Em nosso segundo dia de tour pelas vinícolas de Mendoza fomos conhecer três delas na região de Luján de Cuyo. A viagem até lá já é uma diversão por si própria. Com o tempo bom, é possível apreciar a Cordilheira dos Andes na estrada e, depois de pegar a entrada para Luján de Cuyo, continuar presenciando lindos cenários adornados pelas árvores que alegram o caminho. Um deleite para os olhos mais enamorados pela natureza.
Mas nem só de beleza vive Luján de Cuyo. A região hospeda vinícolas excelentes, de pequeno a grande porte, que oferecem vinhos deliciosos.
Nossa segunda parada do dia foi em uma bodega pequena, familiar, chamada RJ Viñedos. RJ é a abreviatura do nome do proprietário, Sr. Raúl Jofré. Uma excelente opção para quem está buscando vinhos com personalidade e sabor.
Fomos muito bem recebidos para a nossa breve visita e tivemos a oportunidade de conhecer um pouco do processo de produção e das instalações da bodega.
A RJ é uma bodega criada com esmero, fruto de uma paixão de infância do proprietário. Depois de trabalhar por muitos anos como executivo de empresas em diversos países, Raúl Jofré decidiu dar asas ao antigo sonho de retornar às raízes da família, cuja história com os vinhedos franceses teve início no século XIX, ainda naquele país. O amor pelos vinhos Jofré aprendeu com seu avô, de quem herdou também o desejo de criar sua própria vinícola.
Assim, em 1998 nasceu A RJ, sonho que ele agora divide com as quatro filhas, duas das quais trabalham com ele. A RJ está presente hoje em 15 países, entre eles o Brasil, mas pretende manter o crescimento estruturado para cumprir com o compromisso de oferecer vinhos de alta qualidade.
Alfredo, nosso motorista do dia enviado pelo Leonardo Harth, foi quem nos recomendou a RJ.
Assim que chegamos na bodega e informamos que queríamos provar seus vinhos, recebemos um menu onde escolhemos entre várias opções de degustações com vinhos e preços diferentes. Dali partimos para conhecer as instalações da RJ e, quando retornamos, a degustação já estava pronta para ser consumida.
Confesso que me surpreendi com a qualidade dos vinhos dessa bodega. Uma delícia! Dentre as onze vinícolas que visitamos em Mendoza, os vinhos da RJ foram os meus preferidos. Voltamos para casa com somente duas garrafas e me arrependi muito de não ter comprado mais.
Estávamos ainda apreciando os vinhos quando o proprietário chegou e sentou-se à mesa para conversar conosco. Muito simpático, contou-nos sua história, seu sonho, falou das filhas, da bodega e nos acompanhou até o fim da degustação, quando autografou as garrafas que compramos.
A RJ é uma bodega familiar, cuja sede não oferece a mesma sofisticação de outras bodegas mais badaladas mas que, por isso mesmo, torna-se especial. A sofisticação da RJ está mesmo em seus vinhos e em sua acolhida, que adoramos e recomendamos.
Na entrada da bodega há algumas peças antigas espalhadas, um pequeno museu ao ar livre que chama a atenção do visitante para a produção do vinho.
A RJ Viñedos recebe visitas de segunda a domingo, das 9h30 às 17h e oferece almoço das 12h30 às 14h30. www.rjvinedos.com
Assista nosso vídeo sobre Luján de Cuyo:
Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos.
Leia outros posts sobre Mendoza:
– Offroad pelas montanhas de Mendoza, Argentina. Um dia de Land Rover no sopé dos Andes
– Bodega El Enemigo em Maipú
– Cruzando a Alta Montanha pela Ruta 7 na Cordilheira dos Andes
– Bodega Andeluna no Vale do Uco
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
href=”http://www.instagram.com/viagenseandancas” target=”_blank” rel=”noopener noreferrer”>www.instagram.com/viagenseandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
- Receba nossas atualizações por e-mail:
6 Comments
Pingback:
8 de novembro de 2017 at 21:59Pingback:
10 de julho de 2017 at 23:51Pingback:
5 de julho de 2017 at 12:32Pingback:
5 de julho de 2017 at 12:25Pingback:
3 de julho de 2017 at 22:58Pingback:
3 de julho de 2017 at 22:57