A cidade argentina de Ushuaia é considerada a mais austral do mundo e é, sem dúvida, um local de extremos. As paisagens são deslumbrantes e há muitas experiências incríveis na cidade e na região para todos os estilos de viajantes. Você vai conhecer aqui o passeio à pinguineira da Isla Martillo, que costumam chamar de pinguinera terrestre. Vou contar detalhes do tour, valor, a melhor época para visitar a ilha, a diferença entre esse passeio e do avistamento de pinguins em catamarã, o que vestir lá e muitas dicas importantes para você aproveitar ao máximo essa experiência que eu, particularmente, adorei.
O que é a Pinguinera Terrestre
A Isla Martillo fica localizada no Canal de Beagle, próximo a Ushuaia na Argentina, e é um destino imperdível para quem curte natureza e vida selvagem.
Este é o único passeio de Ushuaia que oferece a oportunidade de caminhar entre pinguins no habitat natural deles. Na Isla Martillo, você vai encontrar principalmente os pinguins de Magalhães, mas também há a possibilidade de avistar Pinguins-Rei, uma espécie um pouco maior e mais rara na região. Eu tive a “sorte” de ver pelo menos um por lá.
Como é o tour Pinguinera Terrestre
A única empresa que tem permissão para levar visitantes à Isla Martillo é a Piratour. Várias outras agências vendem esse tour, mas no fim das contas quem leva os visitantes até lá é a Piratour mesmo.
Esse tour percorre cerca de 1 hora de van para chegar ao local de onde sai o barquinho que atraca na ilha, e mais cerca de 15–20 minutos de barco até a Isla Martillo, depois o retorno em tempo igual.
A maior parte do trajeto é feita em estrada de terra. Algumas muito boas, outras nem tanto.
Há várias opções de horários e o tour em alguns deles têm características um pouco distintas. Por exemplo, quando os passeios são feitos durante o horário de funcionamento da Estancia Harberton, eles fazem uma parada por lá, onde há um café e você pode comprar um lanche. A estância funciona de outubro a março nos horários de 12h às 19h de quarta a segunda-feira.
Quando o barco atraca na Isla Martillo, o guia pede que, antes de descer, todos passem a sola dos pés em um tapete com produto para evitar contaminar a ilha e os pinguins e passa as últimas instruções para a visita: é proibido tocar nos pinguins, não pode se aproximar demais deles, temos que ter cuidado com os ninhos, não pode alimentar os pinguins, não pode comer na ilha e não pode jogar lixo lá, claro, nem mesmo lixo orgânico.
Você tem 1 hora de tempo livre para explorar a ilha e observar e fotografar esses bichinhos tão fotogênicos.
O local tem um odor característico de amônia misturada com peixe, além disso, os pinguins são bem barulhentos e gritam o tempo todo.
Passada essa 1 hora o guia chama para o retorno. Fazemos então todo o trajeto ao contrário: mais 15–20 minutos de barquinho, mais 1h de van e pronto.
Quando ir
A melhor época para visitar a pinguineira da Isla Martillo é durante o verão austral, que vai de outubro a março, época em que os pinguins estão na ilha para se reproduzir e criar seus filhotes. Durante esses meses, o clima é mais ameno, o que facilita a navegação, além disso, a caminhada pela ilha, que já é um local muito ventoso, fica um pouco mais agradável.
Os pinguins começam a chegar em outubro e a colônia atinge seu pico entre os meses de dezembro e fevereiro.
Diferença do tour pinguinera terrestre para o tour com catamarã que avista os pinguins
Cuidado para não comprar gato por lebre. Eu fiquei confusa quando estava escolhendo meus passeios em Ushuaia porque muitas vezes não ficava claro a diferença entre eles. A grande maioria dos tours vendidos por agência é para avistamento de pinguins DO BARCO, ou seja, você não pode descer na ilha. É fundamental esclarecer isso na hora de comprar seu tour para evitar decepção depois.
No tour à pinguinera terrestre você vai por terra até próximo à ilha e de lá pega o barquinho que desembarca na ilha, assim, pode caminhar entre os pinguins e com isso ter uma interação mais próxima e direta com eles. Já o tour de catamarã com avistamento de pinguins (há opções sem isso) faz o trajeto tradicional do passeio pelo Canal de Beagle e chega à ilha para uma vista panorâmica dos pinguins de dentro da embarcação, sem possibilidade de desembarque. Esse é um tour mais indicado para quem quer ter uma experiência mais tranquila, não faz questão de caminhar na ilha e não quer passar um bom tempo dentro de uma van.
