O Morro do Campestre é mais uma das belas e inúmeras atrações da cidade serrana de Urubici, no estado de Santa Catarina. É um dos principais pontos turísticos da região, conhecido por suas imponentes formações rochosas e belas vistas. O Morro do Campestre é formado por arenito vermelho, marcado por fendas e arcos naturais esculpidos pelo vento e pela erosão.
Para quem busca um local para contemplação e belas fotos na região de Urubici, o Morro do Campestre é parada obrigatória.
O que fazer no local
No topo do Morro do Campestre você terá vistas panorâmicas belíssimas da região, com destaque para o Vale do Rio Canoas e as montanhas ao redor. Além das formações rochosas impressionantes, o local é perfeito para quem gosta de fazer fotos instagramáveis.
Um dos maiores atrativos do Morro do Campestre é o pôr do sol, que dizem ser um dos mais belos da região. Ideal para quem busca momentos de contemplação, em especial os casais em clima romântico. Leve seu chimarrão e curta esse momento com calma.
Na base da propriedade há um amplo estacionamento, toaletes e um restaurante, onde você pode almoçar ou lanchar, ou comprar uma cesta de piquenique com espumante para degustar enquanto aprecia o pôr do sol. Mas todas essas experiências precisam ser confirmadas na época em que você for visitar porque elas ficam suspensas em algumas ocasiões.
Há balanços com vista ao infinito, locais preparados para fotos e muitas placas com frases bacanas e algumas informações importantes. Não deixe de ler as placas.
A maior parte do trajeto é feito em passarelas de madeira, muitas delas com corrimão, e o acesso à última parte é feito por escadas íngremes cavadas na terra.
Onde fica e quanto custa
O Morro do Campestre fica localizado a cerca de 9 km do centro de Urubici, no bairro de Canoas, em uma fazenda de propriedade particular. A região é bem sinalizada e muito fácil de encontrar, especialmente com GPS. O acesso é pago e controlado.
O ingresso para entrar na propriedade e subir o Morro do Campestre custa em média R$ 40,00 por pessoa (em 2024), e o pagamento é feito na entrada. Há variação de valores na baixa e na alta temporada.
Como chegar
Até o primeiro semestre de 2024 a estrada para chegar ao Morro do Campestre era de terra, mas já estava sendo asfaltada e deixaria de ser SC-416 para transformar-se em BR-475. Passamos por lá em abril e o acesso estava um pouco atribulado por conta das máquinas na pista.
O restaurante e os toaletes ficam na parte baixa, próximos à entrada. Há um segundo estacionamento, menor, mais próximo das escadarias de acesso ao morro.
Prepare-se para se cansar um pouco, especialmente no verão e em dias ensolarados. Durante a subida ao morro propriamente dito não há locais de sombra, e há algumas poucas sombras já mais na parte de cima da atração onde ficam as formações rochosas.
6 opções de hospedagem no centro da cidade de Urubici e cabanas nos arredores:
$ Nós ficamos hospedados na Pousada Morada dos Sonhos, próxima à igreja, e recomendamos
$ Se quer um hotel mais tradicional com café da manhã, então veja o Urubici Park Hotel
$$ Se preferir um loft com cozinha para preparar suas refeições, dê uma olhada no Lofts Urbano
Mas se quer uma acomodação super charmosa e mais bucólica afastada do centro, veja essas opções:
$$ A Sentiero Cabanas Boutique é muito bem avaliada e fica em uma área muito bonita
$$ O Condado de Urubici fica em uma bela propriedade com piscina e lago com trutas
$$ Mas se o seu negócio for vista, então sugiro o Cabanas Sunset View
— > Clique aqui para ver mais opções de hospedagem em Urubici
É permitido entrar com criança e animais?
Sim, você pode levar crianças e animais de estimação ao Morro do Campestre, desde que você fique atento às condições de segurança e mantenha ambos sob controle, pois há penhascos, desníveis e áreas rochosas onde é preciso ter muito cuidado. Esse passeio pode ser uma ótima aventura em família, mas não se esqueça das escadaaaaassss.
Pode voar drone?
Sim, é permitido voar drone no Morro do Campestre, e vale muito a pena fazer, dá para fazer belas imagens aéreas do vasto vale e das formações rochosas do morro. Mas é sempre importante consultar as regras sobre o uso de drones quando você for visitar o local.
O que levar
Por ser uma caminhada morro acima, com muitos lances de escada, embora relativamente curta, recomendo que leve os seguintes itens:
– Água
– Boné/chapéu para os dias de sol
– Gorro para os dias de frio
– Óculos escuros
– Protetor solar
– Celular/câmeras para registrar seus momentos
Nós fomos à tarde, em um dia quente e de muito sol e sofremos com o calor. Previna-se.
Quando ir
O local é menos movimentado fora dos períodos de alta temporada e pode ser visitado em qualquer época do ano.
Os melhores períodos do dia para estar no Morro do Campestre são o início da manhã ou o fim da tarde, quando a luz mais dourada do sol cria um efeito especial nas rochas e deixa as fotos ainda mais bonitas.
Ensaios fotográficos e ocasiões especiais
O Morro do Campestre é também um ótimo local para fazer ensaios fotográficos, fotos de namoro, pré-casamentos e todo tipo de ocasiões especiais. A beleza do local serve como cenário romântico, perfeito para compor esses momentos.
Coloque o Morro do Campestre no seu roteiro quando visitar Urubici e aproveite a beleza natural de mais esse pedacinho da esplendorosa região da serra catarinense, que é rica em paisagens espetaculares.
Para mais informações sobre a serra catarinense, leia nossos outros posts sobre a região:
– O que fazer em Urubici (com roteiro de 2 dias)
– Cinco locais imperdíveis para visitar na serra catarinense
– O que saber sobre a Serra do Rio do Rastro, no coração de Santa Catarina
Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)