Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.
Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.
Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:
1) Quem está isento da entrevista?
– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)
– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)
2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?
Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.
3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?
De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.
4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?
– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)
5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?
Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.
– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis
Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.
Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem
.
6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?
A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.
Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.
7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?
Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.
8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?
Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.
9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?
Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.
Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.
10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?
Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.
O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.
11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?
Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.
12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?
Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.
13) O consulado fica com meu passaporte?
Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.
14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?
Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.
15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?
Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.
16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?
Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.
17) Há diferenças nos formulários?
Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.
18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?
Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.
19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?
Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.
20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?
Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.
21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?
Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.
O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.
22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?
Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.
23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?
Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.
24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?
No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.
25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?
Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.
Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.
26) Conselhos finais:
– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.
– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.
– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.
– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.
Boa sorte!
Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)
Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.
Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.
Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.
**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**
Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)
1.038 Comments
Ana Luiza Guimarães
1 de abril de 2014 at 06:51Olá Camila, tudo bem?
Adorei seu post. Muito esclarecedor!
Mas ainda tenho uma pequena dúvida.
Sou recém casada e meu marido, que já tinha visto de turista, conseguiu mudá-lo para visto de trabalho e está pleiteando uma vaga nos EUA.
Caso ele seja aceito, posso me mudar com ele?
Qual o visto eu teria que tirar para poder trabalhar também?
Desde já, muitíssimo obrigada.
Camila Guerra
14 de abril de 2014 at 12:06Ana, não tenho experiência com visto de trabalho para os EUA mas não é moleza não. É caro e muito complicado. Te aconselho a entrar em contato com o Consulado para solicitar informações. Aqui tem algumas: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/intra-transfer.html
[]’s
Carla
1 de abril de 2014 at 02:26Prenchi o DS 160 e marquei a entrevista. Mas percebi que marquei uma informação errada no formulário, que já foi enviado. Se eu enviar o formulário novamente, terei que remarcar a entrevista?
Mais uma coisa, quem vai viajar apenas como turista, o visto correto é o B2?
Obrigada!
Camila Guerra
14 de abril de 2014 at 11:56Carla, pode alterar o seu DS-160 sem alterar a entrevista. No entanto, não se esqueça de imprimir a folha com o novo código e entregá-la ao agente junto com o passaporte. Sim, visto B2: http://portuguese.brazil.usembassy.gov/pt/tourist.html
[]’s
Caroline
31 de março de 2014 at 00:01Olá. Primeiro, quero parabenizar pelo site, pois aqui apenas com as experiencias dos outros leitores estou tirando muitas duvidas, porém me restam algumas, e irei para entrevista na semana que vem.
1- Pretendo viajar com uma amiga ano que vem, porém ela não irá comigo na entrevista, por motivos pessoais, irá em outro momento. Para não parecer que vou me aventurar sozinha nos EUA, o que poderia parecer que pretenderia imigrar, devo menciona-lá na entrevista?
2- Saldo bancário. No momento não estou com alto saldo bancário, porém tenho emprego formal na mesma empresa há 12 anos, onde ganho mensalmente R$ 3.000 reais. Tenho como comprovar tudo isso, mas mesmo sem um bom saldo bancário, posso ter o visto negado?
3- comprei um carro com meu noivo, porém não está em meu nome, devo mencionar isso?
4- faço pós e inglês, isso ajuda reforçar vinculo?
Desde já muito obrigada pela ajuda.
Camila Guerra
14 de abril de 2014 at 11:54Oi, Caroline!
Me desculpe a demora na resposta, ando totalmente sem tempo. Você já deve ter feito a entrevista. Mas mesmo assim vou responder para ficar o registro.
1- O agente geralmente pergunta com quem você vai. Acho que informar sobre a amiga não vai te atrapalhar.
2- O salário é mais importante que o saldo bancário do momento. O risco de ter o visto negado existe em qualquer situação, mesmo com boa grana no banco.
3- Não está no seu nome, não tem como comprovar, não mencione.
4- Pós ajuda, inglês não.
[]’s
Hugo Maciel
28 de março de 2014 at 18:27Ola …… bom dia,
Mais uma vez estou passando para te dar os parabéns pelo site e principalmente quero deixar minha experiência no CASV e no consulado para você e os leitores do seu site. Quero ajuda-los também…
Eu e minha esposa fomos para São Paulo dia 23/03/14 e nos hospedamos no Grand Hotel Prodigy (Excelente por sinal…). Fica no brooklin e a diária é caríssimaaaaaaaa (mas…..como comprei no decolar.com, paguei 140 reais…….uhuuuu).
