A Pedra da tartaruga fica localizada dentro do Parque Natural Municipal de Teresópolis, na serra fluminense. Do seu cume avista-se uma parte da Serra dos Órgãos, a Mulher de Pedra, os Três Picos entre outras montanhas famosas da região.
Para chegar lá, dentro de Teresópolis pega-se uma estradinha de terra com um pequeno recuo no fim, onde as pessoas deixam os carros. Fomos na madrugada de sábado para domingo e esse pequeno estacionamento estava lotado. Quase não encontramos lugar para deixar nosso carro. Com esse problema resolvido, partimos para a trilha propriamente dita. Passa-se por uma espécie de portaria onde há uma guarita e caminha-se morro acima por cerca de 20 minutos.
Fazendo o famoso planejamento reverso a partir do horário de nascimento do sol, saímos de Petrópolis às 3 h da manhã e chegamos no cume da Tartaruga cerca de 4h30, com bastante tempo para montarmos nossos apetrechos fotográficos para tentar capturar um pouquinho da beleza vista lá de cima.
Como era fim de semana, o local estava cheio de gente e de barracas, o que atrapalha de um lado e ajuda de outro na hora da composição das fotos.
O sol começou a aparecer presenteando-nos com seu espetáculo e ficamos ali fotografando até o tom dourado do astro rei abandonar de vez a Pedra da Tartaruga.
Um olhar mais cuidadoso acha muito o que fotografar por ali.
No cume há algumas mesas de madeira, onde tomamos nosso café da manhã ainda apreciando a beleza do dia que nascia. Comida no papinho, pé no caminho. Hora de dar adeus a esse lindo visual.
O Parque conta com boa estrutura e há placas de sinalização, uma mina, banheiros e a trilha é muito bem mantida.
Outra opção do parque que parece bastante interessante é a Pedra do Camelo, no outro extremo da mesma crista que abriga a Pedra da Tartaruga.
Vale a pena visitar a Pedra da Tartaruga para curtir um dos visuais mais bacanas da região. Mas não se esqueça de levar com você as regrinhas básicas para visitar montanhas: silêncio, responsabilidade, cortesia, limpeza, educação, respeito.
Divirta-se sem prejudicar o colega e o ambiente!
Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
href=”http://www.instagram.com/viagenseandancas” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>www.instagram.com/viagenseandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
2 Comments
Daniel Costa
15 de janeiro de 2018 at 00:40Oi, Camila. Existiu alguma taxa de visitação ou de camping?
Camila Guerra
29 de janeiro de 2018 at 13:20Olá, Daniel!
Não. É gratuito.
[]’s