Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • Visto americano – perguntas e respostas
Search

Visto americano – perguntas e respostas


Já descrevemos passo a passo como é o processo para obtenção ou renovação do visto americano, mas muita gente tem dúvidas relacionadas à documentação e situações diversas.

Pensando nisso, fizemos esse post com perguntas frequentes que já respondemos nos comentários do artigo com o passo a passo para tirar o visto americano. Assim fica mais fácil encontrar as respostas.

Novamente gostaria de mencionar que não temos nenhuma ligação com o consulado americano e tampouco vendemos serviço para obtenção de visto. As respostas abaixo são baseadas em nossa própria experiência e na experiência de nossos leitores. Vamos lá:

Como tirar visto americano
Dúvidas sobre o visto americano

1) Quem está isento da entrevista?

– Quem está renovando e teve visto emitido após 1º de janeiro de 2008; (detalhes sobre a insenção da entrevista para vistos americanos)

– Menores de 16 anos e maiores de 66 (detalhes sobre a isenção da entrevista nesses casos)

2) Não tenho passaporte ainda mas já dei entrada no processo. Posso começar a preencher o DS-160?

Não! Você precisa do número do seu passaporte para informar no DS-160.

3) Meu passaporte está vencendo mas eu já marquei a renovação. Posso usar o antigo para iniciar o processo de obtenção do visto?

De jeito nenhum! Não existe renovação de passaporte. Você receberá um passaporte novo, com número novo e o anterior será anulado. Se você usar o número antigo para começar a preencher o DS-160, vai ter problemas.

4) Quais os documentos eu preciso levar ao CASV?

– Confirmação de preenchimento do DS-160 (folha impressa com o código de barras. Não precisa levar o formulário completo)
– Passaporte com validade mínima de seis meses
– Folha de confirmação de pagamento da taxa (impressa diretamente no site após o pagamento. Aquela bem simples mesmo)

5) Quais documentos preciso levar para a entrevista no consulado?

Abaixo vai uma lista dos documentos que sugiro levar, mas cada um deve adaptar a documentação à sua realidade. A falta de um deles não significa impossibilidade de conseguir o visto.

– Passaporte válido (obrigatório!)
– Se for renovação, passaporte anterior caso ele contenha o visto vencido ou por vencer. (Se o seu passaporte estiver vencido e seu visto também, antes da fazer outro passaporte, tire xerox de todas as folhas para levar ao consulado pois a Polícia Federal retém passaportes que não contém vistos válidos)
– Comprovante de renda (IR, contrato de trabalho, carteira de trabalho, contra-cheques etc.)
– Extrato bancário dos últimos 3 meses
– Comprovante de matricula em faculdade, colégio, pós-graduação
– Carta convite de uma pessoa/empresa dos EUA caso você esteja indo participar de um curso, congresso, seminário
– Comprovante de residência
– Comprovante de casa própria e outros imóveis

Leia nosso post com treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano.

Precisa de hotel nos Estados Unidos?
Reserve pelo aqui pelo Booking
Compare os preços de seguro para a sua viagem

.

6) Uma outra pessoa vai pagar a minha viagem pois eu não tenho renda suficiente. O que eu preciso fazer?

A pessoa que vai bancar sua viagem precisa fazer uma declaração escrita e com firma reconhecida.

Além disso, você vai precisar comprovar que a pessoa que declarou ser o patrocinador da sua viagem tem condição financeira suficientemente boa para arcar com as despesas. Para isso, você deve levar para a entrevista documentos como IR, extrato bancário e outros documentos que comprovem a situação financeira do seu patrocinador.

7) Sou menor de idade, posso fazer a entrevista sozinho?

Não. Você vai precisar da presença de um de seus pais.

8) Estou desempregado, não tenho renda, não estou estudando e não tenho imóveis. Tenho chances de conseguir o visto?

Suas chances são reduzidas pois a entrevista existe para que o agente consular identifique imigrantes em potencial. Se você não tem nenhum vínculo com o Brasil (emprego ou outras fontes de renda, estudo, etc) você pode ser considerado um imigrante em potencial e ter seu visto negado. Mas é claro que isso não é regra.