PRIMEIRA PARTE……..
Nossa ida no CASV estava marcada as 16hs. Chegamos no local as 15:27, e segundo as dicas do site e dos leitores fomos na entrada do local e perguntamos ao segurança como funcionava. Ele perguntou o horário que estava agendado e imediatamente entramos no local. Depois daquela fila que não estava grande, entregamos para um dos funcionários a guia de pagamento e passaporte para ele conferir. Depois de conferido, esperamos no andar de baixo até subir no andar de cima (15 min de espera no andar de baixo.) Ao subirmos para coletar as impressões digitais e tirar a foto, uma fila imensa, mas foi bem rápido. Demorou até chagar nos clichês 30 min. Quando chegou minha esposa primeiramente tirou a foto coletou as impressões digitais e depois foi eu. Tempo de permanência no clichê: 5 min.
(detalhe muito importante: minha esposa tem alergia nos dedos e não levamos uma recomendação do medico para mostrar lá…. explicamos o motivo e tudo deu certo. Um atendente muito simpático)
Primeira parte ok……vamos para SEGUNDA PARTE!
Nossa entrevista estava marcado para as 8:30hs. Acordamos bem cedo, tomamos café no hotel e depois fomos ao consulado. (detalhe importante: o rodízio de SP não afeta o lado do consulado da chácara Santo Antônio). Chegamos no consulado as 7:28hs e já entramos dentro na fila para entrega do formulário e do passaporte. Aí era só aguardar até chegar no clichês para a entrevista. Foi mais ou menos 50min de espera. Tudo bem burocrático. Não entra com nada, nem com o cinto, anel, brinco… (eles pedem para tirar…sorte que não fui com cinto). Depois daquela fila imensa entramos la dentro sentamos na cadeira e esperamos chamar pelo nome. Quando chamou fomos dirigido a um clichê que só tinha uma pessoa sendo entrevistada; um Homem… muito esquisito. Ficou ali sendo entrevistado uns 10 minutos no qual nos deixou muito nervoso, pois o visto dele foi NEGADO!
Mas cá entre nós….. ele entrou muito em contradição.
Na fila onde você esta da pra ouvir a pessoa sendo entrevistada.
Quando cheguei, o agente perguntou para ele por exemplo:
– Você trabalha?
No momento estou desempregado
-trabalhou aonde antes
Era bancário e mudei de emprego
– quanto tempo você vai ficar nos EUA
30 dias
– o que vai fazer la?
Passear, ver meus colegas….
-Quanto tempo você vai ficar nos EUA (de novo)
30 dias
-se você vai ficar 30 dias, porque você colocou no formulário 90 dias?
(não me lembro a resposta dele……)
-caso você fique este tempo nos EUA, como você vai se sustentar se esta desempregado?
(também não me lembro da resposta dele…..)
……..
Eu também não me lembro de uma pergunta que o consul fez para ele (pois eu já estava bem nervoso nessa hora), só sei que ele respondeu assim “são arquivos confidenciais…..)
Após isso, o consul pediu para pegar um telefone que tem do lado da cabine e os dois conversaram entre eles…. devolveu o passaporte com uma folhinha e acredito que deva ter explicado o que aconteceu…….
NOSSA VEZ
Logo que o rapaz saiu, o consul falou:
– BOM DIA
imediatamente dei dois passos, fui a cabine e respondi – bom dia!!!
– TURISMO?
Sim turismo
– (falou nossos nomes)..
Respondi que Sim
– qual a relação de vocês?
Somos casados.
– No que o senhor trabalha?
Eu respondi
– o que a senhora faz?
Minha esposa respondeu
– onde você se formou?
Respondi onde me formei na faculdade
– onde você trabalha (para mim novamente)
Respondi
– há quanto tempo você esta nesse emprego
Desde……..
– e o que você fazia antes desse emprego?
Respondi
– vocês dois moram com quem?
Moramos sozinhos em uma casa que não é nossa mas é como se fosse. A vó dela cedeu para a gente morar. Tenho todos os comprovantes caso o senhor queira ver
– não é necessário!
– Sr, coloque a mão esquerda, depois a direita…. Sra. coloque a mão esquerda, depois a direita
(colocamos)
Parabéns, seu visto foi aprovado. Me deu um papelzinho branco escrito que demoraria 10 dias uteis para chegar em minha residência o passaporte.
