A macrofotografia nada mais é que fotografia ampliada. É comum as pessoas tirarem fotos de objetos, plantas e insetos de perto e classificarem como fotos macro. Na verdade, não é bem assim. Uma foto é considerada macro quando o assunto na foto foi aumentado em, pelo menos, a metade do seu tamanho original de acordo com o tamanho captado pelo sensor da sua câmera. Dependendo da lente ou filtro macro que o fotógrafo está usando, esse aumento varia bastante.
Aumentar o tamanho do assunto na foto faz com que a imagem sofra muitas interferências muito facilmente. Como assim? Bem, imagine que você tem em mãos uma lupa de aumento bastante considerável e deseja ver mais de perto um inseto vivo.
Quando você aproxima a lupa buscando ver melhor o inseto, precisa buscar o ponto de foco. Ou seja, se aproximar demais a lupa do inseto, vai perder o foco.
Então se o inseto se mexer, adeus foco. Se estiver em um ambiente escuro, mais difícil será tanto foco quando perceber os detalhes do inseto. Assim é na macrofotografia. Quanto maisluz e menos movimento, melhor.
Na macrofotografia também é importante considerar o horário da foto, o ambiente e as configurações da câmera.
Horário: como uma regra geral da fotografia, fazer fotos na natureza quando o sol está muito alto não é uma boa idéia. Preste atenção nas sombras que porventura o sol fizer nas suas fotos. Com o sol alto, as cores saem mais “lavadas”. Escolha local e horário apropriado para que sua foto não sofra interferência de uma luz ruim. Quanto mais escuro o dia/ambiente, mas difícil será conseguir boas fotos com bom foco.
Ambiente: se o assunto que você escolheu estiver na natureza, considere trabalho dobrado e paciência extra. Porquê? Simples. Qualquer brisa que mexer a sua flor, adeus foto. Vai borrar.
Se o inseto mexer, vai borrar. Para vencer essas dificuldades, a melhor “ferramenta” é a paciência.
Configurações: via de regra você deve usar um valor f no máximo até f/16 para que seu assunto fique totalmente ou quase totalmente em foco. Quanto menor o valor de f, mais difícil será o foco. Não sabe o que é isso? É, não tem jeito, vai precisar estudar sobre o assunto pelo menos um pouquinho… vamos fazer um exercício para entender melhor. Imagine que está recebendo uma luz muito forte no rosto e precisa ajustar a visão. O que fazer? Geralmente vamos fechando os olhos, apertando a visão. Assim é com f alto (abertura menor), quanto menor a abertura do nosso olho, menos coisas conseguimos enxergar. No entanto, conseguimos enxergá-las melhor, com mais nitidez. As pessoas que têm um pouco de dificuldade de visão, também “apertam” seus olhos fechando-os um pouco para conseguir mais foco. Com o olho totalmente aberto (abertura maior, número menor) enxergamos mais coisas com menos foco. A câmera tenta imitar a nossa vista e por isso funciona assim.
f/stops baixos (foco “raso”) também produzem fotos interessantes, com foco bem específico em alguma parte da foto. Isso significa que, com f raso (menor número com maior abertura), você vai ter que escolher qual parte do assunto você vai deixar em foco.
Para ilustrar, achamos essa explicação muito legal. Veja só:
Para decidir melhor, aconselho testar várias opções e tirar várias fotos.
Uma dica rápida para os iniciantes na fotografia é usar o modo “AV” nas câmeras Canon ou “A” (prioridade de abertura) nas demais câmeras. Nesse modo, você escolhe o valor de f e a câmera calcula sozinha a velocidade necessária do diafragma para compensar a abertura que você escolheu. No modo “M” (manual) você tem que informar para a câmera a abertura e a velocidade, o que pode ser bem mais trabalhoso e, às vezes, frustrante para um iniciante, especialmente quando se tem que tomar decisões rápidas.
O autofoco nem sempre funciona bem nas macros de grande proximidade. Se esse for o caso, passe para o foco manual e tente novamente.
