROVAR QUE VOCES VÃO AOS EUA E VÃO VOLTAR AO PAÍS DE ORIGEM…
    E= AMINHA FAMILIA MEU PAI MINHA MAE MEUS IRMÃOS O MEU TRABALHO…
    M= A FAMILIA, SEU SERVIÇO O TEMPO DE TRABALHO…
    E= A COPA QUE QUEREMOS ASSISTIR ALGUNS JOGOS DA NOSSA SELEÇÃO…
    C= CERTO
    C= QUANTO TEMPO VOCES TRABALHAM?
    E= TRES ANOS
    M= SETE ANOS]
    C= O QUE SETE ANOS
    M= ISSO MESMO
    C= OK, AGUARDEM…
    AI A CONSUL CHAMOU UM HOMEM, PASSOU AS NOSSAS INFORMAÇÕES PRA ELE, E NOS FALOU: VOCES PODEM AGUARDAR TOMAR UM CAFE SE QUISEREM, ENQUNATO VERIFICAMOS, DEPOIS NOS CHAMAMOS VOCES…
    E= OK, E SAI.
    FORAM 35 MINUTOS DE TORTURA ESPERANDO ELES INVESTIGAREM AS NOSSAS INFORMAÇÕES, POIS ESTAVAMOS A QUASE DOIS DIAS SEM DORMIR DIREITO, E EU JA ESTAVA COM MUITO SONO E FOME, FOI QUANDO ELES NOS CHAMARAM PRA COMPARECER NO GUICHE 8, AI CHEGAMOS LA ELA ESTAVA TERMINANDO DE CONCEDER O VISTO A UM SENHOR QUE ESTAVA LA, QUANDO ELA TERMINOU ELA NOS CHAMOU, FICAMOS DE FRENTE COM ELA E ELA DIGITOU POR UM MINUTO SEM FALAR NADA COM A GENTE, DEPOIS ELA ME ENTREGOU A DECLARAÇAÕ E PERMANECEU COM OS PASSAPORTES, FOI QUANDO EU PERCEBI Q ELA IA NOS CONCEDER O VISTO, AI ELA NOS DISSE:
    C= O VISTO VAI SER CONCEDIDO A VOCES, MAS EU VOU CONFIAR EM VOCES QUE VOCES VÃO A PASSEIO E VAI VOLTAR AO PAÍS DE VOCES
    E= MAS É CLARO QUE NOS VAI VOLTAR
    c= VISTO CONCEDIDO E BOA VIAGEM…
    E= MUITO OBRIGADO E TENHA UM BOM DIA
    M= OBRIGADO
    PRIMEIRAMENTE COLOCA NAS MÃOS DE DEUS, PORQUE SE FOR A HORA VOCE PEGAR, VOCE VAI PEGAR, SE NÃO FOR NÃO DESISTA DA PRIMEIRA VEZ, TENTE QUANTAS VEZES FOR PRECISO ATÉ VOCE CONSEGUIR.
    OUTRA DICA É SE VOCES CONTAREM ALGUMA MENTIRINHA NO DS160 DEIXA AS PESSOAS AVISADAS, PRA CONFIRMAREM O QUE VOCES FALARAM, ELES LIGARM NOS TELEFONES QUE DEIXEI, E INVESTIGOU SE A MINHA DECLARAÇÃO ERA VERDADEIRA MESMO, COMO ELES CONSEGUIRAM CONFIRMAR O QUE EU DISSE ELES NOS CONCEDEU O VISTO.
    OUTRA DICA É SEMPRE OLHE NOS OLHOS DELE OU DELA COM FIRMEZA E EVITE OLHAR PARA OS LADOS QUANDO ESTA FAZENDO A ENTREVISTA ASSIM, VOCE TRANSMITE TRANQUILIDADE PRA ELES.

    “NOS NÃO DESISTIMOS DA PRIMEIRA VEZ, TENTAMOS NA SEGUNDA E CONSEGUIMOS”, AGORA ESTAMOS SÓ ESPERANDO O PASSAPORTE CHEGAR PRA PODERMOS MARCAR A VIAGEM…E BOA SORTE A TODOS..

    • Camila Guerra

      18 de fevereiro de 2014 at 15:54

      Olá, Daniele!
      Obrigada pelo depoimento. É a primeira vez que vejo eles conferirem informações na hora… você deu sorte pois no caso de dúvidas eles costumam negar sem dó.
      Sobre a mentirinha, o melhor é não contar nenhuma. Quem fala a verdade não precisa envolver outras pessoas em situações constrangedoras correndo o risco de algo dar errado.
      []’s

  • Fernanda

    17 de fevereiro de 2014 at 11:50

    Olá Camila, adorei o seu blog, tirei algumas dúvidas importantes, mas ainda tenho outras.
    Pretendo viajar com meu marido pros EUA, mas temos algumas situações:
    – Meu marido não tem carteira assinada, está sem emprego atualmente.
    – Eu tenho uma empresa, entretanto o contrato social, meu imposto de renda (exercícios anteriores), carro financiado, imóvel, extrato de banco, estão em nome de solteira, pois ainda estamos no processo de alteração do contrato. Meu passaporte e visto já serão em nome de casada. Isso pode ser um problema? Ou levando a certidão de casamento eu consigo comprovar que trata-se da mesma pessoa?
    – Você acredita ser uma solução se a minha empresa assinasse a carteira do meu marido, em um cargo administrativo, para que ele pudesse comprovar seu vinculo empregatício? (ele não declara IR, por ser isento e morava, antes de casarmos, com os pais). Tem cartão de crédito com faturas razoáveis e conta em banco tbm.

    • Camila Guerra

      19 de fevereiro de 2014 at 12:47

      Fernanda,
      Acho que não deve ter problema levando a certidão de casamento. Para uma resposta mais exata, te aconselho a entrar em contato com o consulado.
      Não acho que sua empresa assinar a carteira dele fará diferença positiva. Pelo contrário, acho até que pode atrapalhar, caso o agente perceba que estão tentando dar a volta nele. Além disso, emprego de pouco tempo não faz muita diferença, acho que justamente por isso.
      Se a sua renda não for boa o suficiente para cobrir as despesas de viagem dos dois e ainda viverem bem no Brasil, você corre um grande risco de ter o visto negado. Ou, na melhor das hipóteses, ter o seu aprovado e o do marido negado.
      []’s

  • PATRICIA

    13 de fevereiro de 2014 at 20:55

    OLÁ CAMILA!
    TENHO UMA DÚVIDA:
    EU TIVE UM VISTO EM 2000 QUE VENCEU EM JUNHO DE 2000 ERA UM VISTO DE 6 MESES.
    AGORA EM MARÇO DE 2014 EU PRETENDO TENTAR UM NOVO VISTO.
    MINHA DÚVIDA É SE EU TENHO QUE DIZER QUE JA TIVE UM VISTO ANTES OU NÃO PRECISA? JA QUE FAZ TANTO TEMPO. E SE EU NÃO DISSER SERÁ QUE TEM COMO ELES SABEREM DE ALGUMA FORMA?
    POR FAVOR ME TIRE ESSA DÚVIDA.
    OBRIGADO.