Saimos felizes da vida!!!!!!
Não foi pedido nenhum tipo de papel (sendo que tínhamos levado nossa vida inteira dentro daquela pasta….rsrsrsrsrsrs).
Tempo de entrevista….. (nem 5 minutos)
Desejo a todos que vão e estejam preparados, pois comigo não foi tão difícil. Mas caso fosse, estava com todos os documentos e preparado.
Esteja assim vocês também. Tenham a calma que no fim, da tudo certo.
Agora é só alegria. Janeiro estaremos viajando….
Espero que tenha ajudado em alguma coisa….
Boa sorte ;)
Camila Guerra
29 de março de 2014 at 18:06Obrigada pelo relato, Hugo! Parabéns e boa viagem!
[]’s
ISRAEL
27 de março de 2014 at 19:53Ola Camila, otimas dicas.
eu tenho familia nos EUA, primos meu q são americanos e a mãe deles que é brasileira mas tem nacionalidade america também, tenho 16 anos e se eu fosse morar la o fato de ter primos americanos facilitaria minha nacionalidade como o fato de ter irmãos ou pais e se eu ja for maior de idade pra la, afetaria algo ?
Aguardando respostas, abraço!
Camila Guerra
28 de março de 2014 at 13:02Israel, conseguir visto para morar nos EUA não é mole não. Sempre, em todas as situações, é dureza!
[]’s
Rodrigo
25 de março de 2014 at 14:40Bom dia Camila,
No campo endereço residencial não coube todas as informações , posso colocar o bairro na linha 2?
Camila Guerra
14 de abril de 2014 at 11:48Rodrigo, me desculpe mas não me lembro dos detalhes do formulário, mas se existe uma linha 2, acredito que possa.
[]’s
Eneida
24 de março de 2014 at 23:17Olá, vou fazer a entrevista junto com minha madrinha e estou em dúvida de como faço para marcar. Marco individual ou coloco como grupo (sendo que sou eu e ela q tem 65 anos). Pois queria fazer a entrevista nós duas juntas, como procedo?
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 01:26Eneida, pelo que sei, você precisa ir na opção “adicionar membro da família” dentro do seu registro de agendamento. Ou pode criar um registro individual para sua tia e agendá-la nos mesmo dias e horários que você. Com os mesmos horários agendados, chegando lá é só informar que é família que eles deixam fazer a entrevista juntos.
[]’s
eliza
24 de março de 2014 at 03:42Oi camila
gosto imenso do blog e parabéns por ele
não li todas as questões e respostas mas constatei que as pessoas se sentem satisfeitas e gratas com a tua ajuda.
meu caso é o seguinte: adiei umas 4 vezes a entrevista para os EuA e depois cancelei e tudo foi por falta dum comprovativo do banco que eu não podia deixar de anexar
só não sei se para remarcar precisarei pagar de novo o visto.
e se isso de adiar poderá causar algum problema para mim
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 00:13Eliza, você tem 1 ano para usar a taxa MRV. E o DS-160 vale por 3 meses, depois disso tem que atualizá-lo.
Adiar não te causará problemas na entrevista.
[]’s
Daniel
22 de março de 2014 at 22:23Olá Camila, minha situação é a seguinte, em 2008 fui para o EUA morar com minha irma q já morava lá, fiquei 6 meses(o tempo q me deram de permanência, então não fiquei ilegal) mas em 2012 fui tirar o visto com meus pais e minha irma, a mulher do consulado percebeu q minha irma omitiu algumas coisas de quando ela morou lá(ela ficou ilegal)então negaram o visto para a família todo!! na hora deu a entender q ela sabia q eu tinha trabalhado lá tbm, eles tem como saber isso?to querendo tentar tirar o visto esse ano de novo, o q devo fazer? se eles perguntarem pra mim se eu já trabalhei no EUA o q falo?
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 01:07Daniel,
Não sei te dizer se e como eles sabem dessas coisas mas imagino que quando a pessoa retorna para o Brasil, o sistema identifica a data da entrada. O que me dixou curiosa no teu caso é como você conseguiu ficar 6 meses legalmente nos EUA com visto de turista, já que o tempo de permanência seguida no país com esse visto é de somente 3 meses…
Sobre sua última pergunta, não sei te responder.
[]’s
Dai
19 de maio de 2014 at 18:15Ola Camila,
Estou lendo alguns comentarios e essa sua resposta me deixou curiosa, pois voce cita que o tempo de permanencia seguida para o visto de turista seria de somente 3 meses. Onde tem essa informacao?
Pois eu e alguns conhecidos, todas as vezes que entramos nos ultimos 2 anos, tivemos o prazo de 6 meses, e em por duas vezes fiquei 6 meses seguidos e nao tive problemas. So comentei pois as vezes confunde e ate passarmos pela experiencia acabamos achando estamos fora do prazo. Ouvi falar sobre os 90 dias, para visto europeu, mas para os EUA o prazo e colocado no seu visto na entrada e pelo que vi por varias vezes ele foi de 6 meses.
Ate mais
Camila Guerra
7 de junho de 2014 at 13:25Oi Dai! Obrigada pela informação.
Até onde eu sei, o prazo de permanência é definido pelo fiscal da imigração, na entrada nos EUA (na primeira vez que fui, ganhei só uma semana, exatamente o prazo que eu precisava para particiar de um curso que fiz lá). Quando a pessoa recebe autorização para ficar até 6 meses, com 3 meses ela precisa procurar a imigração e informar que vai ficar mais três. Aqui no Brasil também acontece assim.
Nunca fiquei lá por mais de 1 semana, então não tenho experiência pessoal para contar. Se você ficou por 6 meses sem ter que fazer qualquer procedimento, melhor ainda. Bom para os leitores saberem. ;)
[]’s
Marcelo
20 de março de 2014 at 18:52Oi Camila,
Na verdade tenho 2 perguntas. A primeira é que se eu enviei o DS-160 com algum dados errado eu posso corrigir em retrieve e depois submeter novamente é isso?
A segunda pergunta talvez mais complicada: Eu e minha esposa casados há 14 anos e com empregos estáveis já agendamos entrevista para Abril próximo. No entanto estamos com uma criança de 04 anos em processo de adoção. Temos o Termo Provisório de Guarda e Responsabilidade e uma Autorização do Juiz por certificação digital autorizando a viagem para Miami com data inicial e final que pretendemos. Só que no apenas no final quando agendamos a entrevista recebemos no email os dizeres que Documentos de responsáveis legais temporários não serão aceitos. O que isso significa??? Preenchi no DS 160 que tenho a tempory custody. Criança com Guarda não pode viajar nem com autorização da justiça?
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 00:55Oi Marcelo!
Isso, pode corrigir e enviar novamente mas não se esqueça de imprimir a página de confirmação com o novo número e entregá-la para o agente junto com o passaporte na hora da entrevista.
Sobre a criança, não posso te ajudar pois não tenho experiência nesse assunto. Eu imagino que se você tem toda a documentação com a autorização do juiz, o consulado não devia meter o nariz pois quem fiscaliza a entrada e saída de menores do país é a Polícia Federal… De qualquer maneira, ccho que o mais acertado é você entrar em contato com o consulado para saber melhor sobre essa mensagem. Imagino que ela se refira ao CASV pois crianças de 4 anos não passam pela entrevista.
[]’s
Pedro Augusto
20 de março de 2014 at 04:31Olá Camila,
Você me esclareceu várias dúvidas, desde já agradeço, mas quero mais algumas dicas.
Eu e minha esposa estamos prestes a agendar uma viagem pra Orlando em agosto de apenas 6 dias, ida e volta. Aí vem os problemas, estou desempregado a uns 3 meses, mas como trabalho no ramo publicitário, não me faltam serviços e trabalho como Freelancer. Minha esposa, trabalha em uma empresa a mais de um ano, e pegará as férias dela justamente nesse período. Não temos imóveis e automóveis em nossos nomes (Porém, temos contrato locatário de 2 anos do apartamento) temos uma vida consistente aqui em BSB. Então a pergunta é: Dificulta muito o visto ser aprovado? O que devo levar já que estou desempregado? Vale a pena tentar tirar o visto nessas circunstancias? Devo esperar estar empregado? Queria uma dica sua sobre nossa posição.
*Viajaremos com dinheiro guardado justamente pra conhecer a Disney. Rs.
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 00:39Pedro, a situação é, sem dúvida, arriscada. O que não quer dizer que o não é garantido… depende muito do julgamento do agente que pegar o seu caso.
