Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano
Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem

.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.

10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.


14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**

Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • Hanna

    27 de maio de 2014 at 07:15

    Oi Camila, td bem? Estou aqui de madrugada, lendo os comentários pq estou muito apreensiva. Tenho 23 anos e meu marido 26. Somos casados há 6 meses. Eu apenas faço faculdade de Direito e revendo roupinhas infantis, mas sem comprovação mensal, pq parte do dinheiro que eu ganho já uso pra custear gastos básicos de mulher e outra parte ja usei pra comprar dolares, então nós vivemos mesmo é com a renda do meu marido que é funcionário público federal. Estamos com as passagens de ida e volta compradas e declaração do órgão que ele trabalha dizendo de que período a que período são as férias dele. Temos apartamento e carro próprio, poupança conjunta com um valor razoável e contrato de compra de alguns dolares para a viagem, mas meu receio é que pelo fato de eu nao trabalhar e apenas fazer faculdade eles me neguem o visto apenas por isso. O que você acha?
    E no formulário, quando pedem a renda, eu escrevo a mesma q o meu marido escreveu no formulário dele e coloco que quem vai custear a viagem é ele ou coloco que trabalho vendendo roupinhas e coloco minha renda num valor baixo?
    Obrigada!

    • Camila Guerra

      7 de junho de 2014 at 18:29

      Hanna, não declare como sua a renda do marido. Embora você viva da grana dele, é dele, não sua. Se você tem como comprovar de alguma forma a grana que ganha vendendo roupas, declare isso. Se não tiver como provar, não delare.
      Se a condição de vocês/salário do marido forem bons, não acho que você terá problemas por não ter renda. A faculdade é importante nesse caso.
      []’s

  • Rafael Bedin

    25 de maio de 2014 at 19:58

    Camila boa tarde tenho uma duvida.
    Vamos viajar eu minha esposa e um casal de amigos, nós moramos no interior de São Paulo e queremos ir junto para São Paulo fazer a entrevista para o visto pois é mais fácil, minha duvida é o seguinte, sera que conseguimos marcar a entrevista minha e da minha esposa no mesmo dia que a do casal de amigo!? e se não for possivel se eu posso marcar a entrevista dos 4 como se fosse uma família, na mesma entrevista, e como que iria funcionar para o agente fazer as perguntas sendo que cada pessoa é uma terceira que ira pagar a viagem. obrigado

    • Camila Guerra

      7 de junho de 2014 at 18:16

      Oi, Rafael!
      Vocês podem fazer a entrevista juntos marcando direto com a senha de um de vocês (mas cada um precisa ter seu DS-160) ou coordenar de maneira que todos marquem para o mesmo dia. Tenho visto muitos casos de reprovação de visto em grupos. Se a situação de todos for confortável, tudo bem. Caso contrário, aconselho fazer separado.
      Se decidir fazer em grupo, quando entrem na fila, avise que estão em grupo. Na hora da entrevista, o agente faz perguntas direcionadas a cada membro do grupo.
      []’s

  • Ana

    24 de maio de 2014 at 21:55

    Olá Camila tudo bom?
    Minha situação é a seguinte, fui para os EUA em 2003 para visitar meu namorado, e ele me pediu em casamento ara ficar morando com ele. Na época estava apaixonada, recém-formada, sem emprego fixo e acabei ficando. Casamos oficialmente em 2005, e então fizemos o cadastro para o Green Card. Fizemos a entrevista, e cheguei a receber meu Work permit, mas meu green Card demorou muito para chegar. Neste meio tempo brigamos feio e terminamos nosso casamento, e eu não tinha mais porque ficar lá, vim embora em 2007.
    Hoje em dia tenho minha empresa há 5 anos, estou em um novo relacionamento já há 4 ano em união estável morando junto. Em 2012 tentei tirar o visto (e falei a verdade sobre ter ficado quase 4 anos) e tive o visto negado, segundo o consul por falta de vinculos aqui na época. Ontem fui novamente tentar, desta vez com meu noivo, e o dele foi aprovado e o meu não. O Consul nos fez muuuuitas perguntas, e em todas ele concordava com a cabeça e nos disse que ficou bem claro todo o nosso vínculo porém não poderia me conceder o visto pois deveria ficar 10 anos sem ir após a data que saí do país. Fomos entrevistados ontem e meu visto foi negado, já do meu noivo aprovado. Ele havia me perguntado sobre o meu casamento, se quadno apliquei para o Green Card tinha recebido um Alien number e tal…na hora estava um pouco nervosa e achei que poderia me prejudir tudo isto e falei que não sabia. Hoje mais calma em casa, encontrei o Alien Number e inclusive minha Work Permit. Você acha que se eu tivesse mostrado isto que chegaram a me conceder bem como a aplicação para residência permanente poderia ter me ajudado? Pois significa que o EUA liberou que eu trabalhasse, e estava mudando o meu status não é?
    Aii fiquei super na duvida e arrependida de não ter falado…estou pensando em até tentar novamente, pois teria uma viagem em família para fazer em Junho e eu queria muito ir!
    Me diz o que você acha por favor?

