Random Post
Search
  • Home
  • Dicas
  • O que pode levar na mala de mão em voo nacional: guia completo
Search

O que pode levar na mala de mão em voo nacional: guia completo

Muita gente tem dificuldade na hora de preparar a mala de mão para a viagem, especialmente quando bate a dúvida sobre o que pode levar na mala de mão em voo nacional e o que não é permitido levar na cabine do avião.

Para ajudar você a viajar com tranquilidade, fizemos aqui um guia completo sobre dimensões e pesos e o que você pode ou não levar na sua bagagem de mão durante voos nacionais no Brasil.

Vamos ver abaixo o que é arriscado e o que não tem problema nenhum de acordo com as regras e instruções da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Dimensões e pesos das bagagens de mão

As dimensões e pesos permitidos para a bagagem de mão em voos nacionais costumam variar com o tempo e de acordo com a política de cada companhia aérea.

Por isso, é fundamental consultar a regra da cia aérea com a qual você vai viajar para não passar perrengue na hora de embarcar.

De maneira geral, as dimensões aceitas para a mala de mão em voos nacionais são de 55 cm x 35 cm x 25 cm (altura x largura x profundidade) **já contando as rodinhas**, com peso máximo entre 5 kg e 10 kg.

A ANAC estabelece o peso máximo de 10 kg por passageiro, mas a cia aérea pode reduzir esse limite a critério dela.

Malas de bordo para compra em diferentes faixas de preço

Antes de explicar o que pode levar na mala de mão em voo nacional, deixei os modelos de mala abaixo para você.

Caso queira ler os comentários a respeito de um ou de todos os 4 modelos, clique no título da mala ou em “ver preço” para abrir a página da oferta com os detalhes e avaliações.

Logo abaixo há uma lista dos itens que são permitidos na cabine do avião.

1. Mala de bordo Multimaxx padrão ANAC

Multimaxx padrão ANAC

Material ABS resistente
– 4 Rodas duplas com giro de 360°
– Cadeado incorporado
– Com 35 x 55 x 25 cm

2. Mala de bordo Armor padrão ANAC

Armor padrão ANAC

Material ABS resistente
– 4 Rodas duplas com giro de 360°
– Cadeado incorporado
– Com 35 x 55 x 22 cm

3. Mala de bordo American Tourister padrão ANAC

Mala de mão vermelha da American Tourister
American Tourister padrão ANAC

4 Rodas com giro 360º
– Material em poliéster
– Cadeado incorporado
Com 23,4 x 33,8 x 53,5 cm e 2,4 kg

4. Mala de bordo Samsonite Popsoda padrão ANAC

Mala de bordo Samsonite Popsoda azul escura
Samsonite Popsoda padrão ANAC

Material ABS resistente
– 4 Rodas duplas com giro de 360°
– Cadeado incorporado
– Com 35 x 55 x 22 cm

Quantos itens posso levar como bagagem de mão em voos nacionais?

As cias aéreas nacionais costumam aceitar dois itens na cabine: a mala de mão e um item pessoal que pode ser uma bolsa, uma mochila ou algo do gênero com 35 x 20 x 45 cm (medidas da Azul e Latam. A Gol não especifica medidas)

A mala vai no bagageiro em cima do assento e a mochila/bolsa tem que caber embaixo da poltrona à sua frente.

Não adianta levar uma mochila enorme como segundo item porque se ela não couber sob o banco da frente a cia vai obrigar você a despachar o item e pagar pelo despacho, o que pode ficar bem caro.

Normalmente essas informações ficam disponíveis para consulta no site da companhia aérea ou no momento da reserva do voo.

Mulher colocando uma mala vermelha ao lado de uma rosa no compartimento de bagagem do avião. É importante saber o que pode levar na mala de mão para não passar aperto
É importante saber o que você pode ou não levar na bagagem de mão para não passar aperto

O que pode levar na bagagem de mão em voo nacional sem problema

Eletrônicos pequenos: dispositivos eletrônicos portáteis, como smartphones, tablets, laptops etc.

Esses itens têm que ser levados na bagagem de mão e a própria cia aérea instrui os passageiros para que façam isso.

Medicamentos e alimentos para bebês: os medicamentos essenciais e os alimentos para bebês, como leite em pó, papinhas e fórmulas infantis, podem ser levados na mala de mão, desde que sejam acompanhados de uma prescrição médica ou estejam dentro das quantidades permitidas.

Artigos de higiene pessoal: itens como cremes, loções, pastas de dente, perfumes e desodorantes em embalagens de até 300 ml são permitidos, desde que estejam acondicionados em um saco plástico transparente totalizando no máximo 1 litro.

É permitido levar aerossóis também, mas o frasco precisa estar dentro do limite de 300 ml.

