[oqeygallery id=11]
A Travessia Araras Secretário é bastante interessante para ser feita em dias mais quentes pois não possui trechos de subida muito íngreme e quase no final da caminhada você pode se refrescar na Cachoeira da Rocinha, em Secretário. Existem outros poços pelo caminho, mas não os visitamos.
A travessia se inicia no bairro Araras, em Petrópolis. É só descer do ônibus no centrinho de Araras e pegar a Estrada das Perobas. Aí o caminho vai reto até chegar em uma estrada de paralelepípedos, com algumas casas bonitas e uma paisagem muito interessante. Quase chegando na entrada da trilha propriamente dita, nos deparamos com várias torres de energia elétrica. Ainda seguindo reto, o caminho começa a ficar cada vez mais pitoresco até entrar definitivamente na mata.
Após subir um pouco, encontramos mais torres de alta tensão logo em frente à subida para o Morro da Mensagem, à direita de quem sobe, onde morreu um montanhista experiente há anos atrás numa parte mais perigosa dessa montanha. Tentamos seguir essa trilha, mas ela estava muito fechada e não tínhamos levado facão. Resolvemos então retornar ao caminho da travessia. A caminhada até aqui é sempre subindo. Aproveite a vista.
Não esqueça do repelentes pois sofremos com os mosquitos, especialmente as mutucas que nos acompanharam por grande parte da caminhada.
Nesse ponto começa a descida e não vemos mais subida até o final do trajeto, no ponto de ônibus em Secretário.
O pessoal que faz trilha de moto fez com que a passagem virasse uma grande vala erodida por onde se passa na descida. Em alguns trechos, o valão esquenta um pouco e é interessante fugir dele o máximo possível andando pelas laterais.
Não conseguimos apreciar o famoso mirante, já em Secretário, pois virou propriedade particular, toda cercada.
[oqeygallery id=12]
A Maria Comprida, grande montanha em Araras, nos acompanha por quase todo o trajeto embelezando a paisagem. Passamos também por grandes pedras de formato interessante.
Outra atração do trajeto é a passarinhada que encontramos em Secretário. É lindo vê-los livres, cantando e pulando de galho em galho.
Só fiquei triste de ver como as casas estão se alastrando pelo caminho, cada vez mais destruindo a mata. A civilização destrói a beleza da natureza trazendo barulho, bagunça, confusão. Não sei se as casas próximas ao mirante estão legalizadas, mas de qualquer maneira, fico me perguntando sobre a proteção a essas áreas de mata. Também vimos isso no Rocio quando fomos fazer a trilha para o Morro do Bonet. Lá as casas também estão se alastrando rápido.
Já em Secretário, cansados, paramos na Pousada do Guilherme para um Ice Tea e um descanso. O local é muito bonito e tem uma piscina natural com água corrente. Depois da parada na pousada, ainda andamos um bom pedaço por Secretário até o ponto de ônibus.
Tenha muito cuidado enquanto estiver andando pelas ruas de terra de Secretário, pois os carros lá “voam” e um acidente é iminente para os mais abusados ou distraídos. Procure caminhar no cantinho da estrada.
Nesse ponto da caminhada, o clima de interior é muito legal. Muito gado, muita terra, muita gente simples, crianças brincando na rua, correndo, andando de bicicleta e aquela sensação de se estar na roça.
É uma caminhada um pouco longa, cerca de 4-6 horas andando, e minha bota larga + minha meia de algodão me renderam bolhas grandes e chatas.
Gostei muito dessa caminhada, que é bastante tranquila e prazeirosa.
O ônibus saiu ao lado da Cervejaria Itaipava e nos deixou no Terminal de Corrêas, onde havíamos estacionado nosso carro. Fomos para casa cansados e felizes.
Caminhada feita em 2010
Veja o trajeto pelo Google Maps:
Visualizar Travessia Araras x Secretário em um mapa maior
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
3 Comments
Jefferson
28 de junho de 2017 at 01:48Excelente. Vamos fazer a terceira Travessia Petrópolis x Teresópolis em 2017. Vamos torcer para dias claros, com sol, céu limpo e sem chuvas. Excelente.
JOÃO PEDRO LACERDA
27 de janeiro de 2014 at 20:41CAMILA BOA TARDE, MEU NOME E JOÃO PEDRO LACERDA ..SOU DE PETROPOLIS, ALTO DA SERRA, E ESTOU COMEÇANDO A FAZER CICLOTURISMO, TENHO FEITO PEQUENAS VIAGENS, E ESTE ROTEIRO QUE APRESENTOU AQUI SOBRE ARARAS A SECRETARIO, ME INTERESSOU PARA UMA VIAGEM DE BIKE, SO QUE PRETENDO EXTENDER..TIPO.. PETROPOLIS/ARARAS,SECRETARIO,INDO A SEBOLLAS, DEPOIS SARDOAL, AVELAR, E MIGUEL PEREIRA, E POSSIVEL ..TEMOS ESTRADA NESTE SENTIDO,, VOCE PODE ME DAR ALGUMAS IDEIAS.. OBRIGADO E AGUARDO RESPOSTAS..
Camila Guerra
27 de janeiro de 2014 at 22:52Oi, João Pedro!
Olha, não sei te dizer muita coisa sobre bike pois não é minha praia. Mas a Araras x Secretário não é uma viagem tranquila para bike não pois o início dela é só subida, depois passa por uns trechos beeeem erodidos e complicados. Muita gente faz, vai depender do que você busca.
A Cuiabá x Brejal dá pra fazer de bike, mas também tem muita subida no início e você tem que voltar pela estrada se não quiser repetir o caminho.
Os outros roteiros que mencionou acho que dá para fazer bem de bike.
O Waldyr Neto tem uns roteiros legais para bike pois ele pedala muito. Dá uma olhadinha no blog dele: http://amagiadamontanha.blogspot.com.br
[]’s