9) Já imigrei ilegalmente para os EUA e morei lá alguns anos. Agora estou de volta ao Brasil e gostaria de visitar amigos e parentes que ficaram por lá. Eu tenho chances de conseguir o visto?

Se você está de volta ao Brasil por um período inferior a 10 anos, não conseguirá o visto! Os imigrantes ilegais sofrem uma punição por ter burlado a lei americana e devem permanecer sem pisar em solo americano por 10 anos.

Se você já cumpriu os 10 anos, vai precisar comprovar renda, vínculo e ter seu processo muito bem estruturado. Como a entrevista busca identificar imigrantes em potencial e você já provou que é um, suas chances reduzem.

10) Tive um visto negado. Isso significa que não vou mais conseguir visto americano?

Não. Significa que na época que você tentou, não conseguiu convencer o agente consular de que tinha condições de viajar para os EUA e, de alguma forma, poderia ser um candidato a imigrar ou causar problemas por lá.

O consulado sabe que a situação das pessoas muda e você pode tentar novamente, quando sua situação for melhor. Mas meu conselho é que não tente com intervalos curtos. Se demonstrar que está desesperado para viajar aos EUA, pode ter o segundo visto negado e aí, complica mais um pouco.

11) Comprar a viagem antes de solicitar o visto me ajuda na hora da entrevista?

Não. O próprio consulado instrui os solicitantes a não comprar nada antes de ter o visto em mãos. Mesmo que o agente consular conceda o visto, o pedido ainda pode cair em processo administrativo e costuma demorar para liberar.

12) O DS-160 possui um campo obrigatório para o solicitante informar o hotel que ficará hospedado. Se não posso comprar nada, o que coloco aqui?

Você pode informar o hotel que pretende ficar. Se desejar mudar depois, não há problemas.

13) O consulado fica com meu passaporte?

Se o seu visto for concedido, sim. O visto será colado em uma das folhas do seu passaporte. Por isso, não agende viagens que dependam do passaporte antes que ele retorne para suas mãos.


14) Preenchi o DS-160 e só depois me dei conta de que coloquei informação errada. Posso consertar?

Sim. Vá em https://ceac.state.gov/genniv/ e clique em “retrieve an application”. Você pode mudar informações no seu formulário em até 48 horas antes da sua entrevista. Após mudar o que deseja, imprima a confirmação e leve para a entrevista. Se você só percebeu o erro depois do prazo, entre em contato com o consulado.

15) Vi que é preciso pagar uma taxa chamada MRV, mas para receber o passaporte+visto em casa preciso pagar outra taxa?

Não. A taxa MRV é única. No processo anterior era necessário pagar separadamente pelo envio. Depois que o processo foi modificado, não é mais necessário pagar entrega.

16) Prefiro pegar pessoalmente meu passaporte+visto. É possível?

Sim. Você precisa indicar isso durante o processo. Quando for ao CASV, eles pedirão que confirme essa opção e o endereço para entrega.

17) Há diferenças nos formulários?

Sim. Formulários de homens e mulheres são diferentes. Leitores já reportaram que os formulários também mudam de acordo com a idade do solicitante.

18) Tenho que tirar o visto no estado/cidade onde eu moro, ou posso fazer em outro local?

Você pode fazer onde preferir. Mas lembre-se que se precisar fazer entrevista, deverá comparece ao CASV e ao Consulado em dias diferentes.

19) Posso marcar CASV e Consulado no mesmo dia?

Não. Você pode marcar em dias seguidos, mas não no mesmo dia.
Para facilitar, o CASV funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos domingos das 13h às 18h.

20) Existe um intervalo máximo permitido entre a visita ao CASV e ao consulado?

Sim. Você precisa fazer a entrevista num prazo máximo de 8 dias a partir do dia que for ao CASV.

21) A taxa MRV tem prazo para ser usada? E o formulário DS-160?