Em ambos os passeios é possível avistar outras espécies marinhas, como leões-marinhos e aves, mas a experiência na Isla Martillo é incomparável no que diz respeito à proximidade com os pinguins. Li também relatos de pessoas que tiveram a sorte de avistar baleias Jubarte no trajeto para a ilha. Fique sempre de olho para não perder nada.
O que vestir durante o passeio
Devido ao clima variável e ventoso da região, é muito importante você se vestir em camadas para ficar confortável durante o passeio. Pode ser interessante usar roupas térmicas. Se for de calça jeans ou moletom, recomendo usar uma segunda pele por baixo.
Como fui vestida:
Usei bota impermeável, calça impermeável de esqui (a minha tem um fleece por dentro até o joelho). Recomendo as impermeáveis nessa situação porque trazem muito conforto contra o vento. E na parte de cima usei camisa de manga comprida + casaco de pena de ganso (não muito grosso) + corta vento (esse rosa aí) e o gorro + capuz e, claro, luvas.
Para a parte de cima, é importante usar um bom casaco impermeável que corte o vento e proteja você em caso de chuva, que não é nada incomum por lá. Sob ele use um casaco bem quentinho e por baixo desse último uma blusa mais fina. Além disso, se tiver calças impermeáveis recomendo usar ou então levar na mochila para vesti-las por cima da sua calça comum, caso necessário. Vale lembrar que não há NADA na ilha. Nada mesmo. Portanto não dá pra trocar de roupa por lá, no máximo você vai conseguir colocar algo por cima das roupas que já está vestindo. Luvas e gorros são importantes também para proteger as extremidades contra o frio. Mesmo que o dia esteja bonito e ensolarado, o vento faz a sensação térmica despencar.
Use calçados confortáveis e impermeáveis, pois durante a caminhada pela ilha você pode pisar em terrenos úmidos e irregulares.
Óculos de sol também podem ajudar, especialmente no conforto contra o vento e, se for o caso, protetor solar para o rosto.
E quem não tem roupas e sapatos impermeáveis pode alugar nas lojas no centro de Ushuaia.
Valor e duração do passeio
Os passeios à Isla Martillo são oferecidos por várias agências de turismo e os preços variam entre 100 e 200 dólares por pessoa, dependendo da agência, do período e do pacote escolhido. No fim de novembro de 2023 eu paguei US$ 200.
A duração média desse passeio é de 4 a 5 horas, incluindo o tempo de ida e volta de transporte terrestre e a navegação até a ilha, além da hora passada na pinguineira.
Você pode ver os valores desse passeio pela Viator aqui.
Outras dicas importantes
Reserve com antecedência: para garantir sua vaga, recomendo reservar com antecedência, especialmente na alta temporada, pois o número de pessoas que podem visitar a ilha por dia é limitado. Eu fiz minha reserva com quase dois meses de antecedência e, sim, tem que pagar antes.
Cuidado com os ninhos: há ninhos por todos os lados e os pinguins ficam muito irritados quando a gente se aproxima dos ninhos. Meu grupo passou por uma parte onde havia um ninho muito próximo da passarela, por conta disso o pinguim ficou irritado, subiu na passarela e correu atrás dos visitantes. Eu fiquei parada e o danadinho me deu uma bicada no joelho. Não doeu, foi até engraçado, mas fica o alerta. Aconteceu algo semelhante com um amigo meu que foi meses depois de nós, e levou uma bicada no sapato. E um outro pinguim virou-se e fez as necessidades dele no sapato da uma pessoa…
Prepare-se para o clima: mesmo no verão, o clima em Ushuaia é imprevisível. Prepare-se para as mudanças repentinas de temperatura e condições climáticas que são tão comuns na Patagônia. Dentro de poucos segundos, dias de sol transformam-se completamente em chuva, frio e até neve.
Respeite os pinguins: o guia sempre instrui mas vou reforçar a importância de manter uma distância segura dos pinguins e não tocar nem alimentar nenhum deles. É importante respeitar o espaço deles para não gerar nenhuma celeuma.
Leve água e lanche: embora o passeio não seja muito longo, se você optar pelo horário que não passa pela Estância Harberton, é bom levar água e um pequeno lanche para não ficar morrendo de fome e sede no trajeto.
Fotografe com responsabilidade: não use flash para não perturbar nem irritar os habitantes da ilha e siga as regras de visitação passadas pelo guia.
Visitar a pinguineira da Isla Martillo é uma experiência muito especial para quem quer ver os pinguins bem de pertinho em seu ambiente natural. Recomendo.
Para mais dicas sobre Ushuaia leia esse post sobre essa linda cidade da Patagônia.
Contrate este passeio pela Viator:
Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:
Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)