    • Camila Guerra

      19 de fevereiro de 2014 at 12:15

      Patrícia,
      Imagino que deva declarar que já teve visto. No entanto, seu processo não será de renovação pois seu visto foi emitido antes de julho de 2004. Acho que o sistema pergunta o número do visto anterior…
      Para ter certeza, entre em contato com o consulado.
      []’s

  • JULIO VELOSO

    13 de fevereiro de 2014 at 05:49

    HÁ APROXIMADAMENTE DOZE ANOS TENTEI IR PARA USA PELO MEXICO E FUI PRESO, ESTOU PENSANDO EM TENTAR MEU VISTO MAS…… NÃO SEI. VOU EXPLICAR.
    SOU POLICIAL MILITAR-MG, GANHO POUCO, CONTUDO ME ARRISQUEI E TENTEI O VISTO DA MINHA FILHA DE SETE ANOS E ELA CONSEGUIU O VISTO, EM SETEMBRO ELA FOI FICOU 35 DIAS NOS USA E RETORNOU. FOI SOZINHA. O QUE ME DEU VONTADE DE TENTAR MEU VISTO FOI QUANDO CHEGAMOS NO CONSULADO E INFORMEIN QUE MINHA IRMÃ ERA LEGALIZADA NO USA HA 25 ANOS, QUE MINHA FILHA IRIA SE HOSPEDAR EM SUA RESIDENCIA, E TAL QUANDO VEIO A PERGUNTA: VC JA ESTEVE NO USA? FIZ UMA CARA SERIA E FALEI: NÃO VOU MENTIR FIQUEI PRESO MAS ISSO FOI PASSADO HOJE MINA VIDA É AQUI EU AMADURECI. A UNICA COISA QUE A CONSUL PEDIU FOI O NOME DA MINHA VÓ QUE MINHA FILHA IRIA COM ELA ( VÓ VISTO HA 11 ANOS TODO ANO VAI E VOLTA) E UM CONTRA-CHEQUE AI DEU UM SORRISO E FALOU SEU VISTO FOI APROVADO. MESMO EU TER SIDO PRESO E POR TER IRMÃ E TRES SOBRINHOS LA A TANTO TEMPO ME PROJUDICA OU VC ACHA QUE PELO FATO DE MINHA FILHA TER VOLTADO NO TEMPO CERTO AUMENTA MINHAS CHANCES? OUTRA DUVIDA TENTO O VISTO DE CADA UM DE UMA VEZ OU VOU JUNTO COM MINHA ESPOSA E FILHO DE NOVE MESES E TENTAMOS JUNTOS. ESTADIA É NA CASA DA MINHA IRMÃ, ELA É LEGALIZADA E TEM EMPRESA EM SEU NOME, INCLUSIVE DECLARA IMPOSTO DE RENDA LA. TENHO UM CARRO NO MEU NOME E MAIS NADA E TENHO MINHA FAMILIA QUE ESPOSA, DOIS FILHOS E UM ENTEADO.

    • Camila Guerra

      17 de fevereiro de 2014 at 13:36

      Júlio, na minha opinião o fato da filha ter ido e voltado no prazo certo não influi no seu processo. O fato de você ter ficado preso pode (não sei dizer com certeza) influir na decisão do agente. Se eles consultam alguma informação, é possível que te neguem o visto.
      Embora tenha vínculo e renda, acho a situação delicada pois você tem perfil para imigrar. Embora diga que não é essa a intenção, não sei se o agente vai comprar a história. A filha pequena ganhou o visto fácil pois os pais ficaram no Brasil. Eu tenho um primo que tem filhos morando legalmente nos EUA. Ele já foi lá milhares de vezes e conseguiu o visto para um dos filhos que mora aqui com ele. Para a atual esposa e o filho mais velho aque está aqui, ele não consegue o visto de jeito nenhum. Sobre tentar para a família com todos juntos, talvez você não tenha escolha, depende. Se a esposa trabalha e tem boa renda, pode tentar sozinha ou com o bebê e você sozinho depois. Não sei se isso faria diferença no processo…
      Enfim, você só vai saber tentando…
      []’s

  • Douglas

    12 de fevereiro de 2014 at 23:09

    Camila Guerra, boa noite, como vai?
    Muito bacana seu post. Segue minha situação.

