O que dizer sobre Puerto Varas? Nem sei, de tanto que gostei de lá!
É uma cidade com belezas naturais incríveis, povo acolhedor e ares de interior, embora seja bem maior que Pucón, por exemplo.Mas Puerto Varas conquistou nosso coração e foi, sem dúvida o ponto alto dessa viagem.
Chegamos na cidade à noite depois de encarar cinco horas de viagem de ônibus vindos de Pucón. Infelizmente não pudemos apreciar a vista do Osorno já da estrada pois chegamos na região já na escuridão.
A rodoviária da cidade fica no centro, bem pertinho de tudo e, especialmente nesse horário (cerca das 21h), é quase impossível encontrar um taxi por ali. Conversamos com a moça do guichê e ela nos aconselhou descer a pé pois nosso hotel ficava próximo e não havia qualquer perigo de assalto na região. Confesso que saímos da rodoviária um pouco cismados, acostumados com a violência sempre tão presente nas cidades brasileiras. Mas partimos pela calçada arrastando nossas malas no frio de agosto. Tudo tranquilo. Paramos no fim da rua, em frente ao mercado e um taxista nos indicou exatamente o hotel, que ficava ali pertinho e também muito próximo ao lago. Deixamos as tralhas no simpático e aconchegante hotel Weisserhaus e fomos comprar lanche no mercado. Nossa primeira refeição em Puerto Varas foi no quarto do hotel, pois o cansaço não nos permitiu sair em busca de um restaurante.
O dia seguinte amanheceu bonito e achamos que ficaria assim até o fim. Perdemos um tempinho alugando um carro e partimos então para conhecer os Saltos del Petrohué e o Lago Todos Los Santos, no PN Vicente Perez Rosales. Lugar incrível. De lá partimos para o Osorno, cuja subida é bem pertinho dali, mas infelizmente havia uma grande massa de nuvens no topo da montanha. De qualquer maneira, o passeio compensou, pois a estrada é linda e, dela, conseguimos avistar o lindíssimo Lago Llanquihue, que banha a região. Vista linda! Com a neblina da nuvem impedindo a vista mais acima, nos informamos na cafeteria e desistimos de subir pelas telesillas. A subida não é baratinha e achamos que não valeria a pena para não ver absolutamente nada. No outro dia fomos de carro até Puerto Octay, parando na lindíssima Frutillar, pelo caminho que margeia o Lago Llanquihue. Sério, que lugar lindo! Parávamos a todo momento pois as paisagens pelas quais passávamos não podiam deixar de ser clicadas. Para quem gosta de caminhos (sou apaixonadíssima por eles), esse é um prato cheio. Perfeito. Inspirador.As paisagens desse caminho são tranquilas, bucólicas, interioranas e, ao mesmo tempo, de uma sofisticação natural incrível.
Nesse dia ainda pensamos em tentar nova subida ao Osorno, mas ele estava novamente coberto. A dica aqui é: quer subir o teleférico e pegar o vulcão sem nuvens? Vá pela manhã. A impressão que tive é que é comum ele ficar coberto no fim da tarde. Puerto Varas é banhada pelo Lago Llanquihue e tem uma grande extensão de calçada de onde se pode apreciar a paisagem e tirar belíssimas fotos. Dali se vê o Osorno e o Calbuco, aquele mesmo que entrou em erupção em 2015, quase sete meses depois de termos visitado a região. Há diversos restaurantes com os mais variados menus, o comércio é bastante farto, há várias lojas de produtos específicos de montanha e trilhas e localizar-se por ali é muito, muito fácil. A sinalização é muito boa e o povo, muito solícito. Sempre que pedimos informações fomos atendidos com presteza e educação. Ah, e as estradas são verdadeiros tapetes. Muito boas mesmo. Como toda beira de lago, venta muito por ali. Portanto, se for no inverno, não saia do hotel sem levar um gorrinho e um casaco corta-vento. Vai por mim, você vai precisar.Um passeio super rápido e que não pode faltar, especialmente com o céu limpo, é a subida ao Monte Calvário. A subida é realmente simples, por uma estradinha pavimentada e leva cerca de cinco minutos. De lá se pode tirar a tradicional foto da igreja com o Osorno ao fundo. Dá pra ver que quando fomos o vulcão estava encoberto. :(
Na região é possível fazer caminhadas, andar de barco, escalar vulcões, esquiar, visitar pequenos museus, tomar banho de lago no verão, jogar no cassino, praticar rafting, pescar, andar a cavalo e fazer a travessia para Bariloche, na Argentina de ônibus ou de barco, via Peulla. Além disso tudo e dos passeios pelas cidades vizinhas, quem tiver mais tempo pode visitar a famosa ilha de Chiloé pegando uma balsa para conhecer um pedacinho do Oceano Pacífico e as palafitas de Castro. Há passeios diários até lá saindo de Puerto Varas. A melhor época para visitar a ilha é a partir de setembro, quando chegam os pinguins de Magalhães.