Sim, a taxa deve ser usada no prazo de um ano e não é reembolsável. Passado 1 ano, você perde o valor pago.

O formulário DS-160 tem validade de 3 meses.

22) Quero tirar o visto com minha família, é possível marcar a entrevista de todos juntos?

Sim, mas cada pessoa precisa ter seu próprio DS-160. Você pode inserir pessoas da família no final do formulário. Na hora de marcar a entrevista, entre com seus dados e insira as outras pessoas também.

23) Quais perguntas o agente consular faz na hora da entrevista?

Não há uma receita de bolo. Para cada caso, perguntas diferentes. Mas entre as principais: o motivo da sua viagem, se tem algum parente nos EUA, com quem você vai viajar, quanto tempo pretende ficar, se já viajou para os EUA antes (quando e onde), com quem você mora, etc. Caso o agente tenha dúvidas sobre o que você declarou no seu DS-160, vai perguntar mais coisas.

24) É verdade que não é permitido entrar no CASV e no consulado com bolsa e celular?

No CASV você pode entrar com bolsa e também com celular, desde que ele esteja desligado.
No consulado não permitem celular nem desligado, desmontado, desencarnado ou desabilitado. Não adianta, não entra. Do lado de fora dos consulados há locais onde você pode deixar seu celular guardado. Também não permitem aparelhos eletrônicos. Você pode entrar com bolsa, mas vai passar por uma revista e também por um detector de metais, então não adianta esconder celular e eletrônicos, eles encontram.

25) Tenho muitas outras dúvidas, posso falar com o consulado?

Sim. Eles mantém uma página com perguntas e resposta sobre o processo do visto americano.

Para falar com o consulado, tente a página de contato deles.

26) Conselhos finais:

– Não minta! Declare no DS-160 sua vida como ela é. Se o agente consular desconfiar que você mentiu, seu visto será negado.

– Não exagere na roupa nem para mais e nem para menos. Vá vestido normalmente e seja você mesmo o tempo todo.

– Não faça piadas, brincadeiras bobas e nem puxe conversa com o agente. Limite-se a responder somente o que o agente perguntar. Não conte casos, não dê desculpas, não chore mágoas e não tente aparecer fingindo ser mais do que você é.

– Se você é do tipo que fica nervoso em esperar, leve uma revista ou um livro para passar o tempo. É importante que você faça a entrevista tranquilo, confiante e positivo.

Boa sorte!

Dúvidas sobre o visto? Nos comentários abaixo você encontra várias dúvidas já respondidas. Ajude a blogueira aqui e antes de postar a sua dúvida, veja abaixo se ela já foi respondida. Os comentários trazem também informações importantes e dicas relevantes sobre o processo e tudo o que envolve o visto americano. E leia também nosso artigo “Passo a passo para tirar visto americano” e “Treze dicas para fazer uma boa entrevista para o visto americano” Não deixe de ler, ambos têm muitas perguntas e respostas. ;)

Outra fonte de informações é o próprio site para marcação das entrevistas. Veja a FAQ deles.

Quem não quiser passar pelo processo do visto americano, uma alternativa é a dupla cidadania europeia. Com ela, você só precisará emitir o ESTA para viajar, que é muito mais barato e rápido.

Gostaria de deixar claro que as respostas são minha opinião pessoal baseada em minha própria experiência. Minhas respostas não podem ser consideradas verdades absolutas. Pesquise mais, leia outras experiências e tire suas próprias conclusões. Nem eu e nem este blog temos qualquer ligação ou contato com a embaixada ou com qualquer consulado americano. Tempouco trabalhamos com vistos.