    • Camila Guerra

      7 de junho de 2014 at 17:54

      Oi, Ana!
      Acho que você fez o certo, disse que não sabia. Se tivesse dito que sim talvez não adiantasse muito pois sem a documentação lá, como ia comprovar? Talvez você devesse ter levado isso para a primeira entrevista, que fez com o marido.
      Não sei te dizer se esses documentos te ajudarão agora pois eles representam uma outra época, uma outra situação. Mas nada te impede de tentar novo e levar a documentação. Mas tenha em mente que o curto intervalo de tempo entre as entrevistas pode levantar suspeitas. Enfim, é uma decisão pessoal…
      []’s

  • Gregory

    23 de maio de 2014 at 02:38

    Olá, tudo bem? Parabéns pelo site. Eu tenho dois empregos. Com renda parecida nos dois. Só que no DS-160 pede a primary. Coloco só uma das duas? Eu queria de alguma forma mostrar que tenho duas rendas (porque penso que assim aumentam as minhas chances). O que eu faço? Coloco a renda somada das duas? Grato, Gregory.

  • Karin Dutschmann

    21 de maio de 2014 at 18:47

    Oi Camila, tudo joia? Eu gostaria de tirar umas dúvidas… é o seguinte… Desde que nasci viajei para vários lugares com minha família porque meu pai trabalhava fora, mas faz 10 anos que voltei para o Brasil (já morei nos EUA), agora eu quero tirar o visto americano novamente. Será que por eu ter morado lá (legalmente) tenho mais vantagem? ou seja, haverá menos chance de ser negada?

    Obrigada.

    • Camila Guerra

      7 de junho de 2014 at 13:45

      Oi, Karin!
      A tua situação financeira e de vida é que manda. Ter viajado bastante pode ser positivo, mas as viagens devem estar carimbadas no passaporte (comprovadas de alguma forma).
      Sobre ter morado lá legalmente, se a tua situação atual for ruim, não acho que ajude. Se a situação for boa, não acho que atrapalhe. :)
      []’s

  • Rodrigo

    20 de maio de 2014 at 23:16

    Olá. Meus pais moraram ilegais nos EUA durante 3 anos, mas minha mãe ficou grávida e voltou pro Brasil. Isso já tem 26 anos. Eles vão tentar visto mês que vem e vão falar a verdade, que foram ilegais e etc. Mas vou tentar meu visto só em julho. Se o visto deles for negado por causa disso o meu visto também tem chance de ser negado?

