Em um fim de semana de inverno com tempo instável, havíamos planejado subir o Alicate no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Acordamos e achamos que a névoa da manhã se dissiparia com o sol. Partimos para o PARNASO ainda animados para chegar ao Morro do Alicate. Pelo caminho notamos que o tempo estava fechando cada vez mais e então decidimos fazer uma trilha mais leve e mais curta para o caso da chuva aparecer.
O Circuito das Bromélia é uma trilha fácil com muitas bromélias e que vai margeando o rio. Pelo caminho a gente vê várias entradinhas com pequenas trilhas abertas. Essas entradas levam a vários poços formados ao longo do rio. Excelentes para banho, com águas limpas e lindas! Passamos pelo Poço Paraíso, Poço das Bromélias, Poço das Duchas, Poço dos Primatas e muitos outros pequenos poços de águas cristalinas.
Começamos a caminhada entrando pela trilha que leva ao primeiro poço do parque, o poço Paraíso.Mas antes de chegar nele, passamos pelo lindo caminho por dentro do bambuzal. O caminho é tão bonito que dá vontade de ficar por ali. Parece que estamos em outro mundo.
Ainda no bambuzal vemos uma entrada óbvia à esquerda que leva ao poço Paraíso, um poço grande e talvez o mais frequentado, especialmente no verão. Como ele é bem próximo à portaria do parque e de acesso muito fácil, talvez por isso, é naturalmente mais visitado. Se você for em dias quentes, chegue cedo para tomar um banho mais tranquilo.
Andamos mais um pouco descendo sempre as pequenas trilhas à esquerda que levam a outros pequenos poços ou a trechos curiosos do rio. Vale a pena dar uma espiada em todos eles. Continuando na trilha, que é bem óbvia e aberta. Você vai ver que o caminho começa a se enfeitar com várias bromélias de todos os tamanhos. O Circuito das Bromélias tem esse nome por um motivo óbvio: você encontra várias delas, de todos os tamanhos, pela trilha. Os olhos mais atentos encontrarão também outras plantinhas e bichinhos curiosos. O poço das Bromélias é um lugar muito bacana para uma parada e um banho tranquilo.Esse circuito é muito legal para quem está aprendendo fotografia e quer praticar as várias possibilidades no tempo de exposição, abertura de diaframa, ISO por causa das quedinhas d’água. Dá para brincar bastante com a câmera. :)
As pedras enfeitam alguns poços com suas formas redondas de todos os tamanhos e cores. Os olhares mais atentos e interessantos acharão muitos motivos para fotos. Sem contar com o barulho maravilhoso dos passarinhos que cantam por ali. Vale a pena fazer esse circuito com calma e ver, ouvir, observar a natureza.Ficamos um pouco em cada poço, sentados nas pedras, testando fotos. Lanchamos observando a natureza curtindo o momento. O tempo não estava bom mas isso nos ajudou a capturar com mais facilidade as águas cristalinas e geladíssimas dos poços e as quedas branquinhas.
Quem tem o livro guia de Trihas do Parnaso do Waldyr Neto, pode seguir o roteiro que ele indica. Nós fizemos um roteiro diferente, mas passamos pelos mesmos lugares.
Quem sobe já pela trilha que acompanha o rio, faz o trajeto todo por dentro da mata. Quem sobre pela trilha do Véu da Noiva para depois descer fazendo o Circuito das Bromélias, anda um pouco por um trecho aberto.
É uma caminhada super leve e super bacana especialmente para ser feita no verão. Alguns trechos são escorregadios e com um pouco de charco. Aproveite e tome um banho nas águas cristalinas do rio que corta o PARNASO Petrópolis.
Tenha bastante atenção e muito cuidado pois as pedras de apoio são escorregadias e lodosas. Isso pode render tombos importantes!:)
Não deixe de ler nossas dicas sobre os cuidados que devemos ter nas cachoeiras e rios.Pra moradores da região o PARNASO dá desconto na entrada do parque. É necessário levar documento que comprove que você é da região ou um comprovante de residência.
Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
6 Comments
Luciano
12 de maio de 2016 at 20:36Boa tarde , alguém sabe informar se este caminho pode ser feito de bike ? e liga quais cidades e se possível a distância entre elas , obrigado !
Camila Guerra
12 de maio de 2016 at 21:36Oi, Luciano!
O Circuito das Bromélias é todo feito dentro de Petrópolis, no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Não é permitida entrada de bike no parque.
[]’
Jeferson
2 de maio de 2016 at 15:03Olá Vanessa, tudo bem ?
Vc teria um mapa mostrando essas trilhas com uma distância aproximada delas ?
Obrigado.
Camila Guerra
3 de maio de 2016 at 23:37Olá, Jeferson!
Onde eu sei que tem um mapa é no Guia do Parnaso. Dá uma olhada aqui: http://guiadoparnaso.blogspot.com.br
[]’s
Vanessa
12 de agosto de 2015 at 19:26Muito lindas suas fotos!!
Pingback:
10 de setembro de 2013 at 00:09