**DEVIDO À QUANTIDADE ENORME DE PERGUNTAS REPETIDAS, NÃO ESTOU MAIS RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS NOS POSTS RELACIONADOS AO VISTO AMERICANO.**

Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

1.038 Comments

  • Adriana

    8 de outubro de 2014 at 15:01

    Quero renovar meu visto mas nao vou viajar por agora, porem o DS160 pergunta qual o endereco que vou ficar, e eh obrigatorio a resposta. O que faco? Eu tenho um irmao que mora por la, devo por o endereco dele, sendo que ainda nao tenho programacao de ir aos EUA por agora, pretendo viajar somente em agosto do ano que vem, mas meu visto vence este mes e nao quero ficar sem o visto em caso de emergencia. OBrigada

    • Camila Guerra

      23 de outubro de 2014 at 22:13

      Adriana, se vai ficar na casa do irmão, ponha o endereço dele. Se vai ficar em hotel, encontre um online mesmo e informe o endereço dele. Lembrando que o hotel escolhido tem que ser dentro da sua realidade e na cidade que vai como destino.
      []’s

  • Victor

    4 de outubro de 2014 at 02:11

    ola eu sei que fica um dificil agora, mas existe algo que ele possa fazer la para me mandar alguma carta para que eu tire o visto? obrigado por me responder antes… mas preciso muito de ajuda para isso

  • Victor

    2 de outubro de 2014 at 01:24

    Ola, eu gostaria de saber eu acabei de sair do trabalho, mas pretendo tirar o visto, mas vou ficar na casa de um amigo porque vou me casar, por eu nao esta trabalhando deixa mais dificil de eu tirar o visto?

  • Marina Paiva

    1 de outubro de 2014 at 14:25

    Olá Camila!

    Estou participando do processo para ser aupair, ou seja, estou indo para lá para morar e estudar. No caso não trabalho, já sou formada, e a única coisa que tenha como vinculo aqui no Brasil é o meu carro e o FIES. Nesse caso o meu visto será o J-1. Já ouvi falar que ele geralmente não é negado, pois se trata de um intercambio e a pessoa tem prazo para voltar e local para ficar.
    Mas a minha dúvida é quanto a documentação. Eu não estou indo custeada por ninguém. Me falaram pra levar o IR da minha mãe, o documento da minha casa. O que eu posso levar para poder ver se meu visto é concedido?

    Att,

    Marina

  • Victor

    30 de setembro de 2014 at 00:31

    Olá Camila!

    Preenchi meu DS160 em 11/set/2014 e paguei no outro dia.
    1)Quanto tempo vale essa taxa já paga?
    2)E quanto tempo tenho para marcar minha entrevista?

    Obrigado.

  • cleverson

    29 de setembro de 2014 at 17:46

    Por favor, uma ajuda, fui ao estados unidos a 20 anos atras, com excurção e no meu suposto visto nao tem numero em vermelho e sim em azul, e so tem 6 digitos de numeros e nao 8, oque façõ… pois ao preencher o ds160 pergunta do visto com 8 digitos,,, obrigado

  • gabriela

    26 de setembro de 2014 at 15:59

    Olá Camila,
    Tenho uma dúvida sobre o processo do visto: meu marido é meu dependente financeiro, pois ainda está concluindo os estudos, e não tem disponibilidade de tirar um dia útil pra ir até São Paulo no consulado (que é o mais perto de onde moro). Você sabe se eu posso tirar o visto por ele, sendo ele meu dependente? ou ele precisa estar presente?

    Obrigada desde já.

  • Rafael

    24 de setembro de 2014 at 20:41

    Ola Camila boa tarde!!
    Quem vai custear a viagem minha e da minha esposa é a tia dela e vamos levar todos os documentos dela para comprovar que ela tem condições.
    A minha duvida é na hora de colocar a nossa renda(minha e da minha esposa). Minha esposa tem em seu holerite o valor de R$ 3.300,00 reais, até ai tudo bem, o problema sou eu, trabalho na empresa do meu pai e sou registrado com um salario minimo(R$ 724,00) no entanto recebo R$ 3.000,00 por mês, só que não tenho como provar pois não recebo por deposito nem nada disso, recebo em dinheiro. Nós temos uma poupança, só q no banco da minha esposa, de R$ 12.000,00 uma casa no nome dos dois e um carro no nome dela. A nossa chance é boa e o que faço em relação a minha renda, o que acha que devo colocar? Obrigado