  • Helena

    19 de maio de 2014 at 16:10

    Olá Camila!
    Gostaria de tirar algumas dúvidas..li bastante os comentários do pessoal, mas não encontrei exatamente a resposta que estava procurando. Minha situação é a seguinte: pretendo viajar com meu noivo no Carnaval do ano que vem para Miami (as passagens já estão compradas, inclusive). Tenho 22 anos, sou formada e trabalho na minha área na mesma empresa há um ano, tenho salário em carteira de R$ 3.100,00 e também sou sócia de uma empresa. Ele é formado, trabalha na área de formação há sete anos na mesma empresa (na carteira o salário é de R$ 2.000,00) e tem bons extratos bancários e tb é sócio de uma empresa e declara o IR. Já viajei para a Europa, ele nunca fez uma viagem internacional. Me falaram que o fato de nunca ter feito viagem inetrnacional pode pesar…é verdade?
    Tenho ouvido muitas coisas, que não sei se fazem muito sentido (para mim não fazem), mas gostaria de saber sua opinião:
    – É um fator negativo eu e meu noivo fazermos a entrevista juntos? Já me falaram para fazermos separados, pois podem pensar que estamos indo para ficar lá, já que somos jovens.
    – É fator negativo dizer que já temos as passagens compradas e até reserva em hotel? Também me falaram que posso receber uma “bronca” por programar tudo sem ter o visto.
    – Eu ainda não preenchi o formulário, mas há algum local em que posso colocar a observação de que estamos de casamento marcado (tenho contrato de buffet para comprovar)?

    Muito obrigada! Seu blog é muito legal, ajuda bastante!Bjs!

    • Camila Guerra

      7 de junho de 2014 at 13:00

      Oi, Helena!
      A viagem internacional ajuda, mas não quer dizer que a falta dela atrapalhe. É só um ponto positivo que você tem e ele não.
      Sobre a entrevista juntos, depende. Quando uma das partes não tem boas condições, pode sim atrapalhar o outro. No seu caso, acho que cada um de vocês tem pontos negativos e positivos. Você tem pouco tempo no emprego, que é um ponto neativo. Mas já viajou para a Europa e o salário não é tão baixo, dois pontos positivos. Seu noivo tem um salário menor e nunca saiu do país, dois pontos negativos, mas trabalha há 7 anos na mesma empresa, ponto positivo. Enfim, acho que nesse caso, não tem muito problema. Mas, claro, não sei de todo o seu processo. Então pense nos fatores que podem ajudar ou atrapalhar para ajudar a decidir.
      Nada de bronca. O que pode acontecer é você levar um não e aí perder a grana poque já comprou tudo. O consulado aconselha a não comprar nada antes justamente para a pessoa não perder dinheiro. O fato de você já ter a viagem comprada não vai te ajudar a conseguir o visto, mas também não acho não vá atrapalhar. Declare tudo o que você já tem.
      Não me lembro de ter campos para observação no formulário DS-160, acho que não tem. E na maioria das vezes também não dá para falar nada na entrevista. Mas leve os documentos referentes ao casamento. Melhor sobrar do que faltar.
      []’s

  • Daniel

    17 de maio de 2014 at 15:35

    Olá Camila,

    Para a renovação de vistos J1/J2 para a mesma instituição pra onte o visto foi emitido (i.e., com o mesmo número SEVIS), é necessário fazer novamente a entrevista e pagar a taxa MRV de $160,00? Encontrei informações contraditórias no site e não tenho certeza qual a opção correta. O consulado esta demorando para responder meu e-mail com esta pergunta.

    Obrigado pela atenção

  • Pedro

    15 de maio de 2014 at 23:26

    Ol, Camila.

    meu caso é o seguinte, pretendo ir sem setembro para Toronto, no Canadá, estudar ingles por 3 meses e pela proximidade quero tirar o visto americano, até mesmo antes do canadense. tenho 23 anos, me formando em administração esse mês. fui estagiário por 1 ano e meio com bolsa de R$1017.Porém, em janeiro, fui contratado, e minha renda atual é entre 1620 a 1720 por mês, e venho juntando grana desde então, como no ano passado não tinha carteira assinada, sou isento de imposto de renda, e meus pais tb sao, a renda dos dois juntos é em torno de 3000 reais, e irão me ajudar a pagar a viagem. queria saber se vc acha que há chances de obter ambos os vistos, ja que possui uma maior experiencia.
    agradeço desde ja a atençao.