Artigos de beleza: escovas de cabelo, chapinhas, maquiagem, secadores de cabelo, aparelhos de barbear em cartucho, objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesourinhas sem ponta e pinças).

Drones: os drones e suas baterias têm que ser levados na bagagem de mão, mas com alguns cuidados especiais.

Eles precisam estar devidamente embalados e a bateria deve estar fora do drone, em uma embalagem separada.

Leia as regras específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar para saber os detalhes sobre o transporte de drones e baterias.

Drone, bateria e envelope anti-chamas para bateria. Há de diversos tipos. Caso aconteça algo com a bateria este tipo de estojo contém o fogo.
Estojo de segurança para bateria de drones. Há de diversos tipos. Caso aconteça algo com a bateria, este tipo de estojo contém o fogo e impede que ele se espalhe

Material fotográfico: tripés (dentro da mala, jamais fora, pendurado ou debaixo do braço), câmeras, lentes, filtros, pau de selfie, gimbal etc.

Outros itens: sombrinhas e guarda-chuvas sem ponta, alimentos industrializados

Bebidas alcóolicas: em voos nacionais, é permitido levar até cinco garrafas de bebida, com teor alcoólico entre 24% e 70%, por passageiro.

Cada garrafa deve ter até um litro. Não há restrição de quantidade para bebidas com teor alcoólico inferior a 24%, mas a garrafa tem que seguir o limite máximo de 1 litro.

O que não pode levar na mala de mão em voo nacional

Itens proibidos pela ANAC: a Agência Nacional de Aviação Civil proíbe a entrada de alguns itens na cabine do avião em qualquer voo no Brasil, é o caso dos explosivos, substâncias inflamáveis, substâncias químicas tóxicas, entre outros itens perigosos.

Vou citar alguns abaixo, mas antes de fazer sua bagagem de mão, consulte no site da ANAC a lista completa de itens proibidos.

Objetos cortantes ou perfurantes: tesouras de ponta, facas, canivetes, alicates, picadores de gelo e objetos com lâminas afiadas ou perfurantes, cujas lâminas tenham mais de 6 cm, e itens afins não podem ser levados na bagagem de mão.

Ferramentas: martelo, brocas, chave-de fenda etc.

Líquidos em quantidades acima do permitido: líquidos, géis e aerossóis em recipientes com mais de 300 ml não são permitidos na bagagem de mão.

Líquidos inflamáveis: acetona, gasolina, éter etílico etc.

Substâncias químicas, tóxicas ou perigosas: cloro, alvejantes líquidos, baterias com líquido corrosivo que podem derramar, mercúrio, ácidos, venenos, materiais infecciosos e radioativos. 

Três malas no compartimento de bagagem do avião, uma ao lado da outra. Viajar com bagagem de mão tem vantagens e desvantagens
Viajar com bagagem de mão tem vantagens e desvantagens

O que há restrições para levar

Eletrônicos grandes: alguns eletrônicos maiores, como notebooks e outros itens grandes, podem sofrer uma verificação de segurança mais pormenorizada. Não se esqueça de retirá-los da bagagem de mão durante a inspeção de segurança.

Líquidos específicos: determinados líquidos, como líquidos medicinais acima de 100 ml devem ser declarados durante o controle de segurança.

Quanto de líquido posso levar na bagagem na cabine?

De acordo com as regulamentações da ANAC, os líquidos, géis, pastas e aerossóis transportados na bagagem de mão devem estar em recipientes individuais com capacidade máxima de 300 ml (ou 300 g) cada.

Todos esses itens são considerados líquidos.

Outras considerações sobre mala de mão em voos nacionais

É importante mencionar que embora a cia aérea declare que você pode levar bagagem de mão, existe a possibilidade de você ser obrigado a despachar sua mala caso o avião esteja lotado e não haja lugar para acomodar a sua malinha.

Por isso, não seja um dos últimos passageiros a entrar no avião para não correr o risco de ficar sem lugar para colocar sua bagagem.

No caso de voos nacionais que conectam com voos internacionais, os itens proibidos e os limites de líquidos a serem observados são os estabelecidos para as viagens internacionais.

Com este guia em mãos, você está pronto para preparar sua mala de mão com tranquilidade e aproveitar a viagem sem problemas.

Lembre-se de que é fundamental sempre consultar as regras específicas da companhia aérea com a qual você vai viajar, pois algumas podem ter outras políticas a serem observadas.

Essas regras de bagagem de mão não se aplicam para voos internacionais, que têm regras diferentes.

Agora que você já sabe o que pode levar na mala de mão em voo nacional, pode viajar com segurança e aproveitar sua jornada!

* As regras para bagagem de mão podem mudar a qualquer momento. Informe-se antes de viajar.

Dúvidas? Sugestões? Deixe aqui nos comentários.

E acompanhe a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário