[oqeygallery id=7]
Uma das trilhas mais fáceis que já fiz, talvez a mais leve de Petrópolis, RJ.
Ao lado do Palácio Quitandinha tem uma escada de pedra que leva para uma rua acima. A rua é um pouco deserta, portanto, o pessoal costuma deixar o carro em frente ao palácio e começar a caminhada dali. Quem preferir ir de carro até lá em cima, vai precisar estacionar na rua mesmo.
A trilha começa com uma subidinha chatinha, mas curta, e logo logo se chega em um lugarejo com algumas casinhas.
Quando fomos, vimos várias pessoas subindo inclusive de chinelos, o que acho uma loucura pois além dos perigos de se andar de chinelos no mato, a trilha tem pedaços bem erodidos e bastante escorregadios no final. Um calçado firme ajuda bastante nessa hora.
A Pedra do Quitandinha é relativamente pequena se comparada a outras em Petrópolis, mas é uma boa trilha pra quem quer fazer alguma coisa mas tá sem tempo ou disposição para caminhar o dia inteiro.
Precisa cuidado pois o local é frequentado por cachorros (levados pelos seus donos ou que vão sozinhos) e além deles, deve também ser frequentada por cavalos, pois vimos sinal deles por lá.
A vista é bonita e se pode ter uma boa visão e tirar umas fotos bacanas do Palácio Quitandinha e seu lago.
O problema das trilhas de fácil acesso é que geralmente o pessoal curioso e farrista gosta de deixar sujeiras por lá. Na Pedra do Quitandinha não é diferente. Vimos papéis de biscoito, copos descartáveis e latas de cerveja jogados no cume.
Esssa não foi a primeira trilha na qual encontramos pessoas bebendo. Fico sempre triste em ver não só a sujeira, mas também a bebedeira, pois um pileque no alto do morro não é uma boa. Pode causar acidentes graves e até morte.
Também vimos vestígios de fogueira, ou talvez uma churrasqueira improvisada. Mas tirando isso, a Pedra do Quitandinha é uma boa opção para quem quer começar a praticar montanhismo ou para quem quer uma trilha mais tranquila.
Visualizar Pedra do Quitandinha, Petrópolis, RJ em um mapa maior