Não ter vínculo empregatício com o Brasil atrapalha muito. Outro ponto negativo é o pouco tempo de trabalho da esposa.
O que pode dar uma ajudinha é a grana guardada e o salário de vocês, se for bom. O que também não garante nada. Você deve levar extrato bancário e comprovante dos serviços que faz. Mas tenha em mente que isso não caracteriza vínculo, pois freela, dependendo da área, pode trabalhar de qualquer lugar do planeta…
A decisão sobre tentar ou não, é pessoal mas a resposta só vai ter mesmo tentando.
[]’s
Gabriella Morais
17 de março de 2014 at 19:20Ola Boa Tarde,sou maior de idade 23 anos, gostaria de tirar algumas duvidas, bem, tive meu visto negado em 2009, ja posso tentar novamente? na epoca usei o imposto de renda do meu pai, porem nao conveceu o consul, me pediram extrato e eu nao tinha. Este ano pretendo levar os documentos da minha tia, ela ,e aposentada e tem uma renda boa, como bens tbm. É aconselhavel eu constar ela como resposavel por pagar minha viajem? ela precisa ir tambem na entrevista? Eles vao ver na entrevista que tentei em 2009 com outra documentaçao?
aguardo a resposta no meu email. Obrigado!
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 00:31Gabriella,
Imagino que tenham como ver saber que lhe deram uma negativa sim. Sobre tentar novamente, já passou bastante tempo, não vejo problema. Sobre usar dados de outra pessoa, depende. Se ela for mesmo bancar sua viagem, vai precisar de uma carta de custeio assinada por ela, com firma reconhecida em cartório. Ela não pode ir na entrevista.
[]’s
Cpaulino
15 de março de 2014 at 13:33Oi Camila. Estou pretendendo requer o visto americano, contudo estou com receio quanto a minha e principalmente meu irmão. Iremos viajar em um grupo familiar (eu, meu marido, minha mãe , meu irmão e a tia de meu marido). Minha despensas são financiadas pelo meu marido, inclusive a viagem. Acabei a faculdade, mas não consegui trabalho ainda. Acho que pra mim é mais fácil consegui o visto. Porém, creio que meu irmão não. Ele não trabalha e não estuda, sua despesas são bancadas pela nossa mãe, incluindo a viagem. Ele não tem bens em seu nome. Todavia, a renda da minha mãe, que tem bens em seu nome, dá e sobra para os dois, mas ele é de maior. Estou com medo de que seguem o dele, por não tem vínculo com o pais comprovados. Você acha que seria melhor fazemos a entrevista em grupo ou individual? Sabes me informar se caso, fizermos em grupo e o dele for negado, será negado para todos? O que me aconselhas?
Outro detalhe, a tia do marido tem rendas e bens, mas meu marido bancará a viagem dela, será que trará problemas? Meu marido é servidor público em dois estados e tem um carro financiado em seu nome e imposto de renda. Tem imóvel, mas não registrado em seu nome, porém estão declarados no IR. Será que todos conseguiremos o visto? Help-me!
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 00:23Cpaulino, a entrevista em grupo costuma ajudar a uns e atrapalhar a outros. Tudo é muito relativo. No caso do seu irmão, por exemplo, acho que ele não tem outra saída a não ser fazer junto com a mãe. Se fizer sozinho é muito provável que ganhe uma negativa.
Em alguns casos de entrevista em grupo o agente concede para uns e nega para outros.
Se a renda do seu marido for boa, não acho que fazer a entrevista em grupo vai atrapalhar vocês. Pode ajudar seu irmão. Sobre a tia, tudo depende da situação do seu marido e a dela própria.
[]’s
Welder
14 de março de 2014 at 01:03Boa Noite Camila,
Comprei passagem área para NY para o mês Agosto, vou viajar nas minhas férias junto com minha esposa, já fiz a reserva no hotem tbm, só que tem 2 coisas que está me deixando encucado:
1- tive alguns problemas financeiros (não tenho o nome sujo) agora no começo do ano e estou usando o limite no banco, isso pode atrapalhar na hora da entrevista em apresentar o extrato ? tenho o nome limpo e um bom salário e trabalho em uma multinacional americana, é obrigatório levar o extrato ou isso é opcional ?
2- Eu preenchi o Ds-160 o mês passado e coloquei a informação que iria para Orlando, já tinha comprado o pacote, mas devido um problema com a agencia de viajem cancelei a compra e decidimos ir para NY, posso preencher uma nova Ds-160 ou tenho que levar a antiga e informar na hora da entrevista que mudei o destino?
