Depois de um dia cheio e cansativo pelo Valle Sagrado, pegamos o trem na estação de Ollantaytambo com destino a Águas Calientes.
A escolha do hotel Inti Pata não foi nossa. Quem escolheu foi a agência onde contratamos alguns passeios e o hotel em Águas Calientes estava incluído no pacote.
Bem, chegamos na estação de trem de Águas Calientes e um funcionário do hotel estava nos esperando com uma placa escrita: “Camila, Marcos e família”. Já era noite. Seguindo o rapaz, passamos pela feirinha que estava fechada, descemos umas escadinhas, atravessamos a rua e pronto, chegamos no hotel. Pertíssimo da estação de trem. Usamos um quarto quádruplo bem aconchegante. A cama é ótima, super confortável e cobertores também. O banho estava quente e muito bom, mas o ralo estava meio entupido e a torneira da pia estava meio doida. :)O hotel é SUPER simples, mas pelo que me parece, é no padrão da grande maioria dos hotéis ali. Águas Calientes é um povoado bem pequeno que serve de base para os turistas que visitam Machu Picchu. Por isso, os preços por lá não são dos melhores.
Quanto à opções de hospedagem, há muitos hotéis e hostels. Dificilmente quem chegar sem reserva vai ficar sem um quarto. Quando a gente sai pelo portão da estação de trem, vê muitas pessoas oferecendo um quarto. E os hotéis mudam de dono e de nome constantemente também. Por isso, se não encontrar o Inti Pata, veja pelo local.
Nossa guia nos encontrou no hotel para umas explicações sobre como seria o dia seguinte no Parque Arqueológico de Machu Picchu.
O Inti Pata fica bem em frente à linha do trem. Isso significa que você só vai dormir pra valer quando o último trem passar pois, além do barulho, a gente sente uma certa… digamos… “sacudidela”. Após o último trem a recepção do hotel desliga as luzes, a TV e “se recolhe”. Aí o silêncio impera e você pode dormir sossegado até o dia seguinte, ouvindo ao longe o brulhinho do rio Urubamba, que passa revolto cortando o vale.
Eu e Marcos saímos para comprar lanche, gatorade e água para levarmos no dia seguinte a Machu Picchu. o Inti Pata fica pertinho de tudo. Como se fosse possível ficar longe de alguma coisa por ali…. Águas Calientes começa aqui e termina ali, num pulinho. :)
Dormimos todos muito bem, pois além da cama boa, o cansaço era grande.No dia seguinte o café da manhã foi servido em um cômodo envidraçado na parte de trás do hotel, com vista para o rio. O mesmo de sempre. Café com leite nós nem tentamos pois já havíamos nos dado mal em Cusco. Tomamos um chazinho com pão, manteiga e geléia. Simples, mas o suficiente.
Arrumamos nossas mochilas e nos demos conta de que havia coisa pra caramba e aquela tralha toda ia pesar durante as subidas e descidas em Machu Picchu. Tiramos das mochilas tudo o que não iríamos usar (e que não fosse de valor), colocamos tudo em sacolas de plástico e deixamos no hotel. Saímos de lá bem mais leves.O ponto do ônibus que leva os turistas a Machu Picchu é bem em frente ao hotel Inti Pata.
No retorno passamos no hotel, pegamos nossas sacolas e estava tudo lá direitinho, intocado. Não nos cobraram nada para guardar nossas tralhas durante o período. O pessoal foi atencioso conosco e não temos do que reclamar.
O hotel não tem frigobar e, a exemplo do Royal Qosqo (nosso hotel em Cusco), eles não dão toalhinha de banheiro para os pés.
O hotel Inti Pata está bem localizado, é um hotel simples mas que serve bem ao propósito de passar uma noite ou duas na passagem para a cidade perdida dos Incas.
Outros posts sobre o Peru:
– Águas Calientes (ou Machu Picchu Pueblo), no caminho para a cidade dos Incas
– Museu Histórico Regional de Cusco
– Museu Inca de Cusco
– Onde comer em Cusco e região gastando pouco
– Valle Sagrado de Los Incas – Parte II: Ollantaytambo
– Valle Sagrado de Los Incas – Parte I: Pisaq
– Salineras de Maras, Terraços de Moray e lã em Chinchero, Peru
– Soroche ou mal da altitude. O que é e como evitar
– City tour de Cusco pelas ruínas Incas
– Hotel Royal Qosqo, Cusco
– Como chegar a Machu Picchu e retornar a Cusco
– Cusco: o umbigo do mundo fica no Peru
– Preparando uma viagem a Machu Picchu, Peru
– Machu Picchu, a cidade Inca nas montanhas
Gostou do artigo? Dê um “curtir” e compartilhe com seus amigos!
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
7 Comments
Pingback:
25 de setembro de 2013 at 17:07Pingback:
18 de setembro de 2013 at 13:55Pingback:
18 de setembro de 2013 at 13:31Pingback:
5 de agosto de 2013 at 23:28Pingback:
1 de agosto de 2013 at 15:45Pingback:
22 de julho de 2013 at 23:24Pingback:
22 de julho de 2013 at 22:57