O acesso à Cachoeira dos Frades é feito por uma estrada de chão bem conservada, na estrada Teresópolis x Friburgo, entrando à direita no sentido Friburgo e seguindo cerca de 5km, sem problemas para carros normais. A cachoeira pode ser vista da rua. à esquerda, e é bem fácil de achar. Logo na entrada da estradinha de chão, há uma placa indicativa. Não há muito lugar para deixar o carro no local e em época quente a cachoeira recebe muitos visitantes.
A queda principal é linda, tem cerca de 10 metros e, com pouca água dividiu-se em duas.
Mais abaixo há uma outra queda, de acesso muito mais difícil. No local há muitas pedras, uma boa área para um descanso e um lanche. Não há bar/lanchonete próximo à cachoeira, portanto, leve seu próprio lanche e água potável. Não se esqueça que é necessário tomar alguns cuidados ao visitar áreas de rios, lagos e cachoeiras.
Visitamos a região no inverno durante um fim de semana fotográfico e, por isso, não nos atrevemos a testar as águas geladas da cachoeira.
Após muitos cliques tentando capturar bem a cachoeira, continuamos pela estrada de chão em direção ao Vale dos Frades, uma região linda, tranquila e ótima de se fotografar. Não é à toa que o Waldyr Neto escolheu toda aquela região como sede do seu workshop de fotografia. A estrada até lá já não é tão boa e exige cuidado dos carros comuns.
Nesse vale foi gravada a minissérie Memorial de Maria Moura.
Como o objetivo desse passeio era mesmo a fotografia, paramos em alguns momentos buscando boas fotos.
Há várias pequenas trilhas de acesso a partes do rio que forma a Cachoeira dos Frades e é interessante explorá-las. As trilhas levam a outras pequenas quedas, a poços naturais formados pelo rio e a extensas áreas de pedra. Para quem visita a região com mais tempo, fica a sugestão para deitar naquelas pedras e ficar ali por um tempo observando a tranquilidade, distinguindo os sons da natureza e relaxando a mente e o corpo.
Continuamos subindo até chegarmos na Fazenda Itatyba, por onde passa a Travessia dos 3 Picos. Havíamos nos esquecido de levar água e estávamos sedentos. Conseguimos um pouco de água deliciosa e geladíssima com o pessoal da casinha que fica próxima ao portão de entrada da fazenda. Vantagens do interior. :)
Já estava na hora do almoço e além da sede, a fome já dava sinal. Era o fim do passeio pelo Vale dos Frades em uma linda e fria manhã de domingo na companhia de amigos.
Voltamos para o Refúgio Canto da Pedra onde desfrutamos de um excelente almoço. E aí, como diz o ditado: “comida no papinho, pé no caminho”… após o almoço pegamos a estrada e voltamos para Petrópolis cheios de boas energias para iniciar a semana.
Essa é uma área que vale muito a visita! Se estiver na região, não deixe de conhecer o Vale dos Frades e a Cachoeira dos Frades.
A entrada para a cachoeira e vale dos Frades fica na estrada Teresópolis x Friburgo.
Gostou do artigo? Dê um curtir e compartilhe com seus amigos!
—
Siga-nos no Twitter: @viagensandancas (www.twitter.com/viagensandancas)
Curta o Viagens & Andanças no Facebook: www.facebook.com/viagenseandancas
-
- Receba nossas atualizações por e-mail:
5 Comments
Roberto Souza
9 de junho de 2016 at 20:31É possível chegar a essa cachoeira dos frades de carro ? Pode acampar no local ? Pretendo ir eu e meu filho de 9 anos curtir um camping ! Alguém pode me informar ??
Camila Guerra
10 de junho de 2016 at 13:43Olá, Roberto!
Sim, o carro vai até lá. Dá uma olhadinha no local pelo Google Earth: https://goo.gl/maps/AegtXCeBrwo
Sobre acampar, não sei te dizer se é permitido.
[]’s
Pingback:
11 de agosto de 2014 at 22:25Simone Starck
30 de julho de 2014 at 14:15Nossa, que lugar lindo!!! Entrou na lista. :)
Camila Guerra
30 de julho de 2014 at 14:52Simone, o lugar é muito lindo. Essa cachoeira com mais água fica incrível.
E o Vale dos Frades… paz, beleza, ar interiorano. Coisa que a gente tem que dar valor.
Se tiver chance, vá!
[]’s