Random Post
Search
  • Home
  • Petrópolis RJ
  • O que fazer em Itaipava: estrada Petrô x Terê com mirante e cachoeira
Search

O que fazer em Itaipava: estrada Petrô x Terê com mirante e cachoeira

Para os afeitos a viagens de carro, para os caçadores de mirantes, de cachoeiras, ou para quem quer simplesmente curtir um visual incrível da serra fluminense sem ter que fazer nenhuma trilha, este post traz uma opção excelente de passeio simples e barato que pode render fotos belíssimas e momentos deliciosos.

Vista do mirante da estrada que liga Itaipava a Teresópolis
Vista do mirante da estrada que liga Itaipava a Teresópolis

Itaipava é conhecida por suas pousadas aconchegantes, farta natureza, turismo rural e excelente gastronomia. E muita gente acha que tudo aqui é muito caro. Como em todo lugar, há de tudo para todos os gostos e bolsos.

Entre as opções baratas para quem curte natureza estão as trilhas gratuitas, mas nem todo mundo pode ou gosta de fazer trilha. Por isso trago aqui uma opção de passeio para quem gosta de estrada, vistas e cachoeira.

Esse mirante é muito fotogênico
Esse mirante é muito fotogênico

Estou falando da estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues (Rodovia federal entre Teresópolis e Itaipava) ou BR-495, que liga as cidades de Petrópolis e Teresópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A parada no mirante é obrigatória.

O mirante fica em uma parte rochosa muito bonita da estrada
O mirante fica em uma parte rochosa muito bonita da estrada

A BR-495 tem uma extensão de aproximadamente 35 km e é uma alternativa com vistas cênicas, além de ser menos movimentada do que outras rodovias da região, como a BR-040 e a BR-116.

A estrada corta áreas de grande beleza natural com paisagens montanhosas, florestas, rios e cachoeira. É uma rota popular entre turistas que buscam explorar as atrações naturais da Serra dos Órgãos.

Não há muito acostamento  às vezes a solução é fotografar dentro do carro em movimento
Não há muito acostamento disponível e às vezes a solução é fazer uns cliques dentro do carro em movimento

Por estar localizada em uma região montanhosa, a BR-495 passa por manutenção frequente e interdições temporárias devido a deslizamentos de terra e erosão que afetam a estrada, especialmente durante as temporadas de chuvas. É bom ficar atento a isso quando estiver na região.

Além de ser uma via de transporte importante, a BR-495 é muito utilizada também por ciclistas e motociclistas. Se for percorrê-la, fique sempre atento.

Há muitos trechos bonitos ao longo de todo trajeto
Há muitos trechos bonitos de montanhas e vales ao longo de todo trajeto, alguns só dá para fotografar com o carro em movimento

Por ser um percurso sinuoso e com grandes variações de altitude, é fundamental dirigir com cautela. Em alguns trechos a estrada é um pouco estreita e tem longos trechos sem acostamento, além de não oferecer muitas opções de ultrapassagem. Por isso, vá com tempo de sobra e paciência.

Rende ótimas fotos "românticas"
Rende ótimas fotos “românticas”

Na altura do 13.º quilômetro, a partir do início da estrada em Itaipava, há uma bela cachoeira com duas quedas e de acesso muito fácil. A Cachoeira da Macumba é um excelente local para banho, para relaxar e curtir o visual. No verão fica bem lotada, então programe-se de acordo e não se esqueça de tomar os devidos cuidados para não colocar sua segurança em risco.

Queda principal da Cachoeira da Macumba
Queda principal da Cachoeira da Macumba

Já o mirante da serra fica na altura do km 25, contando do início da estrada em Itaipava. Durante os fins de semana há por lá um trailer que oferece boas opções de lanches. Não há banheiros no local. É permitido voar drones.

Momentos de contemplação para uns e de muitas fotos para outros
Momentos de contemplação para uns e de muitas fotos para outros

Além da belíssima vista, há no local um balanço muito fotogênico que rende ótimas fotos, especialmente na “hora dourada”.

A hora dourada é a melhor para fotos
A hora dourada é a melhor para fotos

Se estiver com tempo de sobra, você pode percorrer a estrada até Teresópolis (ou até Itaipava, se estiver no sentido oposto), apreciar a vista do mirante durante o dia, curtir a cidade e retornar ao mirante próximo do horário que o sol se põe.

O pôr do sol na serra é muito bonito, vale a pena esperar por ele
O anoitecer na serra é muito bonito, vale a pena esperar por ele

Esta é uma estada que deve ser percorrida com calma, no seu ritmo, curtindo o visual.

Caso queira fazer uma trilha leve em Itaipava com um belo visual, recomendo a trilha para o Vale da Lua. Ou se preferir uma trilha mais puxada, mas com um visual incrível da região, minha sugestão é a trilha para a Pedra de Itaipava.

Gostou das dicas? Compartilhe e siga a gente nas redes sociais:

Instagram: @viagenseandancas (www.instagram.com/viagenseandancas)
TikTok: @viagenseandancas (www.tiktok.com/@viagenseandancas)
YouTube: @viagenseandancas (www.youtube.com/@viagenseandancas)
Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Facebook: (www.facebook.com/viagenseandancas)

Apaixonada por viagens, natureza, lugares lindos e interessantes e por fotografia. Viajei pouco até hoje, mas curti cada viagem e tirei delas o melhor que pude. Viajar e fotografia são paixões de infância! Criei esse blog para compartilhar minhas experiências durante minhas viagens e trilhas feitas com meu marido. Trocando informações, todo mundo se ajuda! :)

Deixe um comentário