El Calafate é uma cidadezinha aconchegante na Patagônia argentina e é também o ponto de partida de alguns passeios incríveis pelas redondezas, entre eles o minitrekking e as navegações, que sofrem algumas variações entre elas. Com tantas geleiras e enormes blocos de gelo à deriva no Lago Argentino, fica difícil decidir para onde olhar e qual ângulo é o mais bonito.
O passeio “Todo Glaciares” é sem dúvidas uma das experiências mais belas para os visitantes da região de El Calafate.
Como é o passeio
O passeio começa em El Calafate, salvo exceções em que o visitante combine de encontrar o grupo no próprio porto. Todas as agências pegam os visitantes nos hotéis e seguem de ônibus para embarcar em um catamarã no porto de Punta Bandera, localizado a cerca de 47 km de El Calafate.
A navegação ocorre no Lago Argentino, o maior lago da Argentina, que oferece vistas espetaculares dos “glaciares” e das paisagens circundantes.
É uma excelente opção para quem caminhou demais nos outros dias e agora só quer sentar e apreciar a belíssima paisagem gelada da Patagônia.
Normalmente os navios têm duas “classes”, sendo uma delas mais geral, que viaja na parte de baixo da embarcação. Nessa classe há banheiros e uma cafeteria onde se pode comprar chás, cafés, chocolates quentes e algumas guloseimas. O preço dos itens, como seria de se esperar, não é dos mais baratos, mas é sempre bom tomar uma bebida quente para quebrar um pouco o frio que pegamos do lado de fora do barco.
Já a classe superior é mais cara, em contrapartida oferece algumas regalias. Entre elas poltronas muito confortáveis, bebidas (inclusive alcoólicas), lanchinhos e uma vista privilegiada da paisagem.
O almoço é servido no abrigo em terra firme, mas não é obrigatório optar por ele. Você pode levar seu próprio lanche para consumir frio, ou esquentar lá no abrigo mesmo. Ou pode optar por almoçar lá, mas tudo tem que ser reservado com antecedência. O almoço servido no abrigo é muito saboroso.
No local há banheiros e lojinha de souvenir, além de um deck com uma vista de tirar o fôlego.
A natureza intocada das geleiras e das montanhas que a circundam, o silêncio daquele canto gélido do planeta e a beleza da paisagem fazem desse passeio um excelente local para contemplação e reflexão.
Principais atrações
O barco passa por três geleiras:
Glaciar Upsala: o maior glaciar da região. O navio passa bem perto dos enormes blocos de gelo que se desprendem do glaciar e flutuam no lago.
Glaciar Seco, Glaciar Heim Sur e Glaciar Peineta: todos são “glaciares colgantes”, o que significa que ficam suspensos, não chegam ao fundo do vale e não tocam a água.
Glaciar Spegazzini: o glaciar mais alto do Parque Nacional Los Glaciares, com paredes de gelo que chegam a 135 metros de altura, e uma vista impressionante que proporciona ótimas oportunidades para fotos. Deslumbrante.
O que esperar da experiência
O passeio oferece vistas panorâmicas dos glaciares e da paisagem patagônica, proporcionando uma experiência visual deslumbrante com excelentes tomadas para fotos e vídeos.
O barco se aproxima de alguns grandes blocos de gelo, de variadas cores e tamanhos, que se desprenderam da geleira e ficam flutuando no lago.
A navegação no lago é lenta e muito tranquila, sem grandes movimentos nem sustos.
Se você der sorte, talvez consiga presenciar o desprendimento de um bloco da geleira. É importante ficar de olho, porque o som chega depois e se você esperar por ele, o bloco já terá caído.
Dicas
Roupas: use roupas quentes e confortáveis. O ideal é ir vestido em camadas para poder tirar as peças caso sinta calor ou colocá-las caso sinta frio. É fundamental levar luvas, gorro e uma jaqueta à prova de vento/água, pois venta muito na parte externa do barco.
Nesse passeio não há necessidade extrema de usar calçado impermeável, a não ser que esteja chovendo bem. Os únicos locais desabrigados do passeio são as áreas externas do barco e a caminhada do pequeno deck onde o barco atraca até o abrigo.
Óculos de sol: esse item tem duas serventias. Uma delas é, obviamente, proteger do sol. A outra é proteger do vento gelado, que às vezes é tão intenso que qualquer proteção ajuda demais a ficar mais uns minutinhos do lado de fora.
Protetor solar: esse pode ser um item importante para quem tem a pele mais sensível. O sol da Patagônia queima muito rápido, e às vezes o frio disfarça a ação do sol na pele.
Câmera: não se esqueça de levar sua câmera ou smartphone para capturar o mundo gelado e belo daquele cantinho da Patagônia argentina.
O passeio “Todos Glaciares” em El Calafate é uma experiência inesquecível. Os visitantes podem explorar algumas das mais impressionantes formações de gelo do mundo, em meio à majestosa paisagem da Patagônia.
Mesmo o caminho até o parque é bonito, cheio de fazendas e vistas para as montanhas nevadas.
É um passeio que toma praticamente o dia todo
Veja o preço desse passeio:
Já fez ou vai fazer esse passeio? Conte suas percepções aqui nos comentários.
—
Acompanhe a gente nas redes sociais:
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)