Obrigado pela atenção
Camila Guerra
21 de março de 2014 at 23:55Welder, o agente pode pedir para ver seu extrato bancário. Nunca se sabe.
Você pode mudar seu DS-160 com até 48 horas antes da entrevista. Só não pode esquecer de imprimir a folha com o novo número e entregá-la ao agente junto com o passaporte na hora da entrevista.
[]’s
Flavian
14 de março de 2014 at 00:15Boa Noite! Parabens pelo site!!! Minha duvida é a seguinte… eu sou funcionario publico e ganho 2800 reais….minha mae tb é funcionaria publica e ganha 1200…minha esposa tem um emprego regular e ganha 1200 reais tb…..eu tenho 20mil na poupanca para fazer essa viagem aos EUA….Posso colocar que eu pagarei a viagem das 2? Sera que meu visto sera negado?? Outra coisa….tenho comprovantes de ferias de nos 3, pelo periodo que pedirei o visto….O que voce acha??
Obrigado!!
Flavian Mattos
Camila Guerra
21 de março de 2014 at 23:50Olá, Flavian! O funcionalismo público é um ponto positivo mas há outros fatores que influenciam. Por exemplo o tempo que vão ficar lá, o que pretendem fazer, etc. O Agente vai analizar seus vínculos com o Brasil e mesmo que tenha uma grana guardada, se ele achar que os vínculos são fracos, pode negar o visto.
De qualquer maneira, só vai saber tentando. Sua situação não é ruim.
[]’s
Luciano Silveira
13 de março de 2014 at 20:58Olá, minha namorada fará dois semestres do seu doutorado nos EUA. Minha dúvida é a seguinte: se formos casados, eu tenho direito ao visto de acompanhante, certo? Existe um tempo mínimo de casamento (exemplo: mais de um ano de casados). E com este visto, eu posso trabalhar legalmente lá? E estudar? Obrigado!
Camila Guerra
21 de março de 2014 at 23:45Oi, Luciano!
Não sei como funciona esse tipo de visto mas imagino que o marido/esposa só tenham direito se cumprirem algumas condições. Investigue no site da embaixada ou consulado americano.
[]’s
Junior
13 de março de 2014 at 05:59Bom dia, Camila.
Depois de ler quase todos os relatos e não encontrar nada muito semelhante ao meu caso, resolvi te perturbar um pouco. Espero que não se importe ;-)
Tenho 30 anos, solteiro, moro com pai (74 anos) e mãe (56 anos). Sou empresário há quase quatro anos (3 anos e 7 meses, exatamente). Meu rendimento atual gira em torno de 10 mil reais (6 mil comprovados por contratos da minha empresa com as empresas para quem presto serviço) e os outros 4 mil (esses variam) de pequenos trabalhos, pela empresa também, porém sem contrato. Tenho todos os extratos que comprovam a entrada desse valor total mensalmente em minha conta-corrente (Bradesco Prime). Tenho também a declaração de imposto de renda da minha empresa e o DECORE, fornecido pelo meu contador. A casa em que moramos é alugada (o nome dos 3 figura no contrato de locação – eu, pai e mãe). Tenho um carro 2011 financiado, 75% já pago. Não possuo outros bens. Sou formado desde 2006 e, desde então, exerço a minha área. Pretendo viajar sozinho.
Pelo que descrevi, o que você diria?
Desde já agradeço pela atenção =)
Camila Guerra
25 de março de 2014 at 01:33Oi, Júnior!
Sua situação me parece boa e, analizando superficialmente seu caso, acho que você tem boas chances.
Mas lambre-se de que o processo do visto é um conjunto de coisas que inclui os vínculos, sua situação no Brasil, a comprovação disso tudo e o seu comportamento na entrevista…
[]’s
Jessica
12 de março de 2014 at 23:46Ola camila, tive o meu visto negado! Morei nos Estados unidos durante 1 anos e 3 meses com a minha familia, na época tinha apenas 7 anos de idade, voltei dos EUA faz 12 anos. Fiz a entrevista com os meus pais que também residiram la no msm periodo que eu, nao pediram documentos que comprovasse nenhum vinculo, só perguntou em que trabalhávamos e disse que eu fazia faculdade. Negou o nosso visto dizendo que infringimos a lei do pai por ter residido la ilegal e que deveriamos ficar mais tempo no nosso pais, mas ja faz 12 anos, que penitencia longa! Porém o meu irmao que também morou la conosco foi concedido o visto a ele em uma outra entrevista que foi sozinho. Há chances que conseguir novamente? Ou deveria ir sozinha também, ja que quando fui nos EUA era menos de idade?