    • Camila Guerra

      13 de outubro de 2014 at 14:28

      Oi, Rafael. Sua situação é complicada.
      Com essa renda é possível que o agente negue o seu visto, mesmo com a esposa declarando-se pagante.
      Se declarar sua renda toda e o agente pedir comprovação, vai ter o visto negado sem direito a explicação. Mas você pode arriscar, aí depende do seu sangue frio. Se decidir informar o valor total assim mesmo, leve uma declaração da empresa indicando o seu salário total com o valor registrado e o restante, separados e discriminados.
      Uma outra opção é você declarar seu pai como patrocinador, o que não seria uma mentira, afinal, sua grana vem dele. Mas depende também da condição do seu pai e tampouco garante que será um bom passo.
      Embora tenham grana da poupança, sua renda é muito baixa para caracterizar um vínculo forte com o Brasil. Por isso, acho importante fazer a entrevista junto com a esposa.
      Sobre os imóveis, a casa própria é relevante, mas quase nunca dão oportunidade ao candidato de mostrar comprovação.
      []’s

  • Ariana

    23 de setembro de 2014 at 19:03

    Olá Camila,
    Tenho 20 anos, gostaria o meu visto americano pois meu pai vai custear minha viagem para Disney.
    Porém, não trabalho, apenas estudo, faço faculdade. Você há alguma chance de meu visto ser aprovado ou não pelo fato de que não trabalho.
    Tenho que levar os documentos dele? Quais?
    Você acha que é melhor tirarmos o visto juntos?

    Obrigada,
    Ariana.

    • Camila Guerra

      30 de setembro de 2014 at 13:07

      Ariana
      Se você não trabalha, suas chances de conseguir o visto sozinha são bem menores do que se for tirar junto com o pai.
      Sobre conseguir ou não o visto, vai depender de um monte de fatores, inclusive da situação do seu pai.
      []’s

  • Wanderley Venezi Penna

    23 de setembro de 2014 at 02:06

    Tenho 75 anos de idade, estive há mais ou menos um mês em New York com minha mulher e filhos, sou Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil aposentado. Já estive outrora na Flórida em Miami e Orlando. Meu passaporte e visto é recente. Minha pergunta é : como poderia morar na Flórida, mais precisamente em Orlando. Sou fã incondicional da grande nação norte americana. Minha esposa tem 61 anos e é do lar. Meu filho 26 e é Advogado. Peço fineza me instruirem através meu e mail. De4sde já agradeço.

  • Fernanda

    17 de setembro de 2014 at 05:11

    Olá, Camila!

    Primeiramente, é muito bom encontrar alguém que, mesmo sem levar vantagem alguma no que faz, se presta a dedicar parte de seu tempo ajudando outras centenas de pessoas. Parabéns pela dedicação!

    Tentei ler a maioria das perguntas já feitas e respostas já escritas, mas não me encontrei exatamente em nenhuma delas…

    Minha irmã está trabalhando como au pair na casa de uma família em Virgínia, desde novembro do ano passado. Ela foi para lá agenciada, para ficar de 1 a 2 anos, e como a família já renovou o contrato, ela voltará para o Brasil apenas no final de 2015. Resolvemos então, eu e minha mãe, visitá-la em jan/2015 (férias da minha mãe).

    1. Eu me formei no final do ano e, por opção, apenas faço plantões esporádicos e estudo (por conta própria) para prestar provas de residência no final do ano. Ou seja, minha renda não é fixa, nem alta. Obs.: meu diploma não tem validade em território americano, sou médica veterinária.
    2. Minha mãe é bancária aposentada, mas continua trabalhando como secretária particular. Ela possuí bens no nome dela (veículo, imóvel) e financeiramente tem condições de bancar nossa viagem e os 15 dias de estadia (ficaremos na casa onde minha irmã trabalha, uma vez que a família permite a visita de parentes da au pair).
    3. Minha mãe conseguiu o visto sem problemas, não precisou comprovar nada e falou o verdadeiro motivo da viagem.

    Pretendo ir aos EUA visitar um parente que está trabalhando lá temporariamente (com contrato e data para terminar), não tenho absolutamente nada que me “ligue” ao Brasil (a não ser o fato de eu não querer morar em nenhum outro pais!!) e não possuo vínculo empregatício registrado. Estarei apenas indo com a minha mãe visitar minha irmã que ainda ficará longe de nós por 1 ano…

    Minha dúvida: Sinceridade é a única chance que eu tenho?! O motivo da minha ida é também um bom motivo (além dos outros já citados) pra que meu visto seja negado. Há algo que eu possa fazer/falar pra aumentar minha chance de ter o visto aprovado? Talvez relatar apenas uma viagem a passeio ao lado da minha mãe, sem mencionar minha irmã que está morando lá?

    Agradeço desde já pela atenção.

    • Camila Guerra

      30 de setembro de 2014 at 12:48

      Oi, Fernanda.
      O ideal seria você ter feito a entrevista junto com a mãe.
      Minha opinião é sempre a favor da pessoal declarar a verdade. Esa é minha opinião pessoal e é também a maneira que me comporte perante as situações.
      Como você não tem vinculo nenhum com o Brasil, acho seu caso complicado mesmo.
      O fato de ter parentes morando lá, mesmo que temporariamente e vinculado a um programa como o au pair, pode te atrapalhar sim. Mas de qualquer forma, declarar passeio não tendo vínculos é, da mesma forma, pouco útil.
      Eu não sei como o consulado faz a análise dos processos, mas já passou por lá e declarou que vai visitar a filha, pode ser cruzem os dados e desconfiem. Não sei.
      Seja lá o que decidir declarar, leve a documentação da mãe com a carta de custeio, onde ela declara que pagará a viagem e que você irá com ela. Entregue a carta junto com o passaporte.
      []’s

  • Luiza

    11 de setembro de 2014 at 17:05

    O Camila! Em 2012 consegui muito tranquilamente tirar o visto americano e fiz uma maravilhosa viagem para Orlando. Sou funcionária pública há mais de 5 anos e tenho uma situação financeira estável. Acontece que agora queria tirar o visto para minha bebê de 1 ano e para meu marido. Temos uma casa e um carro que está no nome do meu marido, que atualmente está desempregado. Temos alguma probabilidade de conseguir o visto dele?

  • Guilherme

    7 de setembro de 2014 at 03:38

    Olá Camila,tudo bem?
    A minha duvida é a seguinte: Logo depois da parte em que você coloca os dados da empresa,se estuda,ele pede informações da sua faculdade incluindo data de inicio e data do termino,se eu estou cursando,o que devo colocar? lembrando que nesta parte o site não aceita datas futuras ( por exemplo,2016) o que posso colocar nesta parte em relação a faculdade que esta em curso? e tem como alterra? se sim,prejudicaria alguma coisa?

  • tais c.b.

    3 de setembro de 2014 at 01:31

    Alguém pode me ajudar? tenho 2 dúvidas: 1)Preenchi o DS 160 no final de julho de 2014, gerou um Id, mas ainda não paguei a taxa nem agendei a entrevista, pois estou aguardando meus pais preencherem o formulário para marcarmos a entrevista juntos. O DS160 tem validade? Devo fazer outro DS160 e pagar a taxa, assim q meus pais fizerem também, ou posso usar o formulário q já fiz, mesmo estando com data de julho/14 pois não paguei a taxa.
    Uso o mesmo ou faço outro?
    2)Tem um prazo para depois q pago a taxa para fazer a entrevista?

    • Camila Guerra

      14 de setembro de 2014 at 12:58

      Tais,
      Até onde eu sei o DS-160 tem validade de 3 meses, depois disso você tem que renová-lo e gerar nova ID. Não precisa fazer um novo.
      A taxa tem validade de 1 ano. Passado esse prazo você perde a grana.
      []’s

  • jonne

    24 de agosto de 2014 at 22:50

    ola eu tive nos eua em dezenbro de 2004 inlegal e vim embora em março de 2005.
    tive o visto americano negado por duas vez , agora eu fiz a cidadania italiana .
    eu queria saber se agora posso passear nos eua?