Puerto Varas me pareceu um excelente destino romântico no inverno e dizem ser muito badalado no verão com suas praias formadas pelos lagos que banham a região.O forte da gastronomia da cidade são os frutos do mar, especialmente o salmão. Nem preciso dizer que comemos essa delícia quase todos os dias, né? Por falar em alimentação, come-se muito bem por lá a preços bem razoáveis. Veja nossas dicas de restaurante em nosso post gastronômico sobre Puerto Varas.
Ali pertinho fica Puerto Montt, uma cidade bem maior e mais interessante para compras. Há micro-ônibus regulares a cada 30 minutos de uma cidade a outra. Os micro-ônibus também levam a outras cidades como Frutillar e são bem fáceis de achar. Em Puerto Montt está localizado o aeroporto mais próximo de Puerto Varas e foi por onde retornamos de nossa viagem.Às margens do lago vimos pela primeira vez um trailer de… adivinha? Não, não é de cachorro-quente. Vimos um trailer de salmão! Coisas do Chile. :)
Bons hotéis, excelentes restaurantes, passeios lindíssimos e uma energia super positiva fazem de Puerto Varas um lugar para retornar com certeza. Amei tudo por lá.
Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
12 Comments
Pingback:
18 de abril de 2017 at 13:33Davi Santos
19 de fevereiro de 2016 at 20:46Excelente Post, Estou adorando visitar este site, sempre com post lindos e cheio de informações ótimas…
Parabéns! Camila Guerra
Jadson
30 de janeiro de 2016 at 18:57Nossa que lugar sensacional, estou louquinho para viajar para o sul do chile nas minhas férias….
Belo Post!
Parabéns! Camila Guerra
Davi
29 de janeiro de 2016 at 19:37Excelente Post, lindas fotos me encantei, vocês são demais….
Parabéns!
Marcia
29 de janeiro de 2016 at 19:08Excelente Post, estou amando visitar este site, essas fotos são maravilhosas até baixei para deixar como foto na tela do meu pc, rsrsrs
Parabéns!
Paulo
6 de janeiro de 2016 at 19:27Nossa que lugar incrível, adorei estou planejando viajar para o chile nas minhas férias……
Parabéns! belo post
estefania
27 de setembro de 2015 at 22:43Muito obrigada Camila
estefania
27 de setembro de 2015 at 20:31OI Camila, td bem?
Adorei suas dicas…
Vou para Puerto Varas no início de Novembro. Vou ficar 6 dias por lá… vou sozinha então acho que tenho um certo receio de sair de carro por aí, hehe. Da pra fazer os passeios todos de ônibus ou excursão? Acha que consigo ir à Pucón? Vc fez a travessia dos Lagos até Peulla? ouvi comentários contraditórios sobre essa cidade…
obrigada
Estefania
Camila Guerra
27 de setembro de 2015 at 21:39Olá, Estefania!
Alguns passeios dá pra fazer de ônibus e todos eles nessa região você consegue fazer com agência. O carro te dá uma liberdade maior, especialmente para tirar fotos, mas acho que mesmo com agência vale a pena pra caramba.
Sobre ir a Pucón, dá pra ir de ônibus, são 5 horas de viagem, então teria que ir num dia e voltar no outro. O ideal seria não ter que retornar pois a essa viagem vai de consumir 10h.
Não fui a Peulla, mas deixo o link de um casal de amigos que foi: http://www.expedicaoandandoporai.com/2010/01/13-janeiro.html
[]’s
Bóia
16 de setembro de 2015 at 16:31Oi, Camila. Tudo bem? :)
Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Bóia – Natalie
Camila Guerra
16 de setembro de 2015 at 21:26Olá, Natalie!
Oba! Que legal!
Obrigada! :)
[]’s
Pingback:
31 de agosto de 2015 at 23:02