    • Camila Guerra

      6 de junho de 2014 at 16:49

      Pedro,
      Não tenho experiência com visto canadense, portanto não sei dizer se é fácil ou não.
      Sobre o visto americano, acho que a sua situação não é das mais confortáveis, o que não quer dizer que você não tem chances. Sua renda não é das mais altas (nem a dos seus pais) e seu tempo de trabalho também não é longo. Grana guardada ajuda, mas não garante nada. Enfim, vai ter que montar seu processo com cuidado para convencer o agente consular de que você não pretende imigrar. Se conseguir o visto canadense antes, imagino que ajude no americano.
      []’s

  • Paty

    15 de maio de 2014 at 21:07

    Boa noite Camila!!!! Gostaria de pedir tb sua ajuda em uma situação.
    Fui para os USA a primeira vez para a Disney…na segunda fiquei ilegal por 06 meses…porém já tem mais de 10 anos.
    O fato é que minha mãe mora lá ainda, hoje já é cidade “americana”…casada etc.
    Uns me dizem para não mencionar no formulário a minha mãe…outros que não devo omitir!!!
    Estou BEM confusa em relação a isso…o nome dela nos meus documentos é de casada: Rosa Santos Souza, e lá nos USA ela utiliza o nome de solteira (pois separou do meu pai), apenas Rosa Santos…
    Sinceramente não sei se menciono ou não o fato de ela estar lá…
    Hoje sou casada, 04 anos no mesmo emprego, salário de mais de R$ 3.000,00, casa própria, casada e 02 filhas…definitivamente não tenho a mínima intenção de permanecer lá desta vez rsrsrsrsrs

    Agradeço sua atenção e gostaria de “ouvir” seu conselho!

    • Camila Guerra

      15 de maio de 2014 at 21:49

      Paty, este é um assunto polêmico.
      Eu não gosto de mentiras e já falei isso diversas vezes nos meus comentários.
      Não vou me estender pois prefiro não opinar nesse assunto. Deixo o seguinte comentário para você pensar: quando a situação do candidato é boa no Brasil, acho que não atrapalha ter amigos/parentes nos EUA. Quando a situação é de mais ou menos pra ruim, atrapalha. Seu período ilegal nos EUA pode ajudar na decisão de uma negativa, caso o agente tenha acesso a essa informação.
      O que o agente quer saber é se você é um imigrante ilegal em potencial. Se ele achar que é, visto negado! Se ele achar que não, você ganha o visto.
      []’s

  • André

    14 de maio de 2014 at 17:17

    Boa Tarde Camila! Já te fiz uma pergunta nesse mesmo post antes, mas minha situação mudou um pouco. Se você puder me ajudar (novamente), fico muito grato!

    Estou me programando para ir pra Orlando/Miami em Outubro com minha esposa, mas algumas outras pessoas decidiram ir: minha irmã e minha prima.
    Uma coisa curiosa: Minha primeira tentativa de visto foi (em 2009) NEGADA, e a posterior (também em 2009, 3 meses depois da primeira) foi ACEITA…Li que não poderia renovar por já ter dito o visto negado uma vez… curioso é que fiz algumas consultorias e entrei em contato com a Embaixada Americana e eles disseram que se meu visto foi aprovado depois de 2008 e por validade de 5 anos, eu PODERIA SIM DAR ENTRADA NA RENOVAÇÃO, uma vez que o visto não tinha sido negado por crimes ou coisas mais “cabulosas”… já viu algo parecido?
    Prosseguindo…eu e minha irmã iremos renovar, enquanto minha esposa e minha prima vão tirar pela primeira vez. Você acha que elas devem ir juntas? Minha esposa ganha R$3.000,00 bruto (é comissionada, tem contra-cheques), mas quem vai pagar a maior parte da viagem sou eu (sou médico, e minha renda gira em torno de R$6.000 a 10.000) tem carro no nome dela, além de apartamento financiado no meu nome e no dela também, e ja trabalha no mesmo emprego há mais de 1 ano, tendo sido promovida neste período. Minha prima deve ganhar por ai também, tem 30 anos e é solteira… É psicologa, atende em consultório e tem tbm um emprego na prefeitura (foi recentemente aprovada em um concurso público, mas não foi chamada ainda). Quais dicas você dá pra situação das duas??

    Agradeço MUITO a atenção e o excelente trabalho que você tem feito.

