A Pedra da tartaruga fica localizada dentro do Parque Natural Municipal de Teresópolis, na serra fluminense. Do seu cume avista-se uma parte da Serra dos Órgãos, a Mulher de Pedra, os Três Picos entre outras montanhas famosas da região.
Para chegar lá, dentro de Teresópolis pega-se uma estradinha de terra com um pequeno recuo no fim, onde as pessoas deixam os carros. Fomos na madrugada de sábado para domingo e esse pequeno estacionamento estava lotado. Quase não encontramos lugar para deixar nosso carro. Com esse problema resolvido, partimos para a trilha propriamente dita. Passa-se por uma espécie de portaria onde há uma guarita e caminha-se morro acima por cerca de 20 minutos.
Fazendo o famoso planejamento reverso a partir do horário de nascimento do sol, saímos de Petrópolis às 3 h da manhã e chegamos no cume da Tartaruga cerca de 4h30, com bastante tempo para montarmos nossos apetrechos fotográficos para tentar capturar um pouquinho da beleza vista lá de cima.

E quando o sol começou a nascer…
Como era fim de semana, o local estava cheio de gente e de barracas, o que atrapalha de um lado e ajuda de outro na hora da composição das fotos.

Pessoal fotografando a vista da Pedra da Tartaruga, Teresópolis
O sol começou a aparecer presenteando-nos com seu espetáculo e ficamos ali fotografando até o tom dourado do astro rei abandonar de vez a Pedra da Tartaruga.

Beleza é o que não falta no visual da Pedra da Tartaruga
Um olhar mais cuidadoso acha muito o que fotografar por ali.

O bonsai da montanha encantou os olhos do Marcos. E os nossos também, não é?
No cume há algumas mesas de madeira, onde tomamos nosso café da manhã ainda apreciando a beleza do dia que nascia. Comida no papinho, pé no caminho. Hora de dar adeus a esse lindo visual.

Caminho arrumadinho e bem sinalizado.
O Parque conta com boa estrutura e há placas de sinalização, uma mina, banheiros e a trilha é muito bem mantida.
Outra opção do parque que parece bastante interessante é a Pedra do Camelo, no outro extremo da mesma crista que abriga a Pedra da Tartaruga.

O Parque natural Municial de Tereseópolis oferece boa estrutura para os visitantes
Vale a pena visitar a Pedra da Tartaruga para curtir um dos visuais mais bacanas da região. Mas não se esqueça de levar com você as regrinhas básicas para visitar montanhas: silêncio, responsabilidade, cortesia, limpeza, educação, respeito.
Divirta-se sem prejudicar o colega e o ambiente!
Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
href=”http://www.instagram.com/viagenseandancas” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>www.instagram.com/viagenseandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
2 Comments
Daniel Costa
15 de janeiro de 2018 at 00:40Oi, Camila. Existiu alguma taxa de visitação ou de camping?
Camila Guerra
29 de janeiro de 2018 at 13:20Olá, Daniel!
Não. É gratuito.
[]’s