    Sou advogado, inscrito na OAB-SP, sou registrado(CLT) há 2 anos e 1 mês, tenho carro financiado em meu nome(faltam 11 parcelas), declaro IR, ganho R$ 2.600,00/mês, mais uma renda de free lance, que varia de R$ 300,00 a 600,00 por mês (tenho recibos para comprovar). Pretendo viajar em Setembro/2014 e vou utilizar o PLR (participação de lucros e dendimentos) que irei receber em Abril/2014, Além das férias e 1ª parcela do 13º que tenho direito. Quanto à grana, estou tranquilo. MInha preocupação é que movimento pouco minha conta, não coloco muito dinheiro lá, pois não tenho benefícios (limites, emprestimos, etc).

    Nunca viajei para fora do país, pretendo ir para Flórida (MIami e Orlando) com um grupo de amigos e ficar apenas 10 dias(em setembro).

    Quero saber se tenho grandes chances ou em algum ponto terei que me atentar?

    Obrigado
    Douglas Morito

    • Camila Guerra

      17 de fevereiro de 2014 at 13:19

      Douglas,
      Você tem vínculo e renda mas isso não garante o visto, ainda mais por ter pouco tempo de trabalho. A aprovação depende de um conjunto de coisas…
      Sobre a grana que você “vai ter” para gastar com a viagem, não faz diferença para o agente. O que ele analisa é o que você tem efetivamente no dia da entrevista. Se achar que sua situação no país não é estável o suficiente para te atrair de volta, vai te negar o visto.
      Eu diria que você deve ter os cuidados de sempre: declarar tudo direitinho, preencher o DS-160 com atenção e ir tranquilo para a entrevista. Aï é só torcer para que tudo dê certo.
      []’s

  • Vivy

    11 de fevereiro de 2014 at 14:05

    Olá, preenchi e submeti meu ds-160, mas agora quero mudar algumas informaçoes, como faço? Tentei e consigo apenas voltar a pagina de confirmaçao ou iniciar um novo… Devo iniciar um novo e preencher tudo de novo? Isso pode dar problema?

    Obrigada

    • Camila Guerra

      17 de fevereiro de 2014 at 13:14

      Vivy, você precisa clicar em “retrieve an application” e inserir o ID do seu DS-160. Se fizer alterações, não se esqueça de imprimir a página de confirmação com o novo número e levar para o consulado. Entregue essa folha ao agente junto com o seu passaporte.
      []’s

  • Vinicius

    10 de fevereiro de 2014 at 19:43

    Boa tarde Camila, eu e minha noiva estamos ganhando a lua de mel nos EUA, mais estamos com receio com relação ao visto porque nossa renda é baixa…Será que isto vai influenciar? Será que o motivo de eu já ter ido com 8 anos e voltado ajuda (hoje tenho 26)? Alguma dica?

    • Camila Guerra

      17 de fevereiro de 2014 at 13:10

      Olá, Vinicius!
      Acho que a ida quando criança não influi pois, na época, quem tomava as decisões por você era um responsável.
      Sobre a renda baixa, geralmente é um problema sim, mas não necessariamente uma negativa garantida… Se vai ganhar a viagem, peça ao patrocinador uma carta de custeio e leve a documentação da pessoa.
      []’s

  • Thiago

    9 de fevereiro de 2014 at 04:56

    Camila, eu sou formado em contabilidade, estudo engenharia e trabalho no escritório com minha mãe.
    Não há vínculo empregatício, ou seja, não sou empregado. Mas possuo renda. O que devo colocar no formulário?
    Que sou estudante, sou profissional liberal, ou que sou os dois?
    Como posso comprovar que trabalho com ela no escritório?
    Obrigadooo.

    • Camila Guerra

      9 de fevereiro de 2014 at 13:20

      Thiago, não sei se há opção para indicar as duas coisas no DS-160… acho que não. Mas se houver, declare que estuda e trabalha. O trabalho é sempre um vínculo mais importante que o estudo, desde que possa ser comprovado.
      Então sua renda precisa ser comprovada de alguma forma. Já que não tem carteira assinada e nem contrato, minha sugestão é que peça a sua mãe (ou ao responsável pelo escritório) uma declaração onde ela indica que você trabalha lá. Nessa declaração inclua seus dados, dados da firma, seu salário, tempo que está trabalhando lá e reconheça firma da assinatura. Além da declaração, leve também o extrato bancário onde indica os depósitos para comprovar que tem renda. Se tiver cartão de visitas no seu nome ou algo do gênero, leve também. E aí cruze os dedos pro agente, caso peça, não encrencar com os documentos.
      Leve comprovantes do curso de engenharia e os outros documentos.
      []’s

  • Daniele M.C.Silva

    8 de fevereiro de 2014 at 22:11

    Boa tarde, ontem dia 07/02/2014 fomos fazer a entrevista no consulado em São Paulo, e vamos contar um pouco da nossa experiencia…era eu e meu marido…
    C=Consul Eu= eu Meu= meu marido
    Chegamos no guichê 8 e a Consul ja foi falando:
    C= Vocês são casados
    Eu= bom dia
    Meu= bom dia
    Eu= somos sim casado
    C= pra onde voces vão?
    Eu= miame e orlando
    C= o que voces fazem?
    Eu= gerente de vendas
    Meu= gerente geral
    C= pra onde voces vão mesmo?
    Meu= Miame e Orlando
    C= certo
    C= coloca as digitais
    Eu= coloquei=
    Meu= Coloquei
    C= voces tem parente nos EUA?
    Eu= Não nenhum
    C= Tem amigos ou conhecidos?
    Eu= não nenhum
    C= voces ja tiveram o visto negado alguma vez?
    Eu= sim porque o consul nos pediu a declaraçao e nos nao tinhamos trazido.
    C= certo
    C= voces tem a declaração de renda?
    Eu= sim a senhora quer ver?
    C= ela disse que sim
    Eu= tirei e entreguei as declarações pra ela.

    C= voce jas viajaram pra fora do pais alguma vez?
    Eu= nao
    Meu= naO
    C= porque voces escolheram Miame e orlando?
    Eu= e porque é um sonho que eu tenho de infancia, e planejamos passar o meu aniversario la, ja que a nossa lua de mel não foi possivel.
    C= voces nunca viajaram pra fora do Pais?
    E= não
    C= Eu preciso de um motivo, vinculo forte que voces vão a passeio e vão voltar ao brasil?
    Eu= a minha familia, meu pai, minha mae e meus irmãos, o meu trabalho, e acopa do mundo, porque queremos assistir alguns jogos do brasil na copa…
    Meu= a familia, o serviço,o tempo de trabalho
    C= certo
    C= ha quanto tempo voces trabalham?
    Eu= tres anos
    Meu= sete anos
    C= o que sete anos, certo

    Ai ela chamou um homem que deve ser suprior dela, e falou o que ela ja tinha nos perguntado, entregou os nosso passaportes pra ele e a declaração de renda.
    C= voces podem aguarda e tomar um cafe, que depois nos os chama pra dar a resposta.

    Nos saimos e ficamos esperando 35 minutos, foram 35 minutos de nervozismo, fome e sono, porque ja estavamos a dois dias sem dormir direito, porque tiramos as digitais em Belo Horizonte,
    eles foram investigaram tudo e depois nos chamaram la.
    C= nos entregou a declaração, passou nossos passaportes num leitor de codigos e nos disse:
    C= eu vou confiar em voces, que voces vao e vai voltar ao pais de voces
    E= claro que nos vai voltar…
    C= visto concedido, e so esperar os passaportes chegarem, e boa viagem.
    E= muito obrigado e tenha um bom dia.

    A dica é tenta passar o maximo de tranquilidade pra eles que tudo dara certo, mas foram tantas perguntas que no começo achei que ela iria reprovar. Boa sorte a todos!!!