    • Camila Guerra

      15 de maio de 2014 at 21:43

      André,
      Acho que não há muito problema em fazerem juntas considerando que ambas têm boa situação. Muita gente prefere fazer o processo separado pois pode acontecer do agente cismar com uma coisa no processo de um dos candidatos e negar o visto do outro também. Enfim, é uma escolha pessoal.
      Sobre o seu processo de renovação, é realmente curioso pois no site eles informam que quem já teve visto negado não pode solicitar renovação, olha: https://usvisa-info.com/pt-br/selfservice/us_visa_renewal
      Mas nunca me deparei com caso parecido para opinar à respeito. Se a Embaixada informou que pode, tente… se ficar muito na dúvida ligue novamente para confirmar no Consulado que você vai.
      []’s

  • Guilherme

    14 de maio de 2014 at 15:08

    Olá, queria tirar um duvida. Quero ir como passear no U.S.A, e meu pai é ilegal lá a muito tempo. So que não tenho contato com ele. Isso atrapalha em algo? minha entrevista é semana que vem. Tem como descobrir que ele está la? Oque devo fazer? Corre o risco dele ser deportado?

  • SAMARA GUIMARÃES ANJOS

    13 de maio de 2014 at 03:55

    olá Boa Noite irei fazer minha entrevista na quinta feira e estou com algumas dúvidas alguns receios, Sou estudante de Ciências contábeis e sou estagiaria da assembléia, tenho alguns vínculos fora esses, como no TRE sou secretaria municipal de um partido e membro executivo do comitê estadual, como eu coloquei na Ds 160 o motivo da minha viajem é conhecer Central Park Nova York Meu sonho de Criança, pretendo passar somente 5 dias lá, é tempo necessário para mim ir nos lugares onde quero ir, só que estou com um pouco de dúvida em relação ao extrato bancário, eu que vou pagar minha viajem trabalho desde meus 17 anos e faço minha economias porém por meio de extrato não é possível eu provar isso, fichei minha carteira com 17 anos e agora estou trabalhando no contrato, sempre guardei o dinheiro mais não em conta, fui abrir conta por agora, quais são minha possibilidades? o que devo dizer quando eles me perguntarem sobre o custeio da viajem?

      • Camila Guerra

        13 de maio de 2014 at 23:00

        Samara,
        Tudo o que você declarar, tem que conseguir provar. Dinheiro “em baixo” do colchão não dá pra comprovar. :)
        Mesma coisa para a grana que você recebe por fora do contra-cheque… se puder comprovar de alguma coisa, pode declarar. Se não, corre o risco do agente pedir comprovação na hora e você não ter…
        []’s

  • NELO

    12 de maio de 2014 at 22:05

    OLA CAMILA
    Parabéns pelo brilhante trabalho que vem fazendo. Gostaria de colocar somente algumas duvdas, Tenho entrevista marcada para o dia 27 e 28 desse mês no consulado dos EUA em brasília. A minha dúvida é o seguinte , trabalho COMO TÉCNICO EM ENFERMAGEM NUMA COOPERATIVA COM UM SALÁRIO 1500 REAIS, MAS ESTOU ENSINO SUPERIOR 4 SEMESTRE EM Gestão AMBIENTAL, QUEM ME ENVIOU CONVITE FOI UM AMIGO AMERICANO QUE SEMPRE VEM POR AQUI. ACHA MELHOR COLOCAR EU QUE VOU PAGAR MINHAS DESPESAS , E COLOCAR DUAS OPÇÕES QUE TRABALHO E FAÇO FACULDADE? JA VIAJEI ANO PASSADO PARA LISBOA PORTUGAL FIQUEI 45 DIAS E VOLTEI. QUAIS AS MINHAS CHANCES?

    • Camila Guerra

      13 de maio de 2014 at 01:55

      Nelo,
      Me desculpe mas não entendi direito. Você quer declarar que seu amigo vai pagar sua viagem?
      Se você trabalha e faz faculdade não pode deixar de declarar, são fatores importantes. A viagem para Portugal também é positiva.
      []’s

  • Andre

    8 de maio de 2014 at 03:22

    Olá!

    Eu tive um problema financeiro, fiquei com o nome restrito e a conta negativada a cerca de um mês atrás. Já acertei a pendências, meu nome não está mais sujo e nem minha conta negativada. Além do mais, tenho um valor considerável em uma poupança. Como é aconselhado levar extratos bancários dos últimos 3 meses, eles poderão ver que já passei por essa situação. Minhas chances diminuem, mesmo eu estando com o nome limpo e com a conta positiva?

    Desde já, muito obrigado!

    • Camila Guerra

      13 de maio de 2014 at 01:51

      André, se ficou com saldo negativo na conta por muito tempo, isso pode sim contar contra você.
      Lembre-se que estabilidade financeira é um dos itens importantes para obter sucesso no processo do visto.
      []’s

      • Andre

        14 de junho de 2014 at 01:38

        Camila, muito obrigado pela resposta.. Eu imaginei que seria mais ou menos o que você opinou. Fiz minha entrevista dia 9 de junho. Levei meus extratos dos ultimos 3 meses, mesmo com saldos negativos em alguns períodos. Como os extratos eram bem grandes, tentei acreditar que eles nao veriam os detalhes, mas mesmo assim fiquei com medo. Graças a Deus meu visto foi concedido e eu recebi meu passaporte de volta em 3 dias apenas!!! Eles não me pediram NENHUM documento durante a entrevista, nem mesmo o comprovante do DS-160. Usei apenas meu passaporte. Ele não perguntou nem mesmo quem ia custear minha viagem. Eu acredito que o que ajudou foi o fato de que sou estudante da área de saúde, e já trabalho na área há 6 anos. Outro fator que eu acredito que tenha ajudado é que eu deixei minha pasta com todos os documentos em cima do balcão, para que ele visse que eu levei os documentos adicionais. Enfim, eu quis compartilhar este depoimento e agradecer sua atenção!! =D

  • STEPHANIE CARNEIRO

    6 de maio de 2014 at 14:06

    Olá, queria muito a sua opniao sobre a minha entrevista. Fui ontem para o consulado em Recife, e nao esperei muito tempo para se chamada (meu horario era as 9:45 e fui atendida as 9:20 – cheguei 1hora antes porque chovia muito em recife e fiquei com medo de ficar presa no transito). Depois da entrevista, a agente do consulado disse que meu visto tinha sido REPROVADO, mas ficou com meu passaporte e disse que em 1 semana eu o receberia na minha casa. Vou detalhar a entrevista para voce entender.

    C: BOM DIA
    S: BOM DIA
    C: VOCE VAI VIAJAR COM QUEM?
    S: MEU NAMORADO
    C: O QUE ELE FAZ?
    S: É FUNCIONARIO PUBLICO FEDERAL
    C: OK! VAI FICAR NA CASA DE QUEM?
    S: DA IRMA DO MEU NAMORADO.
    C: NOME?
    S: “X”
    C: VOCE FAZ O QUE?
    S: ESTUDO PARA CONCURSO PUBLICO
    C: É FORMADA?
    S: SIM
    C: EM QUE?
    S: DESIGN DE MODA
    C: AONDE?
    S: UNIPE, EM JOAO PESSOA
    C: ESTUDA EM CASA OU FAZ CURSO?
    S: OS DOIS. TENHO AULAS TELEPRESENCIAIS E PRESENCIAIS
    C: OK! O QUE VOCE FAZ NO RESTO DO DIA?
    S: NAO ENTENDI, PODE REPETIR?
    C: VOCE ESTUDA QUANTAS HORAS?
    S: 10H NO MINIMO
    C: OK! VAI PRA QUE CIDADE?
    S: NOVA YORK
    C: QUEM VAI LHE BANCAR?
    S: MEU PAI
    C: O QUE ELE FAZ?
    S: É FUNCIONARIO PUBLICO FEDERAL
    C: OK! (FICOU DIGITANDO UM TEMPO)
    C: SEU VISTO FOI REPROVADO.
    S: HAN? (ela falava mt rapido e eu nao consegui entender.)
    C: SEU VISTO FOI REPROVADO.
    S: REPROVADO?
    C: ISSO, REPROVADO. DAQUI A 1 SEMANA VOCE O RECEBERA EM CASA
    E GUARDOU MEU PASSAPORTE.

    Fiquei tao nervosa nessa hora, que só fui me tocar que ela nao me entregou o passaporte depois, mas fiquei sem entender. Ate cheguei a achar, que era uma nova forma deles negarem e so entregarem depois, mas uma pessoa que tinha sido entrevistada no mesmo tempo que eu, teve o visto negado e saiu com o passaporte e a carta de esclarecimento.
    Disseram que eu fiquei muito nervosa e entendi ela falando errado, ou ate mesmo que ela falou errado, porque normalmente eles usam “NEGADO” e nao “REPROVADO”

    Ela tambem nao me pediu nenhum documento, e foi bem simpatica. Tirando o fato de que, ela falava MUITO rapido, e eu fui ficando nervosa no decorrer da entrevista, porque algumas vezes, eu tive que pedir para ela perguntar novamente.

    Alguem ja passou por isso, ou conhece alguem que teve o visto reprovado e eles ficaram com o passaporte? So vou ter certeza agora, só daqui a 1 semana.

    • Camila Guerra

      13 de maio de 2014 at 01:45

      Stephanie,
      A essa hora você já deve ter recebido seu visto e deve estar feliz com ele. Certamente você entendeu errado pois eles não ficam com o passaporte da pessoa quando o visto é negado.
      []’s

  • Rafael Elias

    5 de maio de 2014 at 16:16

    Oi Camila boa tarde! Me tira uma duvida, eu minha esposa e um casal de amigos estamos querendo ir para Miami pois la mora um primo desse casal, e no formulário pode pra colocar endereço de alguém que mora la, gostaria de saber se citando ele isso vai nos ajudar ou nos prejudicar para conseguir o visto?!
    Ele mora com a esposa e duas filhas e trabalha em uma grande empresa.

  • Rafael

    5 de maio de 2014 at 15:59

    Oi Paula boa tarde, eu tenho uma duvida, eu, minha esposa e um casal de amigos estamos querendo ir para Miami e esse casal tem um primo que mora la, legalmente, ele inclusive trabalha em uma grande empresa, se nós citarmos no DS-160 que estamos indo na casa deles passear vai ajudar ou nos prejudicar? Obrigado

  • Jennifer

    28 de abril de 2014 at 01:45

    Ola, meu nome é Jennifer, eu tenho ou tinha o visto de estudante quando vim para os EUA, porem o meu visto foi de apenas 5 meses, nesse meio tempo em que estava estudando percebi que eu precisava de mais tempo, foi entao que fui me informar e me avisaram que como no meu novo curso eu tinha fechado pra um ano, eu teria meu I20 no mesmo periodo, porem eu nao poderia voltar para o Brasil pois se voltasse teria que requisitar um visto novo . Ou seja fazem 6 meses que estou com meu visto expirado porem com o Status legal na america, e agora dia 10 de Maio estarei voltando para o Brasil para resolver problemas familiares e irei requisitar o meu visto. porem estou com muito medo de negarem, ja que tenho carro aqui e casa alugada, pois meu curso termina só no dia 2 de fevereiro de 2015. O que vocês me aconselhariam a fazer ? quais sao as probabilidade de me derem ou recusarem o visto ? Se negarem logo em seguida eu ja posso entrar com um novo pedido ? Me ajudem estou desesperada pois minha viagem esta marcada para o dia 10 de maio agora!
    Lembrando que dia 10 de maio faz um ano que estou estudando aqui.

    • Camila Guerra

      13 de maio de 2014 at 01:38

      Jennifer,
      Não pude responder antes e a essa hora você já dever estar de volta ao Brasil.
      Infelizmente não tenho experiência com visto de estudo pra aconselhar bem nesse campo. Espero que tenha conseguido resolver seu problema.
      []’s

  • Camila

    27 de abril de 2014 at 02:36

    Uma dúvida. Não tenho os 3 extratos bancários pois tive minha conta encerrada em uma agência por vontade própria e abri outra conta na outra agência. Só tenho o extrato desse mês. Isso trará muitos problemas?
    obrigada

    • Camila Guerra

      13 de maio de 2014 at 01:32

      Camila, extrato de um mês só mês pode não ser aceito. Talvez valha a pena levar os extratos da conta anterior também, de maneira que o agente veja que o movimento saiu de uma conta para outra. Não sei se adianta, mas acho que você não tem saída.
      []’s