Usando o modo “M” (manual) da câmera, configure uma velocidade rápida do obturador para evitar borrar. Para isso, um flash externo pode ajudar. O flash que já vem na camera geralmente é inútil e só atrapalha na macrofotografia pois ele ilumina somente uma parte da foto deixando sombras onde não queremos. O flash ideal para macrofotografia é o flash de anel.
Use a criatividade. Tente fotos com variados ângulos, tipos de luz e assuntos dos mais diversos.
O que você precisa para praticar a macrofotografia:
– Uma câmera com um mínimo de controle, que tenha, pelo menos o modo A (AV) para começar. E, claro, que permita que você anexe um filtro à lente dela.
– Se você tem uma câmera com lentes intercambiáveis, você tem duas opções: uma lente macro (bem caras) ou filtros macro (bem mais baratos). A lente, claro, você usa no lugar da comum. O filtro você coloca na frente da lente comum da câmera.
– Se você tem uma câmera com lente fixa (veja os diferentes tipos de câmera) mas que permite anexar um filtro, então essa é a sua opção.
– Um tripé
– E, é claro, o filtro/lente macro
Diferença entre lente macro e filtro macro
Lente macro é a que você usa em substituição da lente normal da sua câmera (caso ela saia). É uma lente específica para macrofotrografia e não serve para outros tipos de foto. Geralmente são caras mas o resultado é uma qualidade melhor.
Os filtros são acessórios menores que as lentes e, consequentemente, mais baratos. A qualidade das fotos é menor, mas dá para brincar bastante e conseguir resultados surpreendentes com eles. Existem vários tipos e marcas de filtros macro e a maioria deles é atarrachado na lente comum da câmera. Eu tenho dois tipos: um simples que aumenta 3x e o Raynox DCR-250 que possui um adaptador bastante polivalente que cabe em vários diâmetros de lentes.
Em todos os casos, é importante observar a capacidade de amento da lente/filtro. Leia as especificações antes de comprar. Considere também que o aumento depende também da distância focal da lente à qual o filtro está anexado.
Uma outra técnica possível, que eu particularmente não gosto, é a técnica da lente invertida. Usando, por exemplo, as lentes de 18-55mm ou 50mm, você consegue fotos macro. É só tirar a lente da câmera, e segurá-la ao contrário. Por que não gosto? Bem, primeiramente pelo motivo mais óbvio: movimento. Segurando a lente na mão, não dá pra evitar pelo menos um pouco de movimento. E como vimos acima, movimento e macrofotografia não combinam. O esforço e a paciência certamente terão que ser maiores. Mas o motivo principal é a proteção da lente e do sensor da câmera. Explico: quando você tira a lente, é possível que algum cisco, uma poeirinha atinja parte da lente que engata na câmera, ou mesmo o sensor que fica dentro da câmera em si. E aí, é chato! Não tente limpar assoprando com sua boca ou esfregando um cotonete pois as chances de danificar o sensor são grandes.
Meu conselho para os iniciantes é comprar primeiramente um filtro, brincar bastante e depois partir para uma lente mais específica.
Algumas dicas gerais:
– Se o seu objetivo é macrofotografia, pense seriamente em adquirir uma câmera que tenha o visor articulado. Ele vai permitir que você fique em uma posição confortável mesmo nas fotos com ângulos mais complicados.
– Compre pequenos tripés além de um grande. Opte por tripés que tenham bastante mobilidade e que suas pernas abram bastante permitindo que você chegue com a camera a alturas bem baixas.
Pronto, com isso em mãos e observando as dicas acima, suas macros vão acontecer. Divirta-se!
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3 Comments
Carlos Alexandre
28 de setembro de 2013 at 15:28Simplesmente FANTÁSTICO!
Acabei de comprar um filtro para macro… Acabei de ler aqui uma excepcional aula não apenas sobre macro, mas sobre fotografias e a natureza, vida!
Meus parabéns!
Camila Guerra
29 de setembro de 2013 at 20:55Obrigada, Carlos Alexandre!
Fico feliz que tenha gostado do artigo.
Boa sorte com seu filtro! Macro é muito legal. ;)
[]’s
Cristiane
20 de fevereiro de 2013 at 15:32Amei o texto. Vou reler várias vezes até aprender.