Agradeço se tirar a minha duvida. Obrigado!
Camila Guerra
14 de abril de 2014 at 12:47Jéssica,
A penalização, geralmente, é de 10 anos. Mas há casos em que a pessoa precisa inclusive “pedir desculpas” pelo que fez e entrar com um processo para receber autorização para visitar o país novamente. Não tenho experiência no assunto e não posso te dar informação relevante/confiável à respeito.
Sobre tentar o visto sozinha, talvez seja uma boa opção.
[]’s
Rafael
12 de março de 2014 at 00:37Ola Camila, tenho 28 anos meus pais moram no interior de MG, e eu moro em SP com minha noiva, não trabalhamos apenas estudamos ela faz MBA e acaba em julho e é representante MARY KAY e eu apenas faço faculdade de Aviação Civil a 1 ano e e curso de inglês, moramos em apartamento alugado em nome da minha noiva e temos o contrato de locação ate julho de 2015 porem minha Mãe é que banca todas as nossas despesas, mas minha mãe é produtora rural e não declara imposto de renda, porem movimentamos na conta pessoal dela cerca de R$12.000,00 e R$7.000,00 na conta da minha noiva, porem sem comprovação, pois são feitos os deposito e de la os pagamento das despesas, eu não tenho conta em meu nome, o que vc me aconselha?
Camila Guerra
12 de março de 2014 at 22:25Rafael, sua situação é complicadinha.
Eu não sei se o agente aceita somente o extrato com a movimentação bancária mas você não tem saída. Sua mãe não faz nenhum tipo de declaração como produtora rural? E a renda da sua noiva, chega como?
Você não tem muito para onde fugir. Leve a documentação que tem: extratos bancários (de preferência com movimentação de 6 meses a 1 ano), comprovante de matrícula na faculdade/MBA, contrato de aluguel, compovante de residência seu, da noiva, extrato de cartão de crédito (se tiver) e toda a documentação que conseguir da sua mãe, incluindo imóveis, veículos, etc.
[]’s
Mariana
9 de março de 2014 at 23:15Olá, boa tarde.
Estou encaminhando meu visto (23 anos) e do meu companheiro (25 anos) (união estável) para os EUA, porém tenho algumas dúvidas.
Trabalho há 4 anos em um Tabelionato no RS porém na carteira recebo apenas R$950,00, mas recebo adicionais por fora, coloco o valor todo? Levando no dia a carteira assinada, os contra cheques e mais uma declaração do meu chefe (Tabelião) mencionando o valor que recebo mensalmente é o suficiente? Ou coloco apenas o valor de R$950,00 e caso me peçam mostro a declaração? OBS: colocarei que minha mãe (advogada) irá custear minha viagem, o que é verdade.
Tenho carro no nome, imóveis, trabalho, estou cursando o 1º semestre de uma faculdade e já viajei para vários países. Quais minhas chances?
Com relação ao meu companheiro o mesmo tem metade de uma empresa juntamente com o pai dele, o mesmo é sócio desde início de 2013, recebe um pro labore de mais ou menos R$2000,00, com desconto inss fica em torno de R$ 1700,00, a empresa está no mercado há mais de 25 anos, possui veículos no nome da empresa e o pai dele tem bens no nome, ele não. Não estuda e nem é formado. Há chances de negarem o visto dele?
Se formos juntos as chances dele aumentam ou as minhas diminuem?
Muito obrigada desde já.
Camila Guerra
12 de março de 2014 at 00:34Oi, Mariana!
É difícil dizer. O salário faz diferença sim e sobre declarar o extra, se não puder comprovar, não pode declarar. Não sei se um documento assinado pelo seu chefe adiantaria, acho que não. Precisa comprovar os extras de outra forma, por exemplo com extrato bancário, IR, etc.
Sobre o companheiro, o vínculo dele é bem recente e pode atrapalhar. Leve a documentação toda comprovando o que ele faz e a grana que recebe.
Não sei dizer se as chances aumentam ou diminuem nesse caso.
[]’s