A Cervejaria Itaipava é parte do Grupo Petrópolis, um grupo brasileiro fundado em 1994 e de propriedade do Sr. Walter Faria. Além da fábrica em Petrópolis RJ, possui unidades fabris também em Teresópolis RJ, Boituva SP e Rondonópolis MT. Produz as marcas de cerveja: Itaipava, Crystal, Lokal, Black Princess, Petra, Weltenburger Kloster, as vodkas: Blue Spirit e Nordka e as bebidas não alcólicas: TNT Energy Drink e Ironage.
Então fomos lá conhecer. A Cervejaria Itaipava fica em Pedro do Rio, distrito de Petrópolis, na rua de entrada para Secretário. Se vê bem a fábrica da BR-040, mas a entrada é pela Rua Trajano de Paula Filho.É necessário marcar sua visita guiada pelo telefone (24) 2103-8000. Eles fazem o “Beer Tour” duas vezes ao dia durante a semana e três vezes nos sábados. Formam grupos com número máximo de pessoas, então não deixe pra marcar em cima da hora, especialmente em períodos de férias e feriados.
Bem, marcamos a nossa visita para às 15h e pegamos a BR-040 até a cervejaria. Chegamos apressados, em cima da hora. Felizmente atrasou um pouco e não perdemos nada.
É possível deixar o carro na rampa de subida da cervejaria. Chegando lá, avise o guarda que você pretende participar da visita para ele poder liberar a sua passagem.
Na portaria uma funcionária colou o selo do Beer Tour em nossa roupa e partimos para a visita com o Michael, que foi nosso guia.Não, a visita à Cervejaria Itaipava não é igual a visita à Bohemia. São abordagens totalmente diferentes. O Beer Tour da Itaipava é muito técnico, voltado para o processo produtivo deles. Mas muito legal.
Nosso guia nos levou para o Bar Petrópolis, um bar dentro da fábrica, onde assistimos a um vídeo falando um pouco da cidade de Petrópolis e um pouco da cervejaria. Em seguida nos entregou óculos de segurança (quem já usa óculos de grau não precisa trocá-los pelos de segurança) e também um radinho com fones. BOM! É que o barulho dentro da fábrica devido ao processo produtivo das cervejas atrapalha muito. Com o radinho a gente escuta o guia mesmo estando a uma certa distância dele.Ok, tudo pronto então vamos à visita! Ah, não! Peraí só mais um pouquinho… no bar tem ar condicionado e estava um caloooor de lascar. É, se você for num dia muito quente, se prepare pra transpirar um pouquinho. Lá é abafado e você não pode entrar de shorts, bermudas, saias, sandálias e afins. Como a gente anda dentro da fábrica, eles exigem que se use calça comprida e sapato fechado. Ok, regras de segurança. Então tá, vamos deixar o ar condicionado pra lá e conhecer a produção da Itaipava.
Primeiro Michael nos explicou como é feita a cerveja, os ingredientes e as principais diferenças nos tipos de cerveja que eles produzem: Pilsen, escuras, pretas, etc.Os ingredients básicos da cerveja são água, cevada, levedura e o lúpulo. As cervejas do Grupo Petrópolis usam lúpulo argentino ou europeu. O lúpulo brasileiro não é propício para fabricar o tipo de cerveja que eles fazem.
Observamos a filtração de mosto enquanto o Michael explicava os detalhes. Praticamente toda a visita é feita por cima da fábrica, sobre passarelas elevadas de onde vemos o processo todo de cima. Vemos as garrafas sendo recebidas vazias da rua, depois sendo lavadas e esterilizadas, depois passam pela secagem, são enchidas com a cerveja, rotuladas, tampadas, colocadas no engradado prontas para irem pra rua de novo. Durante as várias etapas do processo de engarrafamento da bebida, é comum ouvirmos alguns estouros. São garrafas que estouram durante o processo e estilhaçam no chão da fábrica. Dá uma peninha… :) O processo das cervejas em lata é diferente, mas também interessante.Especialmente para quem nunca viu um processo produtivo de grande escala na vida, vale a pena visitar a Cervejaria Itaipava.
Terminamos a visita no Bar Petrópolis novamente. Dessa vez ganhamos chopp geladinho que tomamos no ar condicionado. Marcos não bebeu, estava dirigindo. :) Mas para quem quiser, há também cerveja sem álcool.
Enquanto servia os chopps e nós bebíamos, batemos um papo informal com o Michael, que nos disse que de todos os milhares de visitantes que já passaram pelo Beer Tour da Cervejaria Itaipava, menos de 1% é de visitantes petropolitanos. Em nosso grupo, por exemplo, havia mais ou menos 9 pessoas. Eu e Marcos somos petropolitanos, tinha um casal de Viçosa MG e um grupo de Maceió AL. Nós da terrinha precisamos prestigiar a cervejaria também. ;) Pertinho do Bar dentro da fábrica há a Boutique Petrópolis, que estava fechada no dia de nossa visita. Lá vendem camisas, taças, copos, bonés e outros souvenirs das marcas do Grupo Petrópolis. Já fora da cervejaria, bem no pé da rampa de acesso, tem outro bar deles também. Só que nesse bar a cerveja é paga e tem outras opções como salgadinhos e outras coisinhas. :) Na parte de cima do bar fica uma pequena boutique também com roupas e souvenirs. Funciona de segunda a sábado das 9 às 20hs. A visita demora cerca de 1:30 a 2h.O Beer Tour da Cervejaria Itaipava é uma parceria da cervejaria com a Prefeitura de Petrópolis e faz parte do mapa turístico de Petrópolis. A visita é gratuita.
Vá e confira! ;)
Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!Veja duas outras cervejarias em Petrópolis:
– Cervejaria Bohemia
– Cervejaria Cidade Imperial
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
9 Comments
Patricia
18 de julho de 2017 at 23:30ola boa noite
eu gostaria de conhecer a fabrica, mais estou lendo que so pode grupos e eu gostaris de ir com meu esposo agora sexta feira dia 21/07/2017
Camila Guerra
19 de julho de 2017 at 23:16Patrícia, pelo que entendi do que está descrito na página deles (http://www.grupopetropolis.com.br/beer-tour-turismo) a unidade de Petrópolis recebe visitas 3 dias na semana independente de quantidade mínima de pessoas. Para visitar a sede de Teresópolis, sim, é necessário no mínimo 15 pessoas. De qualquer forma você pode confirmar essa informação com eles quando for agendar a visita.
[]’s
carlos
26 de maio de 2013 at 20:06ei crystal é com c , e não com k ; “Produz as marcas de cerveja: Itaipava,” Krysta”l, Lokal, Black Princess, Petra, Weltenburger Kloster, as vodkas: Blue Spirit e Nordka e as bebidas não alcólicas: TNT Energy Drink e Ironage”.
rsrsrs
Camila Guerra
26 de maio de 2013 at 22:38Verdade, Carlos. Obrigada!
Passou sem a gente se dar conta. Já mudamos lá. ;)
[]’s
joao paulo
25 de abril de 2013 at 01:18kero conhecer a fabrica gp em petropolis,,,, como faço………………..
Camila Guerra
25 de abril de 2013 at 02:33Olá, João Paulo!
Se você se refere ao Grupo Petrópolis, leia o post. Nele explico como fazer para visitar a Cervejaria Itaipava. Precisa marcar pelo telefone que está no artigo.
[]’s
Pingback:
17 de março de 2013 at 15:04Pingback:
3 de março de 2013 at 18:39Pingback:
1 de março de 2013 at 22:43