  • Emilia

    20 de agosto de 2014 at 16:22

    Oi Camila, tudo bem? Preciso de sua ajuda please!!!!!
    Meu DS-160 foi preenchido em 09/06/2014 mas não o imprimi e nem lembro mais o que coloquei nele. rs
    Tem como imprimi-lo agora? Já paguei a taxa da entrevista mas ainda não agendei. Pelo que li acima, o DS-160 tem 3 meses de validade e o meu vai vencer dia 09/09 (está bem proximo). O que devo fazer?
    Obrigada pela sua atenção.

  • Fábio

    20 de agosto de 2014 at 03:55

    Olá Camila
    Tive meu visto negado em Outubro de 2013, e na primeira solicitação informei que iria viajar para Califórnia sozinho (e de fato iria), agora preciso aplicar novamente a solicitação porém desta vez irei para Orlando com amigos que já possuem o visto americano, você acha que pode ter problemas o fato de ter alterado o destino em 11 meses depois da primeira solicitação ter sido negada? Acredita que pode haver uma nova NEGATIVA por esta alteração de destino repentina?
    Outra questão é que na DS 160 perguntam se já tive o visto negado, quando informo YES eles solicitam que eu EXPLIQUE, o que devo informar neste campo, uma vez que o consul quando faz a negativa não te informa os motivos?
    Na última solicitação (OUTUBRO/2013) informei o nome de uma pessoa que iria custear minha viagem, só que desta vez ela não irá mais custear, devo continuar informando na DS160 que haverá uma pessoa custeando ou selecione “SELF”?

    Outro fato é que fiz alteração de curso na faculdade, na DS160 devo informar o curso atual e o anterior?

    Help me !!

    Muito obrigado…

    • Camila Guerra

      6 de setembro de 2014 at 16:58

      Oi, Fábio!
      Acho que a alteração do destino não tem muita relevância. O que tem relevância é a sua situação. Se nada mudou desde a vez que você tentou o visto, tem mais chances de receber um não. O que não quer dizer que você não tenha chances de ganhar o visto.
      Quando o agente te negou o visto ele não te deu um papel com um código? O mais comum é o 214b, falta de vínculo. Se foi por isso, informe no campo.
      Sobre o custeio, informe a realidade. Não tem problema trocar.
      Fábio, coloque informações atualizadas! O que mudou na sua vida, mude no DS-160.
      []’s

  • Felipe

    15 de agosto de 2014 at 22:19

    Camila, boa noite.
    Estou programando uma viagem para Orlando e Miami, eu minha esposa e filho. Eu já estive nos EUA por duas vezes e já tive 2 vistos. Minha renda é de 6.900,00 mensais em média pois sou empresário, possuo um atelier de doces finos. Temos imóvel próprio que está no nome da minha esposa, ela possui renda mas é informal, ela é uma organizadora de casamentos e a renda dela é toda por fora. Estou em dúvida se declaro isso no DS 160 ou coloco ela como Homemaker, pois se declarar a renda dela só temos os extratos bancários para confirmar, e é uma média de 4000,00 por mês. Como devo proceder?

    • Camila Guerra

      16 de agosto de 2014 at 22:30

      Felipe, o documento oficial de renda que o consulado instrui levar é o IR. Mas você pode tentar com os extratos bancários. Saiba que é um risco e, como todo risco, tem possibilidade de dar certo e de dar errado.
      Você pode dar a sorte de (como na grande maioria dos casos) o agente não pedir documentação nenhuma e acreditar no que você declarou, você pode ter que apresentar o extrato e o agente aceitar como prova e você pode também apresentar o extrato e ele não aceitar. Enfim, não acho inválido declarar a renda dela pois não é mentira e você tem como, pelo menos, comprovar a movimentação. Mas a decisão é sua, claro. Avalie sua situação como um todo e veja se vale o risco.
      []’s