[oqeygallery id=8]
O acesso à Pedra do Cone fica no bairro Bonfim, em Petrópolis. Se chega pela mesma rua que dá acesso ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Fomos cedo e começamos a subir com o clima bastante agradável.
É uma linda montanha em formato de barbatana de tubarão, que pode ser avistada da estradinha do Bonfim ou até mesmo da estrada União Indústria, na altura de Corrêas.
Uma entradinha à esquerda de quem sobe a rua leva a umas casinhas com algumas plantações. Fiquei bastante triste ao ver várias árvores cortadas em uma área bem grande, um pouco antes do início da trilha.
Novamente usamos como referência o livro Guia de Trilhas de Petrópolis, do montanhista petropolitano Waldyr Neto.
A trilha do Morro do Cone é um pouco puxada para os menos acostumados e os mais preguiçosos. Sobe-se bastante, aliás, o tempo todo. O início é um pouco confuso, mas logo logo se acha fitinhas amarradas nas árvores guiando o caminho por dentro da mata nativa.
Passamos depois por dois paredões de pedra que tivemos que escalaminhar. O primeiro é tranquilo. Já o segundo, onde ficam os platozinhos, é bastante chato. Os platozinhos são formados por terra, mato e bromélias que se acumulam em cima da pedra. Ou seja, se não tiver cuidado, os platozinhos se desprendem da pedra e aí o tombo é grande. Grande mesmo. Desse pedaço se avista parte do Vale do Bonfim e suas plantações cada vez maiores. Vê-se também claramente o Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
Vencido esse pedaço de pedra, temos que novamente achar a trilha que leva ao cume. Aqui a gente se perdeu um pouquinho e deu uma volta maior que necessário por um pedaço com arbustos mais fechados. Nessa foram muitos arranhões e fios puxados na camiseta. Mas, chegamos lá.
Não tem água nessa montanha, portanto, leve a sua.
A subida é cansativa, mas a vista compensa qualquer esforço. Os vizinhos Mãe-d’Água e Alcobaça ficam bastante próximos, proporcionando fotos lindas num ângulo bastante interessante. Do Morro do Cone se reconhece a maioria das montanhas mais famosas de Petrópolis, como a Maria Comprida, Palmares, Pedra da Cuca, Pedra do Retiro, Seio de Vênus e outras.
Não se esqueça de levar chapéu / boné, protetor solar, água, lanche e, lógico, uma câmera fotográfica!
Visualizar Pedra do Cone em um mapa maior